Artigo Anterior

Saint Laurent: primavera/verão 221

Próximo Artigo

Chanel: Alta-Costura primavera/verão 2021

Coleções 26. 1. 2021

Schiaparelli: Alta-Costura primavera/verão 2021

by Rui Matos

 

E Daniel Roseberry continua a elevar a fasquia quando o tema é Alta-Costura.

© ImaxTree

O nome Elsa Schiaparelli é sinónimo de modernidade, um dos pilares mais importantes para a histórica maison parisiense. Daniel Roseberry, o designer responsável pela direção criativa da marca, parece estar a seguir à risca o mote lançado pela fundadora. E a prova está à vista de todos com as propostas que estação após estação pisam a passerelle.

Pensar em Alta-Costura é pensar em bordados delicados, em tecidos frágeis, em saias com metros incontáveis de seda e vestidos dignos dos contos de fada da Disney. É um mundo mágico e é assim que, desde a década de 50, imaginamos a linha premium da indústria da Moda. “Mas quem disse que é isso que a Alta-Costura tem que ser?”, questiona Roseberry, no texto que acompanha esta nova coleção. “Nesta terceira coleção para a Schiaparelli, queria desafiar a ideia do que a Alta-Costura é e o que deveria de ser, através de peças que respeitassem a tradição, não só desta maison, mas da arte por detrás [da Alta-Costura], ao mesmo tempo que exploro os clichés associados a este género.” E foi isso mesmo que entregou.

Nas propostas que apresentou, os bustiers com um six pack bem definido (sim, aquele que Kim Kardashian usou no Natal) são um dos pontos altos desta coleção que nos apresenta de forma bastante clara o surrealismo que tão bem associamos a Schiaparelli. Os acessórios continuam a ser o crème de la crème do seu trabalho criativo. 

“A palavra magia é frequentemente usada quando se fala de Alta-Costura. E é mágico. Mas por detrás da magia está a mão e dedicação humanas. Esta coleção é uma homenagem ao trabalho que existe por trás da magia - e à própria magia”, finaliza Roseberry.

Artigos Relacionados

Coleções 8. 7. 2020

Schiaparelli: Alta-Costura outono/inverno 2020

E uma vez mais, Daniel Roseberry fez-nos sonhar.

Ler mais

Coleções 21. 1. 2020

Schiaparelli: Alta-Costura primavera/verão 2020

Inspirado pelo surrealismo, que tanto caracteriza a Maison francesa, pelo dadaísmo e pelas silhuetas das obras de Alberto Giacometti, Daniel Roseberry provou-nos que uma dose extra de fantasia é sempre bem-vinda.

Ler mais

Coleções 1. 7. 2019

Schiaparelli: Alta-Costura outono/inverno 2019

Começou hoje, em Paris, mais uma Semana de Moda de Alta-Costura e o pontapé de saída foi dado por Daniel Roseberry, que se estreou na emblemática Schiaparelli.

Ler mais