The Big Book of Trends
A imagética icónica do The Seventh Seal (1957), de Ingmar Bergman, serve de ponto de partida para uma das mais sofisticadas tendências para o inverno. Não tão sombria como a Morte, essa personagem de cabeça coberta de Bergman interpretada por Bengt Ekerot, mas tão misteriosa quanto a fotografia do filme sueco, os vestidos com capuz trouxeram uma nova roupagem a este tipo de peça, o hood, mais commumente relacionada com o sportswear e com o vestuário para a chuva. Agora, o capuz deixa os casacos e as camisolas para fazer parte de delicados vestidos como elemento da sua forma mais do que da sua função. Claro que continuam a cumprir o seu propósito protetor e de aquecimento em muitos visuais — em versão balaclava, por exemplo —, mas sempre com a classe e elegância em mente, sempre com um toque de aristocracia, sempre com um allure de passadeira vermelha (que não se tem coibido de fazer valer a trend). As páginas que se seguem são uma ode a esse lado quase melancólico que é tão apanágio do inverno, procurando no noir nórdico uma certa nostalgia, mas colocando uma perspetiva positiva com o toque de romantismo, uma dicotomia que a própria tendência também traz. Como se houvesse qualquer coisa de caloroso nas trevas; como se houvesse qualquer coisa de sombrio na luz.

Vestido, collants, cinto e botas, tudo ISABEL MARANT. Balaclava e pulseira, da produção.


Vestido e colar, ISABEL MARANT. Collants, da produção. De cima para baixo: pulseira, da produção. Pulseira, CHANEL.

Casaco e lenço, MAX MARA. Brincos, CHANEL.

Casaco, MICHAEL KORS COLLECTION. Collants, da produção. Sapatos, PRADA.

Vestido e botas, FENDI.

Camisola e saia, DIESEL.

Fato de banho, OAS. Pulseira (no fato de banho), da produção. Headpiece, MEGA MIKAELA.

Casaco, saia, capuz e sapatos, tudo SIMONE ROCHA.

Casaco e lenço, MAX MARA. Brincos, CHANEL.

Camisa, saia, chapéu e sapatos, tudo PRADA.
Editorial realizado em exclusivo para a Vogue Portugal.
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