Artigo Anterior

The 20th Anniversary Issue: a edição limitada

Próximo Artigo

Morreu Dame Vivienne Westwood, aos 81 anos

Notícias 5. 12. 2022

SAL: a novela gráfica que vem revelar uma nova faceta de Luis Buchinho

by Maria Inês Pinto

 

O vencedor do GQ Men of The Year 2022 na Categoria Design de Moda embarcou neste projeto solidário a convite da Fundação Cecília Zino. A obra pretende alertar para a importância das equipas de intervenção na segurança de jovens em situações de risco.

Foi há 30 anos que Luis Buchinho começou a desenhar croquis. Hoje, conta que o faz praticamente de olhos fechados. Já é um regular na Moda Lisboa, no Portugal Fashion e na prestigiada Semana da Moda de Paris. Com o lançamento de SAL, o designer mostrou ao público mais uma das suas facetas criativas e saiu da sua zona de conforto – tudo por uma boa causa.

Buchinho vem trazer alguma cor a uma comovente novela gráfica, cujo argumento é da autoria de João Andrade e nos conta a história de Sal, um menino de 14 anos que habita na ilha da Madeira com os pais. Por viver num ambiente negligente, é retirado à família, passando a viver numa casa de acolhimento temporário. Inicia, assim, um processo de crescimento pessoal entre desafios e obstáculos. Esta história ultrapassa a ficção, já que espelha o que é o quotidiano das instituições de acolhimento, que lidam com jovens e situações de violência ou perigo.

Para dar vida às personagens, Luis Buchinho revela ter passado por um processo de aprendizagem, entre pesquisa e aulas de desenho. “Redescobri o meu entusiasmo juvenil pela magia de manusear um livro. O apreciar dos desenhos, o cheiro, a descoberta da narrativa... e também a tomada de consciência que tinha muito que aprender e praticar”, conta.

Após três anos de dedicação, o projeto já se encontra disponível em livrarias selecionadas, e uma percentagem da venda de cada livro reverterá a favor da construção de uma nova casa de acolhimento no Funchal. Se já conhecíamos o trabalho do designer nas passerelles, ficamos agora fãs das suas ilustrações. O livro SAL poderá ser uma boa sugestão de presente para este Natal, que irá deliciar quem o receber e, acima de tudo, contribuir para esta nobre causa.

Artigos Relacionados

Entrevistas 8. 8. 2022

Os 50 anos de Moda em Portugal na mais recente exposição do MUDE

Portugal Pop – A Moda em Português 1970-2020 explora os últimos 50 anos da história da Moda em Portugal. A exposição, que conta com quase 200 coordenados de 40 designers, pode ser vista na Casa do Design, em Matosinhos, até setembro. Bárbara Coutinho, diretora do MUDE – Museu do Design e da Moda, e curadora da mostra, explicou à Vogue que o objetivo deste projeto é, acima de tudo, fomentar o debate.

Ler mais

Coleções 14. 3. 2022

ModaLisboa: outono/inverno 2022 | Todos os desfiles do terceiro dia

Luís Buchinho, Buzina, Hibu e muito mais do melhor que a Moda portuguesa tem para oferecer.

Ler mais

Coleções 13. 10. 2021

Luís Buchinho: primavera/verão 2022

Another hope feed another dream. Foi com este mote que o designer português se atirou à primavera/verão de 2022.

Ler mais

Compras 11. 12. 2020

Project Vogue Union | #comprarportuguês

O Natal não é sobre quantidade, é sobre qualidade. E o nacional não é bom, é do melhor.

Ler mais