Artigo Anterior

Beleza Y2K: Como trazer os anos 2000 para a sua maquilhagem

Próximo Artigo

É hora de deixar de "combater" o envelhecimento na Beleza

Tendências 11. 1. 2022

As 5 tendências de saúde sexual para 2022

by Joana Rodrigues Stumpo

 

Alguém falou em resoluções de ano novo? Desta vez, acrescentamos o bem-estar sexual à lista.

Fotografia de Lucian Bor. Realização de Alex Aikiu. Vogue Portugal, maio de 2019

Já se sabe que janeiro é o mês de novos hábitos que nos ajudam a cumprir as resoluções que fazemos no primeiro dia do ano: largar o açúcar, comer menos vezes fora, perder ou ganhar X quilos. Enfim, não é novidade que estes objetivos se concentram, geralmente, no bem-estar físico e que tendemos a deixar para trás outras áreas das nossas vidas que se calhar também precisam de alguma atenção - como a saúde sexual.

Sim, porque a sexualidade também faz parte do bem-estar, e isso não passa só por ter relações sexuais mais frequentemente: é dedicar tempo a conhecer o nosso corpo, é descobrir novas formas formas de prazer e melhorar os momentos íntimos que temos, sozinhas ou acompanhadas. Megwyn White, sexóloga e diretora de educação da Satisfyer, define cinco tendências que, em 2022, espera que melhorem as nossas vidas sexuais.

Sexo sensorial

Há muito mais para além do orgasmo. Durante o sexo, todos os sentidos podem - e devem - ser estimulados, porque isso só vai aumentar o prazer e tornar a experiência ainda mais íntima. Para White, 2022 é o ano de nos conectarmos com os nossos parceiros de todas as maneiras possíveis, seja através do tato, audição, olfato ou paladar. Queremos aproveitar toda a capacidade sensorial do corpo para amplificar o prazer que o sexo pode dar, e pode ser tão simples quanto escolher a música certa ou expandir o toque para diferentes zonas do corpo.

Storytelling

O bem-estar sexual também passa por novas experiências que descobrimos sozinhas. Enquanto que há uma tendência a recorrer a pornografia para acompanhar a masturbação, White assume que o storytelling é um recurso que vai ser cada vez mais utilizado em 2022. O que não falta são livros e contos eróticos - que facilmente se encontram online - para dar asas à imaginação. Já na app da Satisfyer os utilizadores podem ouvir histórias e sincronizá-las com a vibração do seu brinquedo sexual.

Sex toys discretos

À medida que começamos a sair, também a sexualidade tem vindo a desconfinar. Os brinquedos sexuais são sempre um bom acrescento ao quarto, mas podem muito bem ser utilizados fora do conforto de casa. Em 2021, um dos produtos da Satisfyer que mais aumentou de venda foi o Sexy Secret - um pequeno vibrador feito para aderir à cueca e ser usado em qualquer lugar, mesmo remotamente através da app da marca. White prevê que este tipo de brinquedos sejam cada vez mais utilizados este ano, seja para manter um casal ligado apesar da distância ou para trazer uma novidade entusiasmante à vida sexual.

Sexo anal

Nos últimos três meses, dois dos plugs anais da Satisfyer estiveram entre os 20 produtos mais utilizados com a app da marca. Pode não ser para todos, mas um inquérito feito pelo CDC (Center for Disease Control) revelou que 36% das mulheres e 44% dos homens com menos de 55 anos já fizeram sexo anal com um parceiro do sexo oposto. Sim, o anal está a ganhar espaço, por isso vale a pena esclarecer que há outras formas de explorar a área para além da penetração, desde experimentar vibradores a utilizar apenas o poder do toque. 

Sexo sem preconceitos

Em 2022, White espera que haja mais abertura para compreender e aceitar diferentes experiências sexuais. Não é novidade que gostos não se discutem e isso também se aplica à sexualidade. Vai sempre haver diversidade e este é o ano para aceitar todas as facetas do prazer sexual e do amor-próprio - mais do que aceitar, experimentar sem preconceitos.

 

Artigos Relacionados

Notícias 8. 11. 2021

Wondaleaf: é p'ró menino e p'ra menina

Está a chegar ao mercado o primeiro preservativo unissexo, uma criação do ginecologista John Tang Ing Chinh.

Ler mais

Tendências 26. 10. 2021

Um orgasmo por dia, nem sabe o bem que lhe fazia

Sabia que uma experiência orgásmica pode reforçar o seu sistema imunitário ou ajudar a combater uma enxaqueca? A sexóloga Megwyn White ajudou-nos a desmistificar esta temática.

Ler mais

Tendências 29. 4. 2021

O prazer é todo meu (ou então não)

Infelizmente, o empoderamento feminino ainda tem um longo caminho a percorrer.

Ler mais

Curiosidades 20. 4. 2021

Prostituição: no vale proibido, a proibição não vale

Silêncio que não se vai tratar sobre a mais que conhecida e rodada história da prostituição. Até porque se é a Profissão Mais Velha do Mundo, não temos espaço. Vamos, sim, dar um descontraído passeio (higiénico, claro), sem romances nem juízos de valor, por um dos maiores alvos de preconceito. O assunto tabu dos assuntos tabu. E, no entanto ela aí está, alive and kicking, como sempre.

Ler mais