Artigo Anterior

Será que utilizamos demasiados produtos de skincare?

Próximo Artigo

Cabelos curtos: três tendências de corte para esta primavera

Tendências 20. 3. 2019

Primavera 2.0: a nova estação cabe numa caixa

by Cátia Pereira Matos

 

Sprays da aura, óleos perfumados, temperos digestivos: tudo isto cabe no W@nder Box, um kit pensado para auxiliar o corpo e a mente nas mudanças de estação. Abrimo-lo precisamente neste momento em que a Natureza se prepara para renascer e iniciar um novo ciclo e foi como abrir uma caixa de Pandora, mas em bom. Primavera, vem com tudo.


© D.R

Deixemos Mercúrio em paz, que vai manter-se retrógrado até 28 de março, pois nem tudo está à andar para trás. Hoje à noite, às 21h58 (20h58 na Região Autónoma dos Açores), um equinócio marcará no hemisfério norte o início da primavera, sendo esta a altura ideal para nos reinventarmos e implementarmos novos hábitos. Quem o diz é Margaret Rosania, health coach experiente nas áreas do ioga e da aromaterapia, que defende uma ligação entre as mudanças de estações e o equilíbrio físico, emocional e mental de cada indivíduo. Apoiada numa visão holística do bem-estar, a fundadora da Siendo, uma nova boutique de terapias integrativas em Lisboa, criou um kit de selfcare que “acompanha o ritmo da nova estação”.

Dentro de uma caixa a que chamou W@nder Box escondem-se vários produtos que visam proporcionar momentos de pausa, tantas vezes em falta nos tempos modernos que parecem estar reduzidos a uma trindade desgastante de ansiedade, stress e rotinas frenéticas. “São produtos que vão acompanhar a frequência vibratória do planeta nesta altura da primavera. Esta estação tem uma frequência específica, portanto o kit foi desenhado para conseguirmos sustentar essa frequência, essa energia, por um ciclo de três meses”, começa por dizer Margaret.

First things first: para melhor compreender o interior da W@nder Box (€ 110) há que entender que novo ciclo é este que hoje começa e que energia é esta que ele carrega. Spoiler alert: não são bad vibes, muito pelo contrário, portanto pode respirar fundo. Esta estação, diz Margaret, representa “um fogo, um impulso de criação, uma coragem para conseguirmos renascer” depois de um inverno adormecido. “É como se o cosmos estivesse a dar uma oportunidade para nos reinventarmos”. Esta é portanto a estação perfeita “para abraçarmos o impulso da criação, para nos conectarmos com a nossa paixão, diretamente relacionada com o elemento fogo, e também para fazermos uma auto-análise e colocarmos um pouco mais em prática aquilo que surgiu durante o momento de introspeção do inverno”, resume. Comecemos.

Antes de se a abrir a W@nder Box, Margaret Rosania recomenda a realização de um processo de auto-educação. Este é, aliás, um dos pilares que sustentam a Siendo, a par com o auto-cuidado e a auto-expressão. Nas palavras da health coach, “a auto-educação surge no sentido de nos tornarmos mais consistentes da importância de certos ativos da mudança de estação, e tornar essa mudança mais próxima”. Passa por uma “reeducação dos nossos hábitos, uma reeducação dos nossos sentidos” de maneira a acompanharmos toda esta “mudança gigantesca que está a acontecer na Natureza”, indissociável do ser humano, defende. No plano da ação, esta tomada de consciência face a todas as mutações e a consequente reeducação podem traduzir-se, por exemplo, em reajustes na alimentação — como “fazer refeições mais leves, para não sobrecarregarmos o organismo”, aconselha Margaret —, e nos horários da nossa rotina — sendo o recomendado “acordarmos um pouco antes [da hora habitual] e conseguir acompanhar o ritmo da Natureza, o nascer do sol.” “É quando conseguimos entrar nesse ritmo, quando nos sincronizamos com esta vibração, que sentimos que tudo flui, que a nossa vida começa a ser um pouco mais sustentável. Começamos a sentir mais contentamento, mais alegria, mais tranquilidade, mais liberdade. E a W@nder Box é uma ferramenta que acompanha esse mesmo ritmo”, assegura.

Spring in a box

Despojado de um material de instruções, “porque cada pessoa é um universo e cada pessoa tem uma realidade e uma forma de se descobrir”, este kit de bem-estar que Margaret Rosania criou em colaboração com Sahar Farmanfarmaian, a fundadora da marca de bolsas tribais Talismana, compreende uma mão cheia de produtos criteriosamente selecionados com base nas noções de ritmo e de tempo. “Temos produtos que podem ser usados diariamente; outros que podem ser utilizados semanalmente”, elucida a health coach. “Tem tudo a ver com a forma como conseguimos organizar o nosso dia, a nossa semana, o nosso mês, o nosso trimestre, acompanhando sempre os tempos da Natureza e entendendo que nós somos cíclicos e rítmicos.”

O importante, aqui, não é tanto criar um passo a passo rígido e extenso, mas desenvolver uma rotina sustentável, como Margaret faz questão de frisar. “Tudo depende da sustentabilidade — ou seja, cada pessoa tem questionar 'O que é que é sustentável para mim?’ 'Consigo verdadeiramente dedicar cinco minutos do meu dia a uma prática?’ Temos que observar, de uma forma crítica, a nossa realidade para conseguirmos identificar o que é que conseguimos verdadeiramente fazer. Porque querer fazer tudo numa semana e depois ficarmos frustados por não conseguirmos fazer as coisas na semana seguinte cria o processo inverso ao da criação.”

Sempre com esta ideia da "rotina sustentável" em mente, começa a descoberta dos produtos. Vejamos o Golden Moon, um ‘spray da aura’ de uso diário com óleos essenciais na sua composição. “A ideia é usá-lo nos momentos em que queremos realinhar-nos. Ao colocarmos esse spray em torno do rosto ele vai proporcionar uma espécie de sincronização”, esclarece Margaret, não sem tecer uma analogia entre esta sincronização de que fala e o ato de sintonizar uma estação de rádio que traz consigo uma música perfeitamente audível, depois de uns segundos de distorção sonora. “O nosso dia tem sempre muitas interferências, aquilo que ouvimos, aquilo que acontece na rua, então este spray possibilita que nos encontremos novamente com a nossa essência. Conseguimos transportá-lo na carteira e podemos usá-lo, por exemplo, quando estamos no trânsito ou quando saímos de uma reunião mais agitada”, sugere a health coach.

Desta W@nder Box primaveril faz ainda parte um outro spray, o Acqua Alma Espirito Crystal, destinado a purificar o ambiente com uns breves borrifos. Para uma limpeza mais profunda do espaço físico, recomenda-se a queima do Pau de Santo, que serve precisamente para limpar os ambientes que acolhem práticas de auto-cuidado e de introspecção. “Podemos utilizá-lo num ritual de início de semana. Ao domingo, por exemplo, podemos dedicar-nos a fazer esta limpeza na casa.” Já inseridas no campo dos rituais de beleza como os conhecemos estão as Moon Clay Masks, máscaras de argila enriquecidas com óleos essenciais terapêuticos a ser aplicadas no rosto durante 20 minutos a cada lua nova e lua cheia. Também na área da alimentação há produtos merecedores de atenção, como é o caso do chá de rooibos, camomila, ginseng, funcho, anis e urtiga, e do season massala, um tempero à base de cominhos, açafrão, gengibre, pimenta branca, canela e mostarda, ambos favorecedores do sistema digestivo nesta altura do ano.

Todos os produtos são portanto "uma proposta com tudo o que podemos fazer nesta temporada", resume Margaret Rosania. "A ideia da W@nder Box não é criar uma carga, uma tarefa extra, mas sim criar momentos de conexão e de auto-cuidado." A estarmos perante um renovado kit de primeiros socorros do século XXI, não temos dúvidas: vamos querer tê-lo sempre à mão.

Artigos Relacionados

Tendências 8. 3. 2019

Feel Good Friday: as estratégias de self-care das mulheres da redação da Vogue

O objetivo pode ser o mesmo, mas o caminho para o bem-estar é sempre diferente. No caso da redação da Vogue, há quem prefira máscaras de rosto e quem garanta que a pizza é salvação.

Ler mais

Tendências 8. 1. 2019

Cinco resoluções de Beleza para 2019

Ir ao ginásio, seguir uma dieta saudável ou dormir oito horas por dia podem estar na lista de resoluções que, de ano para ano, todas nós falhamos em cumprir: mas a Vogue reuniu cinco que (ainda) não estão totalmente perdidas.

Ler mais

Tendências 26. 12. 2018

Wellness: 7 tendências para 2019

Já a pensar nas resoluções de ano novo? A Vogue reúne um Best of das melhores para 2019 na área do bem-estar, para colocar um foco holístico nos seus objetivos para o ano que chega.

Ler mais

Tendências 23. 2. 2018

O nosso amor é verde

E amarelo e roxo e vermelho e todas as outras cores que compõem um prato cheio de legumes. Num thriller apaixonado com bolinha verde, contamos a história de amor de três protagonistas por verduras num novo romance sem estação: kale me by your name.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK