Beleza   Tendências   Connected  

Três formas de tornar a sua rotina de Beleza mais ecológica

05 Jun 2019
By Mónica Bozinoski

Das marcas que apostam num sistema de recargas mais sustentável aos produtos que disseram adeus às embalagens de plástico, existem cada vez mais formas de criar uma rotina de Beleza ecológica e amiga do ambiente.

Das marcas que apostam num sistema de recargas mais sustentável aos produtos que disseram adeus às embalagens de plástico, existem cada vez mais formas de criar uma rotina de Beleza ecológica e amiga do ambiente.

©Fotografia de Delphine Diallo para a edição de abril 2019 da Vogue Portugal
©Fotografia de Delphine Diallo para a edição de abril 2019 da Vogue Portugal

Sem embalagem

Das famosas barras sólidas da Lush, que vão desde cuidados de rosto a produtos de maquilhagem, passando pelos cuidados capilares de marcas como a Unii ou a Mind The Trash, existem cada vez mais opções na indústria da Beleza que seguem uma verdadeira filosofia de desperdício zero.

Em termos práticos, isto significa que já pode comprar loções de corpo, bases de maquilhagem, batons e iluminadores nos mais diversos tons que não utilizam qualquer tipo de embalagem, fazendo desta uma das formas mais eficazes de reduzir o desperdício desnecessário. 

Com recargas 

Se esta ideia de Beleza a "olho nu" for um passo demasiado grande, os produtos com recargas são a solução perfeita para incorporar um espírito mais ecológico na sua rotina diária, sem que isso signifique uma mudança muito drástica na mesma. 

Marcas como a Rituals e a L'Occitane oferecem uma série de produtos com este sistema de refill, desde cuidados de rosto a cuidados de corpo, enquanto Source Essentielle, uma das mais recentes gamas capilares sustentáveis e naturais da L'Oréal, contempla um serviço de recarga em salão - basta levar a embalagem do seu cuidado e poderá recarregá-la, reduzindo o número de embalagens utilizadas. 

A par com os cuidados de rosto, corpo e cabelo, o sistema de recargas tem vindo a ganhar cada vez mais força no mundo da maquilhagem - para além de existirem diversas paletas de sombras de olhos que podem ser recarregadas ao gosto e medida de cada pessoa, marcas como a Kjaer Weis e a Hourglass estão a estender o conceito a produtos como blush, bases, pós compactos e batons. 

Biodegradáveis ou reutilizáveis 

Se é verdade que as toalhitas desmaquilhantes são um dos produtos mais práticos em qualquer arsenal de Beleza, também é verdade que são um dos maiores problemas para o meio ambiente. Em maio deste ano, e depois do Parlamento Europeu ter aprovado uma proposta que prevê a proibição da venda de produtos de plástico de utilização única na União Europeia a partir de 2021, a The Body Shop anunciou que irá descontinuar todas as suas toalhitas. 

Apesar desta medida só entrar em vigor no nosso país em 2020, a iniciativa da The Body Shop é mais uma prova de que a indústria está cada vez mais atenta para o impacto que este tipo de produtos tem no nosso planeta, procurando alternativas mais ecológicas para os mesmos - e isso inclui uma série de opções biodegradáveis, como cotonetes em bambu e algodão ou toalhitas desmaquilhantes de marcas como a Klorane ou da Yes To, que permitem uma limpeza prática sem prejudicar o meio ambiente. 

Para quem procura opções ainda mais ecológicas, os produtos reutilizáveis são a escolha certa. Da luva desmaquilhante da GLOV, que remove todo e qualquer produto de maquilhagem do rosto utilizando apenas água morna, passando pelos algodões desmaquilhantes da Mind The Trash, uma marca com uma filosofia de desperdício zero, existem diversas formas de limpar e desmaquilhar o rosto sem poluir o ambiente.

Para além disso, marcas como a O'Right estão a lançar iniciativas de Beleza que levam os conceitos de reutilizável e biodegradável a um novo patamar - Tree in a Bottle, a mais recente campanha green da marca, apresenta o primeiro champô capaz de se transformar numa árvore. Feita a partir de materiais biodegradáveis e pensada para ser plantada no solo, a garrafa que protege o champô tem sementes de acácia taiwanesa no fundo, sementes essas que se transformam numa árvore no final de todo o processo. 

Mónica Bozinoski By Mónica Bozinoski

Relacionados


Notícias   Guestlist  

YSL Loveshine brilha na capital espanhola

19 Apr 2024

Estilo   Moda   Tendências  

Tendências do guarda-roupa das nossas mães e avós que regressam na primavera/verão de 2024

19 Apr 2024

Atualidade   Eventos   Notícias  

Tudo o que deve saber sobre a Met Gala de 2024: Tema, anfitriões e muito mais

18 Apr 2024

Atualidade   Estilo   Moda  

E o dress code da Met Gala de 2024 é...

18 Apr 2024