Artigo Anterior

Ouro sobre ouro

Próximo Artigo

Work (your face) out

Tendências 3. 7. 2018

Super size me

by Mónica Bozinoski

 

As respostas podem nem sempre ser as mais acertadas, mas isso não nos impede de saciar a curiosidade que a pergunta "o que come uma supermodelo num dia?", por mais cliché que possa ser, desperta em todas nós.

Emily Ratajkowski ©Instagram/@livincool

Quem nunca perguntou ao Google qual é a dieta de Gisele Bündchen ou Miranda Kerr, o que come uma supermodelo da Victoria's Secret nos meses que antecedem o desfile de lingerie mais famoso do mundo ou quais são os segredos de qualquer um dos nomes mais sonantes da indústria da Moda para manter a forma, que atire a primeira pedra - temos a certeza que o número de objetos a voar pelo ar será equivalente a zero. 

Os resultados da pesquisa, contudo, nem sempre são aqueles que desejamos ouvir. Numa entrevista à WWD, Bella Hadid confessou que "neste momento, a minha dieta é pizza, é isso que tenho comido ultimamente", revelou não ser fã de exercício físico (o máximo que faz é correr de vez em quando e beber sumos verdes uma vez por semana), e ainda que come hambúrgueres, batatas fritas ou sandes de queijo grelhado todos os dias. A prática de exercício físico é algo que também não consta no dicionário da modelo Emily Ratajkowski, que revelou ao The New York Times não ter um treinador pessoal, nem ir ao ginásio com muita frequência. 

Sabemos que estas respostas quase impossíveis de acreditar, a par com outras como "tenho muita sorte, sempre fui magra", "é tudo genético" ou "o meu segredo é beber muita água" são o sinónimo verbal de um pequeno ataque de fúria. Quando olhamos para as figuras de Hadid ou Ratajkowski, é difícil acreditar que não passam uma metade do dia no ginásio, e outra a contar calorias: como revelaram Josephine Skriver e Stella Maxwell em entrevista ao Byrdie, é um mito pensar que as modelos não praticam exercício. "Temos que o fazer", rematou Maxwell. 

Apesar de tentadores, os regimes que incluem o consumo de pizza em todas as refeições do dia, ou um pequeno-almoço à base de café e bolos, não parecem os mais acertados para quem procura um plano saudável e equilibrado, mas não menos delicioso. De nomes como Gisele Bündchen, Miranda Kerr ou Lily Aldridge, estas são as cinco dietas com selo de aprovação supermodelo que vale a pena conhecer. 

Gisele Bündchen

"Oitenta por cento daquilo que eles comem é vegetal", revelou Allen Campbell, personal chef de Gisele Bündchen e Tom Brady desde 2016, em entrevista ao Boston.com. A dieta à base de verduras e estritamente orgânica do casal é acompanhada por arroz integral, quinoa, feijões e millet, um cereal nutritivo e sem glúten, com vinte por cento do regime alimentar dedicado a carnes orgânicas, pato, frango e salmão selvagem. Se, à primeira vista, a lista de produtos alimentares ingerida pelo casal parece simples de seguir, o grande desafio desta dieta está nos proíbidos de Allen Campbell: açúcar branco, farinha branca, sal iodado ou azeite para cozinhar são algo que nunca irá encontrar na prateleira do chef. Ao invés, Campbell prepara os alimentos do casal com óleo de coco, e recorre ao sal dos Himalaias, conhecido pelo seu tom rosado, como sódio. A lista de dont's estende-se também ao café, à cafeína, aos laticínios, aos tomates, aos pimentos, aos cogumelos e à beringela que, segundo o chef do casal, são quatro alimentos que não partilham a importante qualidade de anti-inflamatórios. 

Miranda Kerr 

Cortesia do especialista em neuropatia Peter J. D’Adamo, que defende um regime alimentar personalizado de acordo com o tipo de sangue de cada pessoa, a dieta seguida por Miranda Kerr tem por base a ideia de que o nosso tipo de sangue é um fator importante para compreendermos a forma como o nosso corpo reage aos alimentos que ingerimos, bem como um indicativo da nossa disposição para contrair determinadas doenças. Na sua essência, o plano alimentar sugerido por D'Adamo consiste maioritariamente numa dieta vegetariana, que incentiva os participantes a deixarem de comer alimentos como milho, trigo e alguns tipos de feijão. Apesar de uma revisão da dieta realizada em 2014 ter mostrado que não havia ligação entre os benefícios dos programas alimentares sugeridos pelo especialista e o tipo de sangue dos participantes, os adeptos da dieta tipo A, que são encorajados a comer produtos orgânicos e frescos, e a adotar a prática de yoga, tai chi e meditação para regular os níveis de stress, viram algumas melhorias na sua forma física, desde baixarem o seu índice de massa corporal, o perímetro da cintura, a pressão arterial ou os níveis de colestrol. 

Lily Aldridge 

Quando um regime alimentar tem uma lista de fãs que inclui nomes como Erin Heatherton, Chrissy Teigen, Karolina Kurkova e Lily Aldridge, é apenas natural que o nosso apetite, vulgo a nossa curiosidade, aumente. Para as modelos, a resposta à pergunta "o que comes num dia normal?" é apenas uma: Sakara. Podia ser um novo superalimento, um suplemento in vogue ou um pó mágico para libertar toxinas, mas é muito simplesmente uma empresa de wellness com um serviço de entrega de refeições orgânicas à base de verdes, sem glúten, lacticínios ou açúcares refinados. Os programas, que incluem subscrições de três a cinco dias por semana, bem como um plano reset de dez dias, defendem uma nutrição baseada em nove pilares fundamentais, entre eles a ideia de não contar calorias ou ingerir gordurar "boas", e prometem perda de peso, aumento de energia e imunidade, melhorias visíveis na pele e diminuição do inchaço. 

Carolyn Murphy 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Carolyn Murphy (@carolynmurphy) a

Pelo bem ou pelo mal, é muito provável que já tenha ouvido falar do regime alimentar seguido por Carolyn Murphy. Limitar a ingestão de alimentos ácidos para, consequentemente, alterar os níveis de pH do corpo, é o pilar que fundamenta a conhecida dieta alcalina, um regime que incentiva o consumo de fruta, vegetais, frutos secos e vegetais, e a diminuição da ingestão de carne, peixe, lacticínios, ovos, cereais e álcool. Apesar dos mais céticos defenderem que os efeitos da dieta, se visíveis, serão apenas a curto prazo, e o regime limitar o consumo de proteínas e ómegas, a dieta alcalina tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Para além da ingestão de água alcalina, algo que Carolyn Murphy credita como um dos seus segredos de Beleza, a prática de Meditação Transcendental é mais um dos pontos da vida equilibrada e saudável da modelo. 

Bridget Malcolm

A dieta vegan da modelo australiana, também partilhada por Beyoncé num programa de vinte e dois dias, usado como preparação para o seu regresso aos palcos, é totalmente livre de produtos de origem animal. "Quando me tornei vegan, muitas pessoas disseram que eu tinha um novo glow em mim", confessou a modelo da Victoria’s Secret. Centrada na ingestão de fruta, vegetais e cereais, e com especial atenção à ideia de refeições equilibradas, a dieta consegue satisfazer as necessidades nutricionais de cada pessoa. Na sua página oficial, a modelo partilha algumas dicas de nutrição, seja para quem segue um regime vegan ou para quem procura alimentar-se de forma mais equilibrada: a dieta da modelo inclui a ingestão de dois litros de água por dia, fazer refeições de três em três horas, evitar o consumo de açúcares refinados e não privar nenhum alimento. "Se estiver com desejos de um gelado vegan, ou de batata doce frita, vou comer! A vida é curta e a comida é uma coisa fantástica!", defende a modelo. 

Artigos Relacionados

Tendências 14. 6. 2018

Cannes a vermelho verão, azul mar e branco espuma

Cannes serve de cenário para reviver os tempos mais glamorosos da Riviera.

Ler mais

Tendências 8. 6. 2018

Wellness: 10 contas para seguir

Entre os cristais alinhados, as frases poéticas de self-care, os rituais de meditação ou as receitas sem culpa, estas são as 10 contas de Instagram com uma abordagem única à tendência de wellness no radar da Vogue.

Ler mais

Tendências 8. 3. 2018

A dieta vegan de Beyoncé

No Instagram, a norte-americana anunciou que ia adotar um estilo de vida mais verde, recuperando a dieta que realizou em 2013 depois de ter tido a primeira filha, Blue Ivy.

Ler mais

14. 2. 2018

Livre, lev e solta

"Comer para emagrecer" é a solução para a boa-forma física deste ano.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK