Artigo Anterior

As marcas portuguesas que vai querer levar para as suas férias

Compras 9. 7. 2021

Swimwear tan through: já é possível bronzear através do fato de banho

by Mariana Silva

 

Conheça a nova tecnologia têxtil que irá revolucionar as idas à praia.

Fotografia de Branislav Simoncik, com realização de Cláudia Barros. Modelo Chiara Scelsi. Vogue Portugal, julho 2018

Era uma questão de tempo até que as propriedades têxteis evoluíssem de modo a reverter um dos maiores dramas da Humanidade no verão. Chegam os primeiros raios de sol e todos rumamos à praia. Quinze minutos de um lado, quinze minutos do outro e assim vamos virando para ter a certeza que nenhum tom fica desproporcional. Menos, claro, a zona do biquíni. Já nos habituámos aos traços inevitáveis que demarcam o nosso bronzeado invejável de verão, mas chegou a altura de colocar isso para trás das costas.

Swimwear tan through. Três palavras mágicas que vieram revolucionar as idas à praia ao tornar as marcas de bronzeado em algo do passado. É graças ao seu tecido, uma mistura de poliéster com lycra, que os novos fatos de banho deixam o sol chegar ao nosso corpo, minimizando assim qualquer linha de bronzeado. Os únicos elementos que limitam esta propriedade são os elásticos e as costuras, sendo estes reduzidos ao essencial em cada design para que o efeito proporcionado seja máximo. Para além do seu caráter tan through, este tecido é conhecido por ser leve, respirável e capaz de secar mais rápido que a maioria dos materiais de swimwear disponíveis no mercado.

Mas como é possível bronzear através de um tecido? Se a capacidade do nosso protetor solar é medida em SPF (Sun Protection Factor), no mundo têxtil este define-se como UPF (UV Protection Factor). Apesar de variar face a cada modelo, o fator de proteção UV de uma peça tan through encontra-se entre os 5 e os 10 valores, enquanto que o de uma peça de material convencional pode ir dos 30 aos 50. Por outras palavras, um UPF de 5 significa que 1 em cada 5 raios solares chegará à nossa pele. 

Assim sendo, utilizar uma peça de banho tan through necessita de um conjunto de cuidados adicionais. O protetor solar deve ser colocado em todo o corpo e reaplicado sempre que necessário, não esquecendo que este deve revelar um grau de proteção tanto maior quanto a nossa pele necessitar. É importante evitar as horas de maior calor e manter uma hidratação constante no decorrer da ida à praia. Durante as primeiras utilizações deste tipo de modelos é natural que a pele transpareça um tom rosado que se irá transformar gradualmente no bronzeado pretendido com o passar do verão. 

A casa da tecnologia tan through é britânica, tendo na marca Kiniki o seu começo. Todavia, em Portugal, são duas as marcas que introduziram esta inovação no mercado nacional: Coração Bobo e Pow-Wow Tribe. Biquínis, fatos de banho e até roupa de desporto encontram-se entre as ofertas de peças que possibilitam a passagem do sol, estando certificadas pela International Test Association for Applied UV Protection.

Artigos Relacionados

Tendências 30. 6. 2021

Salvar os oceanos pode começar pelo nosso fato de banho

Ó mar salgado, quanto do teu sal são hoje plásticos de Portugal.

Ler mais

Tendências 22. 6. 2021

Morocco days

Na década de 60, Yves Saint Laurent e Pierre Bergé apaixonaram-se por Marrocos, uma paixão assolapada como aquela que unia estas duas forças. Fizeram deste país um refúgio ora criativo, ora boémio, ora espiritual - sendo, por consequência, uma paragem obrigatória para nomes como Loulou de La Falaise e Betty Catroux. Hoje, olhamos para Marrocos como aquele paraíso na Terra que guarda, guardará, uma aura especial carregada de tons quentes e de um verão tórrido que pede os básicos da estação, vulgo, uma mala de viagem repleta de biquinis e fatos de banho

Ler mais

Tendências 12. 7. 2019

A evolução do biquíni

Banido das praias quando foi criado e com um nome inspirado no atol de Bikini, no oceano Pacífico, o biquíni já passou por muitas fases e formatos. Traçamos a sua história.

Ler mais