Lifestyle   Notícias  

The Crown: tudo o que sabemos sobre a quinta temporada

05 Jan 2022
By Rui Matos

Enquanto esperamos pelo regresso de The Crown ao pequeno ecrã, reunimos tudo aquilo que sabemos sobre o quinto capítulo desta série.

Anteriormente em The Crown. Foi na quarta temporada que conhecemos Diana Spencer e foi também nos últimos episódios que acompanhamos o amor entre Spencer e Charles, culminando num matrimónio. Agora, depois da relação tumultuosa, o divórcio. A separação mediática de Diana, Princesa de Gales e Príncipe Charles será um dos temas abordados nos novos episódios, bem como a trágica morte da princesa do povo, em 1997. 

Quem vai interpretar o papel de Rainha?

Imelda Staunton como Elizabeth II © Alex Bailey/Netflix
Imelda Staunton como Elizabeth II © Alex Bailey/Netflix

Depois das performances arrebatadores de Claire Foy e Olivia Colman, Imelda Staunton que tão bem conhecemos do universo Harry Potter vai dar vida à monarca mais velha da família real britânica. “Desde o início que adoro ver The Crown. Como atriz, foi uma alegria ver como a Claire Foy e a Olivia Colman trouxeram algo de especial e único aos guiões de Peter Morgan [criador da série]. Estou muito honrada por me juntar a uma equipa tão criativa como esta”, avançou a Staunton num comunicado de imprensa quando foi anunciada como a próxima Rainha Elizabeth II. O primeiro vislumbre chegou-nos em julho de 2021 quando a Netflix publicou a primeira fotografia de Imelda Staunton no papel de Rainha. Na imagem, Staunton surge com uma camisa pussy-bow em tons de amarelo e um colar de pérolas. 

E o papel de Princesa Diana foi entregue a quem?

Elizabeth Debicki como Diana Spencer © Netflix
Elizabeth Debicki como Diana Spencer © Netflix

A Elizabeth Debicki. “O espírito da princesa Diana, as suas palavras e as suas ações vivem no coração de tantos”, disse a atriz australiana aquando do anúncio. “É um verdadeiro privilégio e orgulho para mim integrar esta série magistral, que me deixou absolutamente viciada desde o primeiro episódio.” A performance de Debicki pode ainda estar guardada a sete chaves, mas pelos fotografias que já circulam na Internet uma certeza temos: o guarda-roupa, a postura e o espírito de Diana estão bem representados. 

 

Quem mais se junta ao elenco de The Crown?

Dominic West vai assumir o papel de Príncipe Charles, Leslie Manville vai dar vida à Princesa Margaret; Jonathan Pryce interpretará Philip, Duque de Edimburgo; enquanto que Olivia Williams será Camilla Parker Bowles; Jonny Lee Miller vai ser o Primeiro Ministro John Major; já Khalid Abdalla vai dar vida ao namorado de Diana Dodi Fayed e Salim Daw o seu pai, Mohamed Al-Fayed. 

Qual será o período história da 5ª temporada de The Crown?

Até à data, cada temporada retratou aproximadamente uma década. Seguindo a lógica, a quinta temporada deve começar no início dos anos 90 prolongando-se até ao início dos anos 2000. Foi Peter Morgan, o criador, que nos deu esta pista num depoimento à Variety dizendo que Staunton vai “levar The Crown até ao século XXI.”

O período em questão não foi o melhor para a entidade máxima da família real. Em 1992 quando discursou no 40º aniversário da sua coroação descreveu o ano como “annus horribilis”. Elizabeth II assistiu à ruptura dos casamentos dos seus filhos: a separação de Príncipe Andrew e Sarah Ferguson em março, o divórcio da Princesa Anne e Mark Phillips ficou finalizado em abril e em dezembro a separação de Diana e Charles foi anunciada. Como se tudo isto não bastasse, um incendio deflagrou em no Castelo de Windsor, obrigando a Rainha a abrir o Palácio de Buckingham ao público para ajudar a financiar a restauração. 

Em outubro de 2021, noticiou-se que a emblemática entrevista que Diana concedeu, em novembro de 1995, à BBC, podia ser o foco de um episódio nesta quinta temporada. Na mais de uma hora de entrevista, Diana contou como se sentia na relação com Charles, chegando a dizer que “éramos três neste casamento”. A Netflix ainda não confirmou. Nos últimos meses esta entrevista voltou a ser falada após ter sido revelado que Martin Bashir, o entrevistador, tinha falsificado documentos para ganhar a confiança do irmão de Diana para que os dois pudessem ser apresentados. O divórcio entre Diana e Charles que aconteceu em 1996 e a morte trágica de Diana num acidente de viação em 1997 são dois momentos que devem aparecer nesta quinta temporada. 

Mas há mais momentos marcantes nesta década: em 1997 Elizabeth e Philip celebram os 50 anos de casamento; mais tarde, em 2002, a Princesa Margaret e a Rainha Mãe morrem e no mesmo ano aconteceu o Jubileu de Ouro. Claro que a o primeiro encontro entre William e Kate Middleton, que ocorreu em 2001 quando estudavam na Universidade de St. Andrews, é um momento há muito esperado pelos espectadores.

Quando é que estreia The Crown?

No dia 25 de setembro de 2021, a Netflix anunciou que a quinta temporada de The Crown vai chegar à plataforma de streaming em novembro de 2022. Juntamente com o anúncio, foi partilhado um vídeo de Imelda Staunton no set de gravações sentada numa secretária com retratos de Foy e Colman no papel de Elizabeth II. No vídeo, Staunton afirma: “Estou encantada por herdar o papel da Rainha Elizabeth II de duas atrizes de destaque. Espero parecer calma, recolhida e capaz. O meu estômago, entretanto, está feito numa montanha-russa.” 

 

E uma sexta temporada? 

Apesar de Peter Morgan ter anunciado que a quinta temporada seria a última, eis que a vida troca as voltas e Morgan já afirmou que sim, haverá uma sexta temporada: “Quando começamos a discutir os enredos sobre a série cinco, depressa se tornou claro que, para fazer justiça à riqueza e complexidade da história, deveríamos voltar ao plano original e produzir seis temporadas."

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Lifestyle   Tendências  

Onde está o queer nos contos de fadas?

22 Jun 2024

Moda  

Open Call | Hide and Seek

21 Jun 2024

Atualidade   Curiosidades  

Junho, o mês do orgulho

21 Jun 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Deep V

20 Jun 2024