Moda   Notícias  

A poesia das flores

06 May 2021
By Rui Matos

Lionel Favre, diretor de design de produto da Jaeger-LeCoultre conta-nos a história por detrás destes relógios e de como o Reverso se tornou num relógio com estatuto de ícone.

“Flowers? For spring? Groundbreaking.” Diria Miranda Priestly, ou talvez não. Porque quando as flores nos chegam com o tratamento Jaeger-LeCoultre é possível serem groundbreaking. Lionel Favre, diretor de design de produto da Jaeger-LeCoultre conta-nos a história por detrás destes relógios e de como o Reverso se tornou num relógio com estatuto de ícone.

Os novos membros da família Reverso, os Reverso One Precious Flowers, não são meros relógios de luxo, são verdadeiras obras de arte que unem a Alta-Relojoaria, a Alta-Joalharia e ainda os ofícios artesanais, que envolvem o trabalho de esmaltagem, de gravura e de cravação. Para este lançamento, a equipa de design inspirou-se nos nécessaires dos anos 20 e 30 com padrões florais, os lírios e os jarros eram as flores mais utilizadas no período art nouveau e art déco e renascem agora nestes relógios. Mas há mais: no mundo só existem 40 exemplares e todos eles estão equipados com o Calibre Jaeger-LeCoultre 846 de corda manual, um movimento especialmente desenvolvido para o Reverso

Lionel Favre leva-os numa viagem pelo universo Reverso, que em 2021 completa o seu 90º aniversário.

Este ano assinala-se o 90º aniversário do lançamento do Reverso, porque é que este relógio continua tão desejável como quando foi introduzido em 1931?

O Reverso é um ícone da relojoaria, um relógio que tem a sua própria identidade e história. O seu desenho retangular art déco é intemporal e imediatamente reconhecível. É um ícone de estilo e elegância, mas também uma tela perfeita para personalização. O Reverso permite uma personalização nas suas costas, uma memória permanente a um momento da sua vida.

O Reverso reflete a mudança de atitude em relação ao design na altura em que foi introduzido. 

Nascido no auge do período da art déco, o Reverso resumiu perfeitamente o espírito do seu tempo - uma modernidade deslumbrante e exuberante que mudou tudo, desde a música e arte até à arquitetura, moda e desporto, e introduziu uma linguagem estética radicalmente nova. O essencial era desenvolver o design respeitando o espírito e o estilo inicial do Reverso. O estilo art déco, estruturado, geométrico, com os seus gadroons característicos, os seus lados sóbrios, mas também os seus mostradores gráficos legíveis. Todos estes elementos constituem o esqueleto sobre o qual os designers trabalham. Hoje, o Reverso está dividido em três famílias: o Reverso Classic com um mostrador guilhoché e numerais de patão, muito gráfico. O Reverso Tribute com índices em vez de numerais. E o Reverso One mais alongado. 

Os novos quatro relógios Reverso One Precious Flowers exploram a beleza das flores. Porque é que escolheram as flores?

Inspirámo-nos nos nécessaires dos anos 20/30 com padrões florais, gravuras, joias que estavam na moda naquela época. A inspiração vem principalmente do universo floral e das técnicas utilizadas nessas carteiras. Os designers escolheram os lírios e os jarros, uma vez que eram as flores utilizadas durante o período art nouveau e art déco. Têm um significado poético e uma simbologia. Os jarros cor-de-rosa: admiração e apreciação. Os lírios brancos: pureza e honra. Os jarros azuis: graça e refinamento. E os jarros violeta: paixão e charme.

A criação destes relógios reuniu múltiplos ofícios artísticos, poderia falar-nos mais sobre a arte por detrás do Reverso One Precious Flowers?

Ao longo da criação de tais requintados relógios deve haver uma combinação de diferentes métiers, e o facto de sermos um fabrico totalmente integrado, que alberga 180 habilidades sob o mesmo teto tornou este desafio possível. Os artesãos do nosso Atelier des Métiers Rares tiveram de respeitar uma encomenda específica ao trabalharem na peça. Primeiro a gravação, depois a esmaltagem e a última montagem das pedras preciosas. Cada passo requer a mais alta precisão e atenção para alcançar um resultado perfeito e não danificar o passo anterior. 

A parte mais desafiante para os nossos artesãos era trabalhar nos lados curvos do Reverso One Precious Flowers (em específico dos jarros azuis e violeta), porque o esmalte é uma solução líquida antes de ficar duro (quando colocado no forno até 15 vezes). Encontraram uma solução para colocar o esmalte sobre as partes curvas e é agora um segredo de fabrico. Nestes dois modelos, o esmalte leva 30 horas e as pedras preciosas 95 horas, com a técnica de fixação da neve (utilizando diamantes de diferentes tamanhos) patenteada pela Jaeger-LeCoultre (uma hora para fixar entre 4-5 pedras).

O Reverso é tão intemporal que acha que daqui a 90 anos as pessoas ainda vão desejar ter um?

Durante nove décadas, o Reverso reinventou-se continuamente sem nunca comprometer a sua identidade: alojou mais de 50 calibres diferentes, enquanto o seu lado reverso de metal em branco se tornou uma tela para a expressão criativa, decorada com esmalte, gravuras ou pedras preciosas. Esperamos que o Reverso continue a simbolizar o espírito de modernidade que inspirou a sua criação agora e daqui a 90 anos.

Apenas 40 unidades foram feitas (10 para cada modelo), porque é importante para a Jaeger-LeCoultre manter este tipo de exclusividade?

Estamos muito orgulhosos dos nossos artesãos Métiers Rares, que são capazes de reproduzir peças de arte em superfícies tão pequenas, nos mostradores ou no verso dos nossos relógios. Destacamos o seu savoir-faire tanto quanto podemos nas nossas peças de alta gama e desejamos que os nossos clientes compreendam a destreza e as horas de trabalho por detrás de peças tão excepcionais. Nos próximos anos, gostaríamos de trazer novos desenhos para a parte de trás do nosso emblemático Reverso.

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Notícias  

A centenária Loja das Meias reabre em Cascais

23 Apr 2024

Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Madrid neste momento

23 Apr 2024

Palavra da Vogue  

O que lhe reservam os astros para a semana de 23 a 29 de abril

23 Apr 2024

Compras  

Os melhores presentes para oferecer no Dia da Mãe

22 Apr 2024