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A história por detrás do Creativity issue

29 Jan 2021
By Vogue

Todas as 27 Vogues unidas na edição "Creativity": uma celebração global do espírito artístico da Moda. Após o êxito da edição "Hope" de setembro, o universo da Vogue volta a unir-se sob o tema comum da criatividade. Aqui tem tudo o que precisa de saber acerca do projeto global que dá destaque às vozes criativas mais entusiasmantes do nosso tempo.

Após o êxito da edição Hope de setembro, o universo da Vogue volta a unir-se sob o tema comum da criatividade. Aqui tem tudo o que precisa de saber acerca do projeto global que dá destaque às vozes criativas mais entusiasmantes do nosso tempo.

Artwork por João Oliveira para Vogue Portugal.
Artwork por João Oliveira para Vogue Portugal.

É inegável que 2020 foi um dos anos mais desafiantes de que há memória, mas foi igualmente um período de crescente criatividade. Falando apenas na indústria da Moda, os designers uniram esforços para criar máscaras e EPI para médicos e enfermeiros. Criaram formas alternativas de produzir e apresentar as suas coleções, reinventando o tradicional formato do desfile de moda – que praticamente não sofreu alterações durante mais de um século – através de meios digitais, realidade aumentada, vídeo e Zoom. Em plena crise, surgiu uma onda de união e, em simultâneo, a vontade de romper as normas e questionar a forma como sempre se fizeram as coisas, a par de um sentido de consciencialização que se estendeu muito para além da Moda para incluir a política, a ciência, a cultura pop, tudo.

Historicamente falando, os tempos difíceis abrem muitas vezes o caminho a uma espécie de renascimento, à medida que as pessoas procuram novas soluções para os antigos e novos desafios que enfrentam. Para as edições de março da Vogue, decidimos unir-nos e explorar este conceito, utilizando as nossas plataformas globais para celebrar os corajosos artesãos, inovadores e grandes pensadores que acreditam num futuro melhor e mais justo para todos.

"Este ano, todas as 27 edições internacionais da Vogue se orgulham de dedicar os números de março à criatividade", afirma Anna Wintour, diretora e diretora editorial global da Vogue e diretora de conteúdo global da Condé Nast. "Com tantos motivos para estarmos otimistas em relação a um futuro melhor, a Vogue considera que a melhor forma de celebrar é dar destaque aos criativos de todo o mundo, cujas imagens belas e gloriosas, inclusivas e felizes permitem olhar de forma inspiradora para o atual universo da Moda".

Publicadas em 21 línguas e disponíveis ao longo dos meses de fevereiro e março, as 27 edições Creativity da Vogue focam-se nos talentos criativos mais entusiasmantes dos dias de hoje, reunindo alguns dos maiores nomes da indústria da Moda. Com portefólios específicos de cada país sobre as mais brilhantes jovens estrelas da Moda, Música, Arte e Cinema, juntamente com editoriais inspiradores e moda extraordinária, cada número é uma celebração daqueles que nos incentivam a olhar para a vida com novos olhos. 

"A Moda, mais do que nunca, continua a ser um dos mais belos espaços de expressão criativa", refere Emmanuelle Alt na Vogue Paris, cujo número celebra a criatividade ao longo das décadas, desde Pierre Cardin até Christopher John Rogers. Na Vogue Itália, Emanuele Farneti e a sua equipa querem "relembrar-nos a todos que as ideias e a beleza podem mesmo mover montanhas." "Para a Vogue Taiwan, a criatividade é a força que nos leva a estar sempre um passo à frente e a imaginar coisas que ainda não passaram pela cabeça dos outros", diz Leslie Sun. Na Vogue Portugal, a criatividade não é apenas um tema do número de março 2021, tem sido uma das forças motoras edição após edição, sublinhando a ideia de que "a criatividade não é apenas fazer as coisas de forma diferente, é fazê-las com um propósito", sublinha Sofia Lucas, diretora da Vogue Portugal. "É pensar fora da caixa, mas com um objetivo em mente, uma missão maior na visão, é fazer acontecer paraderrubar barreiras e ir mais longe, nem que seja mais longe na criação de emoção no destinatário. É permitir que o trabalho, o projeto, a ideia mexa com as sensações, provoque emoções, vá mais longe em qualquer que seja a área em que cada um se move. Criatividade é amar de tal forma o que se faz que se quer continuamente suplantar-se, mais do que aos outros, a si próprio. Criatividade é desafiar a sua própria mente e coração para fazer melhor. Para inovar."

Desde modelos fotografados por câmaras 3D a capas desenhadas por artistas, passando por fotografia visionária e artigos que nos obrigam a pensar, cada número é uma revista colecionável única, sendo o tema explorado também nos meios digitais e redes sociais.

Como Edward Enninful conclui na Vogue britânica: "Desde o designer que encontrou novas formas colaborativas de trabalho, passando pelo fotógrafo dotado com uma história extraordinária e pelo curador que quebra barreiras, até às próximas grandes tendências na Arte, Música, Cinema, Tecnologia e Beleza, o conteúdo promete."

#VogueGlobalCreativity

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