The 20th Anniversary Issue: a edição limitada
Morreu Dame Vivienne Westwood, aos 81 anos
Notícias 5. 12. 2022
O vencedor do GQ Men of The Year 2022 na Categoria Design de Moda embarcou neste projeto solidário a convite da Fundação Cecília Zino. A obra pretende alertar para a importância das equipas de intervenção na segurança de jovens em situações de risco.
Foi há 30 anos que Luis Buchinho começou a desenhar croquis. Hoje, conta que o faz praticamente de olhos fechados. Já é um regular na Moda Lisboa, no Portugal Fashion e na prestigiada Semana da Moda de Paris. Com o lançamento de SAL, o designer mostrou ao público mais uma das suas facetas criativas e saiu da sua zona de conforto – tudo por uma boa causa.
Buchinho vem trazer alguma cor a uma comovente novela gráfica, cujo argumento é da autoria de João Andrade e nos conta a história de Sal, um menino de 14 anos que habita na ilha da Madeira com os pais. Por viver num ambiente negligente, é retirado à família, passando a viver numa casa de acolhimento temporário. Inicia, assim, um processo de crescimento pessoal entre desafios e obstáculos. Esta história ultrapassa a ficção, já que espelha o que é o quotidiano das instituições de acolhimento, que lidam com jovens e situações de violência ou perigo.
Para dar vida às personagens, Luis Buchinho revela ter passado por um processo de aprendizagem, entre pesquisa e aulas de desenho. “Redescobri o meu entusiasmo juvenil pela magia de manusear um livro. O apreciar dos desenhos, o cheiro, a descoberta da narrativa... e também a tomada de consciência que tinha muito que aprender e praticar”, conta.
Após três anos de dedicação, o projeto já se encontra disponível em livrarias selecionadas, e uma percentagem da venda de cada livro reverterá a favor da construção de uma nova casa de acolhimento no Funchal. Se já conhecíamos o trabalho do designer nas passerelles, ficamos agora fãs das suas ilustrações. O livro SAL poderá ser uma boa sugestão de presente para este Natal, que irá deliciar quem o receber e, acima de tudo, contribuir para esta nobre causa.
Entrevistas 8. 8. 2022
Os 50 anos de Moda em Portugal na mais recente exposição do MUDE
Portugal Pop – A Moda em Português 1970-2020 explora os últimos 50 anos da história da Moda em Portugal. A exposição, que conta com quase 200 coordenados de 40 designers, pode ser vista na Casa do Design, em Matosinhos, até setembro. Bárbara Coutinho, diretora do MUDE – Museu do Design e da Moda, e curadora da mostra, explicou à Vogue que o objetivo deste projeto é, acima de tudo, fomentar o debate.
Ler maisColeções 14. 3. 2022
ModaLisboa: outono/inverno 2022 | Todos os desfiles do terceiro dia
Luís Buchinho, Buzina, Hibu e muito mais do melhor que a Moda portuguesa tem para oferecer.
Ler maisColeções 13. 10. 2021
Luís Buchinho: primavera/verão 2022
Another hope feed another dream. Foi com este mote que o designer português se atirou à primavera/verão de 2022.
Ler maisCompras 11. 12. 2020
Project Vogue Union | #comprarportuguês
O Natal não é sobre quantidade, é sobre qualidade. E o nacional não é bom, é do melhor.
Ler mais