To be Continued | Diz-me qual é a tua rotina... com Catarina Mira

06 Sep 2023
By Vogue Portugal

Back to Work Issue

... e dir-te-ei qual é a tua profissão. Ou, pelo menos, tentarei. O dia de uma modelo não é igual ao de uma atriz e esta, por sua vez, ocupará as suas vinte e quatro horas de forma bem diferente do que uma diretora de comunicação, uma influencer ou uma buyer. Se sempre quis saber em que é que os hábitos de outras pessoas diferem dos seus, aproveite esta rentrée para tomar notas.

Catarina Mira

Catarina Mira

Enquanto influencer e criadora de conteúdos, todos os dias de Catarina Mira são diferentes, e é isso que a encanta na sua rotina. Mais do que a chuva de Londres, onde reside atualmente, ou os horários de trabalho, é o seu filho, Wolf, quem dita o ritmo do seu dia. No entanto, há (quase) sempre tempo para um momento de self-care. Em entrevista à Vogue Portugal, a influencer desvendou o frenesim do seu quotidiano.

Como é que acordas de manhã? A que horas? 

Tenho o melhor despertador do mundo, o meu filho. Cá em casa ainda fazemos cama partilhada e somos acordados por ele por volta das 7 da manhã, um despertador consistente e indiferente aos fins-de-semana.

Qual é a primeira coisa que faz quando acorda?

A primeira coisa que faço é ouvir música, há sempre um pedido qualquer urgente por parte do meu filho para que ponha a banda sonora dos filmes Moana ou Encanto a tocar.

Normalmente saltas da cama ou precisas de ser arrastada para fora dos lençóis?

Fazer ronha é um ritual do qual tenho bastantes saudades, numa casa com uma criança pequena não há esse luxo. Ainda que por vezes lamente não me ser permitido desfrutar de manhãs mais demoradas, acordar ao lado de uma criança bem-disposta é do mais gratificante que há.

Qual é a primeira coisa que fazes? 

Se tiver alguma mensagem por responder, respondo mas evito mexer no telefone de manhã. As manhãs são momentos de ginástica maternal olímpica, mudar fraldas, vestir o meu filho, preparar o pequeno-almoço, essas são as prioridades.

Como é que defines o estado de espírito para o dia? 

Por norma tomo pequeno-almoço e adoro o ritual de fazer café, é um momento sagrado para mim. Não o tomo em cápsula, sou até um tanto ou quanto snob no que toca à qualidade do café. Prefiro comprar o grão e moer na altura de o tirar. Nos dias em que não tomo conta do meu filho tento sempre incluir alguma forma de exercício fisico, nem que seja uma caminhada com o meu cão na companhia de um audio-book.

Tens uma rotina de beleza matinal? Se sim, como é que ela é? Como é que escolhes o que vestir? Deixas tudo planeado na noite anterior?

Sim tenho e é um ritual que não dispenso. A minha rotina de pele inclui limpeza com um gel, depois um toner, seguido de sérum, creme hidratante e SPF. Diria que é uma rotina simples na medida em que estou habituada a fazê-la muito rapidamente por vezes até com uma criança em braços (perdoem-me a quantidade de vezes que o menciono, mas ele realmente determina muito as minhas rotinas). Se estiver com tempo e vontade até sou capaz de fazer uma mini massagem facial a mim mesma. Nunca planeio o que vou vestir, como trabalho de casa ou passo metade da semana a maternar, sportswear acaba por ser o tipo de roupa a que recorro mais. Na eventualidade de estar a fotografar, ter reuniões ou eventos presenciais aprecio a oportunidade de me arranjar um bocadinho e, nessa instância, sou capaz de planear o que vestir no dia anterior.

Como é o teu dia de trabalho típico?

Não há nada de previsível no meu trabalho, tanto posso estar em casa um dia inteiro sentada em frente ao computador a responder a emails e a editar como posso estar a viajar, ou a atender uma semana da moda. Esta imprevisibilidade, flexibilidade e acesso a experiências únicas é a parte mais aliciante do meu trabalho.

A que horas regressas a casa?

Hoje em dia, como tenho a responsabilidade de apanhar o meu filho na creche, tendo a estar em casa por volta das 5 da tarde. No entanto, às vezes é necessário estar presente em eventos das marcas com quem trabalho, no entanto comprometo-me muito menos desde que fui mãe a ir a jantares ou festas de trabalho.

Qual é a primeira coisa que fazes quando regressa a casa?

Tirar os sapatos e desapertar o soutien, há melhor sensação de alivio imediato?

Como é a tua hora de jantar? Costumas cozinhar ou preferes encomendar? 

Eu janto sempre bastante cedo com o meu filho, por volta das 18h. Implementámos a regra de não usar o telefone à mesa na nossa casa e de disfrutar desse momento de partilha, leia-se bagunça, comida no chão etc. Adoro cozinhar, é até uma forma de relaxar para mim e por norma tento envolver o meu filho na confecção do jantar por acreditar ser um fator determinante para cultivar bons hábitos alimentares. Mas quando tenha a sorte de ter um serão só para mim também adoro encomendar comida asiática e comê-la em frente à televisão a ver um qualquer programa de reality TV, quem nunca?

Depois do jantar voltas a tocar em coisas de trabalho, como e-mails, por exemplo? A que horas costumas deitar-te?

Sim, por norma é quando eu tenho disponibilidade e capacidade para tal, nomeadamente nos dias em que estou encarregue de cuidar do meu filho durante o dia uma vez que só frequenta a creche em part-time.

Vogue Portugal By Vogue Portugal
All articles

Relacionados


Compras  

UV Ready: A melhor maquilhagem com proteção solar

19 Jul 2024

Guestlist  

Do tradicional ao intemporal, há uma carteira Viral para qualquer ocasião

19 Jul 2024

Moda  

Open Call | The Intimacy Of Being (Mis)Understood

19 Jul 2024

Moda  

Open Call | Never a Comeback

18 Jul 2024