Moda   Compras  

Swimwear tan through: já é possível bronzear através do fato de banho

09 Jul 2021
By Mariana Silva

Conheça a nova tecnologia têxtil que irá revolucionar as idas à praia.

Conheça a nova tecnologia têxtil que irá revolucionar as idas à praia.

Fotografia de Branislav Simoncik, com realização de Cláudia Barros. Modelo Chiara Scelsi. Vogue Portugal, julho 2018
Fotografia de Branislav Simoncik, com realização de Cláudia Barros. Modelo Chiara Scelsi. Vogue Portugal, julho 2018

Era uma questão de tempo até que as propriedades têxteis evoluíssem de modo a reverter um dos maiores dramas da Humanidade no verão. Chegam os primeiros raios de sol e todos rumamos à praia. Quinze minutos de um lado, quinze minutos do outro e assim vamos virando para ter a certeza que nenhum tom fica desproporcional. Menos, claro, a zona do biquíni. Já nos habituámos aos traços inevitáveis que demarcam o nosso bronzeado invejável de verão, mas chegou a altura de colocar isso para trás das costas.

Swimwear tan through. Três palavras mágicas que vieram revolucionar as idas à praia ao tornar as marcas de bronzeado em algo do passado. É graças ao seu tecido, uma mistura de poliéster com lycra, que os novos fatos de banho deixam o sol chegar ao nosso corpo, minimizando assim qualquer linha de bronzeado. Os únicos elementos que limitam esta propriedade são os elásticos e as costuras, sendo estes reduzidos ao essencial em cada design para que o efeito proporcionado seja máximo. Para além do seu caráter tan through, este tecido é conhecido por ser leve, respirável e capaz de secar mais rápido que a maioria dos materiais de swimwear disponíveis no mercado.

Mas como é possível bronzear através de um tecido? Se a capacidade do nosso protetor solar é medida em SPF (Sun Protection Factor), no mundo têxtil este define-se como UPF (UV Protection Factor). Apesar de variar face a cada modelo, o fator de proteção UV de uma peça tan through encontra-se entre os 5 e os 10 valores, enquanto que o de uma peça de material convencional pode ir dos 30 aos 50. Por outras palavras, um UPF de 5 significa que 1 em cada 5 raios solares chegará à nossa pele. 

Assim sendo, utilizar uma peça de banho tan through necessita de um conjunto de cuidados adicionais. O protetor solar deve ser colocado em todo o corpo e reaplicado sempre que necessário, não esquecendo que este deve revelar um grau de proteção tanto maior quanto a nossa pele necessitar. É importante evitar as horas de maior calor e manter uma hidratação constante no decorrer da ida à praia. Durante as primeiras utilizações deste tipo de modelos é natural que a pele transpareça um tom rosado que se irá transformar gradualmente no bronzeado pretendido com o passar do verão. 

A casa da tecnologia tan through é britânica, tendo na marca Kiniki o seu começo. Todavia, em Portugal, são duas as marcas que introduziram esta inovação no mercado nacional: Coração Bobo e Pow-Wow Tribe. Biquínis, fatos de banho e até roupa de desporto encontram-se entre as ofertas de peças que possibilitam a passagem do sol, estando certificadas pela International Test Association for Applied UV Protection.

Mariana Silva By Mariana Silva

Relacionados


Moda   Tendências   Compras  

Trend Alert | As carteiras essenciais para esta primavera

16 Apr 2024

Palavra da Vogue  

O que lhe reservam os astros para a semana de 16 a 22 de abril

16 Apr 2024

Lifestyle  

Spring Fever

15 Apr 2024

Notícias  

Roberto Cavalli morre aos 83 anos

12 Apr 2024