Artigo Anterior

Kenzo Takada: a criatividade e alegria de um pioneiro

Próximo Artigo

Como é que vão ser as Semanas de Moda em Portugal?

Notícias 6. 10. 2020

Os 100 anos da Tous em documentário

by Vogue Portugal

 

A emblemática marca espanhola convida os seus clientes a entrar no mundo Tous com um documentário que recorda a história da empresa, as suas vitórias, os desafios e as controvérsias desta família.  

Não podemos agradar a gregos e troianos, já diz o velho ditado. E o emblemático Urso da Tous não agradou a toda a gente. Este símbolo, criado em 1985, foi amado e odiado mas desde então já se venderam mais de 50 milhões de ursos têm sido vendidos. Em Oso assistimos às vitórias da marca, às controvérsias e à natureza visionário dos marcos que têm registado o sucesso da marca. Da tradição de joalharia à abertura da 'loja de joalharia para todos’, sem esquecer o grande boom na década de 90, durante os 90 minutos este documentário explora as quatro gerações Tous e a sua expansão internacional, representada por mais de 700 lojas em 54 países. 

“Realizar o Oso tem sido uma jornada fascinante através da história do que pode já ser considerado um ícone pop. E o grande privilégio tem sido ser possível fazer isto de mãos dadas com os seus próprios protagonistas, a família Tous, onde uma história irreverente, sincera e direta é a alma do filme,” afirma Amanda Sans Pantling, a realizadora deste documentário, que se estreou a 25 de setembro de 2020, no San Sebastián Film Festival. 

Oso narra a história da TOUS desde os seus primeiros passos, quando o pai de Salvador Tous começou a trabalhar como aprendiz de relojoaria, até ao momento presente. A origem da Tous data de 1920. Cem anos de existência são o ponto de partida para esta longa-metragem,” é possível ler na sinopse enviada à imprensa. Como protagonistas, esta película tem, pela primeira vez, as vozes dos quatro filhos de Salvador Tous e Rosa Oriol, Rosa, Alba, Marta e Laura Tous, que são o fio condutor desta obra audiovisual. A estas entrevistas juntam-se ainda imagens de arquivo da família que são a cereja no topo deste bolo. 

“Estamos muito entusiasmados com este projeto. É um tributo à nossa mãe e à empresa que crioucom o nosso pai.Pela primeira vez, vamos aos bastidores da TOUS, expondo todos os altos e baixosao longohistória,o que vivenciamos agoraeo quelutaremosno futuro. Nós, e as mais de 4000pessoas que trabalham para a marca, estamosorgulhosos de estar representadas num projeto tão especial e muito pessoal,”diz Rosa Tous. 

Artigos Relacionados

Notícias 10. 12. 2018

A nova herança da Tous

Para o outono/inverno 2018, a Tous apresenta o nono capítulo da série Tender Stories, que conta com Gwyneth Paltrow (em dose dupla) como protagonista de uma história de cumplicidade e ternura.

Ler mais

Guestlist 6. 11. 2018

Tous, uma história de amor

Resumir uma história de amor com mais de cinquenta anos em pouco mais de 300 páginas não é tarefa fácil, mas foi isso que Rosa Oriol fez. Para celebrar o 50º aniversário de profissão e de casamento com Salvador Tous, a designer e alma da marca apresenta Rosa Oriol & Tous, um livro que celebra o amor pela vida.

Ler mais

Notícias 27. 4. 2018

Histórias de ternura

Numa campanha dedicada ao Dia da Mãe, a Tous apresenta o oitavo episódio de Tender Stories, protagonizado por Gwyneth Paltrow.

Ler mais