Artigo Anterior

Couture Renaissance: a importância da Alta-Costura

Próximo Artigo

A comunidade criativa de Alexander McQueen

Notícias 30. 3. 2020

Understanding Fashion, um curso de Moda online e gratuito

by Rui Matos

 

Simon Porte Jacquemus (designer), Bruno Pavlovsky (presidente de Moda da Chanel) e Sidney Toledano (CEO do grupo de Moda da LVMH) são três dos convidados de Understanding Fashion: from Business to Culture, o curso online do Instituit Français de la Mode (IFM).

Simon Porte Jacquemus no final do desfile do outono/inverno 2020 © Getty Images

Com a duração de quatro semanas, este curso pretende tocar em quatro pontos-chave da indústria, sendo eles: “A Moda e a ascensão da cultura moderna”, “A Moda e a sociedade”, “A Moda e a linguagem” e “A Moda como indústria e como consumidora”. Ao longo destas semanas letivas, a representação de géneros, as subculturas, a relação da Moda com a imprensa e ainda o fenómeno cultural da Moda são ainda alguns dos temas contemplados.

Benjamin Simmenauer, professor de Brand Strategy no IFM e co-autor do livro Les grands textes de la mode, é o responsável por este curso online, originalmente lançado em setembro de 2019 e que somou uma total de mais de 11 mil visualizações em todo o mundo. As aulas são lecionadas através de vídeos falados em inglês mas com legendas disponíveis em francês, espanhol e também em inglês.  “No Instituit Français de la Mode gostamos de ouvir vários pontos de vista e quebrar as barreiras que existem entre a arte e o negócio”, começa por dizer Simmenauer, no vídeo de apresentação de Understanding Fashion: from Business to Culture. “Neste curso, vai poder descobrir o ponto de vista de académicos em disciplinas como o marketing, a linguística, a economia e a história de arte, as opiniões de CEOs de marcas de luxo e também de criativos como, designers de Moda.” 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Institut Français de la Mode (@ifmparis) a

 

Com uma grande preocupação em estar a par da realidade da indústria, para este curso nomes da Francesca Belletini (CEO, Saint Laurent), Guillaume de Seynes (Managing Director Upstream and Investments, Hermès International), Bruno Pavlovsky (President of Fashion Activities, Chanel), Sidney Toledano (Chairman and CEO, LVMH Fashion Group), Christelle Kocher (Fundador & Designer, Koché) and Simon Porte Jacquemus (Founder & Designer, Jacquemus) e o designer Sir Paul Smith, foram convidados a darem o seu testemunho. 

Esta iniciativa acontece depois do governo francês ter aconselhado, a 16 de março, que todas as escolas no país fechassem devido à pandemia do novo coronavírus. As aulas do Understanding Fashion: from Business to Culture começam hoje, dia 30 de março, e acontecem na plataforma FutureLearn, com registo gratuito. 

Artigos Relacionados

Notícias 30. 3. 2020

Couture Renaissance: a importância da Alta-Costura

São como aves do paraíso no meio da selva urbana. As coleções de Alta-Costura, que duas vezes por ano destroem a ideia de que o mundo é um lugar de cínicos, são o que sobra de uma quimera chamada Moda. Mesmo quando tudo o resto colapsa, elas mantêm-se como prova viva de que a criatividade, e a excelência, não se regem pela pressa do século XXI.

Ler mais

Notícias 28. 3. 2020

A indústria da Moda une forças para combater a pandemia mundial

À medida que a luta para conter a pandemia continua, cada vez mais marcas com impacto na indústria estão a trabalhar para fornecer ajuda à comunidade médica global e às vítimas do vírus.

Ler mais

Notícias 17. 3. 2020

Met Gala 2020 adiada por tempo indeterminado

Uma decisão inevitável e consciente face à pandemia mundial que estamos a enfrentar.

Ler mais

Notícias 27. 2. 2020

O que é que Raf Simons vai trazer à Prada?

Um guia completo da estética de Raf Simons.

Ler mais