Estilo   Street Style  

São tons pastel, senhor. São tons, pastel

20 Mar 2019
By Rui Matos

Das obras de Da Vinci às palavras de F. Scott Fitzgerald, os tons pastel fazem parte do nosso quotidiano há tempo suficiente para serem o elemento perfeito na transição de estação.

Das obras de Da Vinci às palavras de F. Scott Fitzgerald, os tons pastel fazem parte do nosso quotidiano há tempo suficiente para serem o elemento perfeito na transição de estação.

© ImaxTree

Em janeiro, na passadeira vermelha dos Golden Globes de 2019, Lady Gaga apareceu com o cabelo azul pastel e um vestido Valentino da mesma cor, cimentando a certeza que, nos próximos tempos, estes tons estariam na nossa vida.  

No entanto, estes tons não são um amor de hoje. Leonardo Da Vinci é mencionado, em diversos documentos, como tendo sido um dos primeiros artistas a utilizá-los nas suas obras. Uma técnica que explorou depois de conhecer o também artista Jean Perréal, numa das viagens que Perréal fez com Louis XII à cidade de Milão (circa 1499). Já no século XVIII, mais precisamente no interior do Palácio de Versalhes, é fácil imaginar Marie Antoinette a passear-se pelos jardins e corredores com vestidos megalómanos pintados nestas cores. Em tempos mais recentes, no início do século passado, mais precisamente nos anos 20, estes tons chegaram à literatura pela pena de F. Scott Fitzgerald, em The Great Gatsby. "Sob as árvores lilases, um grande carro subia a estrada. Parou. O rosto de Daisy, debaixo de um chapéu de três bicos de cor lavanda, olhou para mim com um sorriso radiante," escreveu o autor no capítulo cinco do romance que, em 2013, ganhou uma versão cinematográfica com Carey Mulligan e Leonardo DiCaprio nos papéis principais. 

A sabedoria popular diz que estas cores transmitem calma, quietude e serenidade, o que na década de 20 era o contrapeso perfeito para o excesso que se fazia sentir nos cabarets que ondulavam ao ritmo das batidas frenéticas do jazz e do movimento dos vestidos de franjas. E no momento em que nos preparamos para enfrentar a nova estação (sim, primavera, estamos a falar de ti), não é surpresa nenhuma que, numa evocação de tranquilidade, o rosa pastilha elástica, o verde menta e o azul goma venham pintar novamente o nosso guarda-roupa, como provam as imagem de street style do último ciclo de semanas de Moda. 

 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Atualidade  

Morreu Claude Montana, icónico designer dos anos 80

23 Feb 2024

Curiosidades   Atualidade  

Cisnes entre patos

23 Feb 2024

Moda   Street Style  

LFW | Models Off-Duty

23 Feb 2024

Beleza  

LFW outono/inverno 2024 | A beleza nos backstages

22 Feb 2024