Numa fusão entre a Moda, a Arte e a joalharia, a Tous e Another Angelo uniram-se para renovar o legado dos ícones da marca. Para celebrar a colaboração, a Vogue Portugal falou com o artista sobre os valores que unem a sua visão estética à identidade da Tous.
Num diálogo criativo que surge da fusão de referências que unem a Moda, a Arte e o universo da joalharia, a nova colaboração da Tous com Another Angelo é uma verdadeira carta de amor à portugalidade que define a baixa lisboeta. Numa iniciativa que culmina numa espécie de galeria a céu aberto, a visão estética e singular do artista dá uma nova personalidade aos ícones da marca espanhola – como o urso e o coração – e transforma-os em ilustrações que ilustram a vitrine da loja Tous da Rua Garrett, considerada património nacional.
Sob a filosofia de que a joalharia e os acessórios criam uma linguagem que reflete a individualidade de cada um, esta colaboração nasceu “do compromisso com a criatividade e da vontade comum de criar uma experiência imersiva para celebrar a arte portuguesa e o espírito vibrante de Lisboa”, conta-nos Lubélia Marques, country manager da Tous em Portugal. Entre ilustrações contemporâneas que conferem uma nova vida ao legado da Tous, a colaboração conta também com uma expansão tangível e inclui três postais exclusivos a compras realizadas na loja da Rua Garrett. “Transformámos a loja numa galeria viva”, diz, “as ilustrações nas montras e nos postais são uma reinterpretação do património e dos ícones Tous com um olhar contemporâneo, elevando (ainda mais) a visita à loja numa experiência cultural e marcante”.
Para celebrar esta parceria, conversámos com Another Angelo para perceber como é que a sua visão artística e criatividade única se aliaram à Tous e trouxeram uma pitada de contemporaneidade a uma das ruas que protagoniza o legado da capital.

De onde partiu a ideia para esta colaboração com a Tous?
Esta colaboração nasce de um encontro completamente natural entre duas linguagens visuais diferentes mas fortes. A Tous tem uma história recheada de símbolos icónicos e eu tive todo o prazer em criar através desse ponto.
Para si, de que forma é que a Arte e a Moda estão conectadas?
Caminham sempre lado a lado. Ambas são formas de expressão que contam histórias sem muitas vezes dizerem nada. Apenas o facto de olhar para certos detalhes para compreender que emoção está ali a ser contada. Eu sempre digo que a Moda veste o corpo e a Arte despe a alma.
Como é que descreveria a sua estética e narrativa visual? O que é que tenta comunicar e evocar com a sua arte?
Para quem me conhece, sabe que a minha Arte acompanha sempre um sentido emocional e sensível. Ter o poder de criar algo forte, usando o dom das palavras ilustradas acompanhadas de algo que toque na memória, na saudade, no amor ou na coragem é algo que hoje tem um peso muito grato.
Quais são as suas principais inspirações?
Os pequenos gestos do quotidiano. Existe Arte, mesmo que por vezes seja invisível por quem não perde tempo em observá-la dessa forma.
Em que pontos é que a sua estética e a história da Tous mais se encontram e divergem?
O carinho que encontrei pelo símbolo ícone da marca, foi meio caminho para caminharmos juntos nisto. A Tous tem uma linguagem visual já muito reconhecível e enquanto eu consegui trazer algo mais poético e de linguagem própria, a diferença entre as duas na minha humilde opinião, criou um equilíbrio perfeito.

Como é que foi o processo de transformar os ícones da Tous através da sua visão artística?
A Tous ao dar-me liberdade criativa total, permitiu-me reinterpretar o urso, o coração e por aí adiante na minha linguagem. Colocar os traços ligados à minha forma de escrever algo que tente levar uma emoção bonita à flor da pele.
De que forma é que a cultura portuguesa e identidade lisboeta é representada nesta colaboração?
Lisboa é melancólica. Aquela loja é uma parte enorme da alma Lisboeta, não só pelo seu passado mas como o seu presente. A cidade inspira-me com facilidade. Basta termos tempo de qualidade para a apreciar. Esta colaboração nasce para que se pareça algo próximo, familiar e único. Quem perder uns segundos do seu tempo a apreciar aquilo que foi criado por nós, irá entender por emoções aquilo que por palavras por vezes não conseguimos explicar.
Das várias ilustrações e postais criados para esta colaboração, qual é o seu favorito?
Irá sempre variar dependendo do momento emocional a que nos iremos encontrar. Mas hoje, enquanto aqui escrevo, diria “Eu Tous sempre aqui para ti” por que é algo que precisa de ser escrito, enviado ou até mesmo dito com uma regularidade maior nos dias de hoje. Falta-nos esse abraço de palavras tão básico quanto receber um postal especial, com uma dedicatória única que o meio digital hoje, por muito que tente, não consegue oferecer.
Most popular



Relacionados
 (2).png)
