Beleza   Tendências  

Quais as dicas de beleza do TikTok a tentar em casa (e quais deve evitar)

29 Jun 2021
By Sara Radin

Slugging, usar o protetor solar como contorno, beber clorofila e usar papel de lixa como método de depilação. A Vogue questionou especialistas sobre os pros e os contras das tendências de Beleza do TikTok.

Slugging, usar o protetor solar como contorno, beber clorofila e usar papel de lixa como método de depilação. A Vogue questionou especialistas sobre os pros e os contras das tendências de Beleza do TikTok.

© Fox Photos/ Getty Images
© Fox Photos/ Getty Images

Não é segredo nenhum que o TikTok está cheio de dicas de beleza e bem-estar, como usar notas para criar um eyeliner perfeito ou enrolar o cabelo ao radiador para criar ondas no cabelo. Mas nem tudo o que vemos no TikTok é user-friendly. No ano passado, uma estrela de reality shows australianos ficou temporariamente cega de um olho depois de tentar fazer acupuntura em casa a partir de um TikTok. Isto está acontecer cada vez mais.

“O sucesso da plataforma TikTok deu origem a super dicas de skincare, beleza e bem-estar - com diferentes tendências, umas mais duvidosas que outras”, diz Carrera Kurnik, diretora da cultura da agência Fashion Snoops. “O conteúdo de beleza e skincare disponível no TikTok combina um formato de desafio com uma atitude de DIY, que resulta na adoção de práticas inovadoras e às vezes perigosas para o bem-estar.”  

Embora haja um certo fascínio por estas tendências, é o uso casual das mesmas, sem conhecer a ciência por detrás dos desafios ou das dicas, que resulta com pessoas dentro de água quente - ou pior. Deste modo, como podemos saber que tendências podemos experimentar e quais temos de evitar?

A Vogue falou com alguns peritos no assunto para perceber como separar a Moda dos factos. E lembre-se, não experimente tudo o que vê na internet em casa.

1. Slugging

Slugging é uma das maiores tendências de beleza no TikTok: cobrir o rosto com um hidratante espesso ou Vaselina durante a noite como forma de hidratar a pele do rosto. “Esta tendência nasceu na Coreia do sul, onde a pele com um efeito iluminado está na moda,” explica Mallory Huron, estrategista de Beleza e bem-estar da agência Fashion Snoops. Eventualmente, chegou ao TikTok e tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade. 

De acordo com o dermatologista Dr. Muneeb Shah, slugging pode ser uma excelente maneira de hidratar e reparar a barreira da pele. “Limpe, aplique o seu hidratante favorito, e depois coloque o creme que escolheu,” diz o dermatologista. “Eu não recomendo fazer slugging por cima de ingredientes como o retinol ou ácidos esfoliantes, pois pode aumentar os seus efeitos. Aplique apenas hidratantes oclusivos sobre ingredientes gentis.”

No entanto, o Shah adverte sobre os perigos do uso excessivo: “Slugging é principalmente útil como um tratamento noturno usado ocasionalmente para combater a secura sazional ou a descamação da pele. Contudo, usado regularmente, é um viagem de ida para a cidade da acne.” De facto, pessoas com pele com tendência acneica, devem evitar a todo o custo esta técnica, porque a Vaselina cria na pele uma barreira que pode causar um acne mais agressivo.

2. Usar o protetor solar como contorno

Sunscreen contouring é usar o protetor solar apenas em certas áreas da nossa cara como forma de deixar a pele mais clara, enquanto o resto do rosto fica mais bronzeado para dar um efeito de definição e contorno natural. Esta tendência é descrita por Huron como “um grande não para a skincare”. “É um método inacreditavelmente perigoso envelhece e danifica a pele”. “Não só a exposição desprotegida ao sol leva ao envelhecimento e a queimaduras na pele, como pode levar a problemas mais graves, como cancro da pele. Por isso, é um não, obrigada.”

Mas não é só, o Dr. Shah tem também uma opinião sobre o assunto: “Tenho visto algumas pessoas a usarem protetores com um SPF30 com uma camada de um protetor com SPF50 a fazer de contorno e, apesar de não recomendar fazê-lo, não é a pior coisa que vi no TikTok,” diz-nos. “Eu recomendo, pelo o menos, proteger a pele com um protetor com SPF30+ e reaplicar a cada duas horas.” 

3. Depilação com papel lixa

Depilar as pernas com papel lixa tornou-se surpreendentemente uma tendência nesta rede social. No entanto, Shah avisa para não tentar isto em casa. “Usar o papel lixa pode remover os pelos, no entanto, é terrível porque remove a pele também. Este método pode levar a hiperpigmentação e cicatrizes - especialmente porque as pernas são lentas a cicatrizar após uma lesão.” 

Huron concorda: “Não só o papel de lixa é um método de esfoliação ineficaz (tanto a cera como a gilete são métodos seguros de depilação, ao mesmo tempo que fazem uma esfoliação gentil na pele), esta é uma das tendências do TikTok que só de tentar pode causar danos.”

4. Beber clorofila

Beber clorofila tornou-se uma tendência na área do bem-estar na plataforma, com dezenas de vídeos a explicar os seus “benefícios”. Com o objetivo de melhorar o aspeto da pele e reduzir o acne, TikTokers afirmam que a clorofila aumenta a energia e, pode até reduzir o mau odor corporal. A clorofila é o pigmento presente nas plantas e desempenha um papel fundamental no processo da fotossíntese. "A teoria é que tudo o que é embalado em clorofila para sustentar as plantas, tais como vitaminas, minerais e antioxidantes, também é bom para a saúde e o bem-estar humano," explica Huron. 

No entanto, o Dr. Shah não está convencido: “Apesar de ter muitas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, neste momento, está ser usado de forma excessiva nas redes sociais.”De acordo com o Dr Shah, existem alguns estudos que mostraram que a clorofilina (um derivado da clorofila) pode ser útil para o tratamento do acne quando aplicada corretamente. "No entanto, usar clorofila no estado líquido não  apresenta os mesmos benefícios", diz. "É relativamente segura, mas existe um pequeno risco de uma erupção fototóxica intitulada de ‘pseudoporfiria' desenvolver-se após o consumo de clorofila líquida". Em vez disso, o dermatologista recomenda um truque mais simples e agradável: comer mais vegetais verdes como espinafres, couves e brócolos, todos naturalmente ricos em clorofila e sem nenhuns efeitos secundários desagradáveis.

5. Microneedling

Microneedling é um tratamento de beleza que através de um dermaroller, a pele é perfurada com agulhas minúsculas com o objetivo de aumentar a produção de colagénio, para conseguir efeitos suavizantes, firmes e tonificantes na pele. Pode ser altamente eficaz quando realizado por um profissional da área, no entanto, alguns TikTokers estão a tentar esta técnica em casa - com resultados prejudiciais. "Com o microneedling, estão a fazer pequenos furos na pele que permitem a entrada de bactérias e alergénios," afirma Shah. "Se a pele ou o dispositivo não estiver limpo, isto pode levar à infeção." Por outras palavras: não tente isto em casa.

Sara Radin By Sara Radin

Relacionados


Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Deep V

20 Jun 2024

Eventos   Atualidade  

Tudo o que precisa de saber sobre o Vogue World: Paris

20 Jun 2024

Moda   Entrevistas  

Moda, costume português | ARNDES

20 Jun 2024

Curiosidades  

Os 7 momentos mais emblemáticos de Jourdan Dunn ao longo da sua carreira na Moda

19 Jun 2024