Artigo Anterior

God save the cardigans

Próximo Artigo

Dia do Pai 2020: o guia de compras para todos os pais

Compras 10. 2. 2020

Little Women: 20 peças para recriar o guarda-roupa do filme vencedor de um Óscar

by Mathilde Misciagna

 

20 motivos para recriar o guarda-roupa de Little Women sem parecer uma figurante no filme de Greta Gerwig.

Little Women

A adaptação da realizadora Greta Gerwig do romance de Louisa May Alcott, Little Women, está na nossa cabeça desde o lançamento do primeiro trailer, e agora que a cerimónia dos Óscares premiou Jacqueline Durran com o Óscar de Melhor Guarda-Roupa (a sétima nomeação nesta categoria e o segundo troféu arrecadado desde o filme Anna Karenina), podemos falar sobre todos os pequenos detalhes - particularmente como transpor os seus coordenados sumptuosos do ecrã para a vida real. As irmãs March - Meg (Emma Watson), Jo (Saoirse Ronan), Amy (Florence Pugh) e Beth (Eliza Scanlen) - estão vestidas com roupas cuidadosamente selecionadas de época durante todo o filme: discretas o suficiente para se adequar ao seu estilo, mas quirky o suficiente para chamar a atenção, as roupas das meninas refletem perfeitamente quem elas são (e, talvez, quem eles esperam ser).

As paletas de cores individuais porém coesas, as trocas de guarda-roupa entre as irmãs Jo e Laurie e o volume da saia midi e da manga abalonada deixaram o público a questionar-se sobre o motivo de ainda não terem introduzido um colete no seu guarda-roupa de meia estação. 

Quando Durran era criança, a madrinha enviou-lhe um baú de casacos de ópera em veludo e vestidos em chiffon dos anos trinta, o que despertou um interesse vitalício na Moda vintage. Durran estudou filosofia na universidade e depois trabalhou numa livraria académica em Londres, mas logo redescobriu um talento especial para caçar peças cobiçadas de colecionadores. Na década de oitenta isso significava vasculhar as caixas e caixotes à procura de mini vestidos e botas go-go. Depois de estudar em Londres, Durran inicia um negócio paralelo, com uma banca de roupas em segunda mão no mercado de Portobello Road e compreende a sua missão: fazer roupa vintage que seja desejada pelo espetador contemporâneo.

Durran, cujo trabalho também está em destaque no filme de Sam Mendes, 1917 e no próximo reboot do Batman, com Robert Pattinson, disse à Vogue US que tem intenção de que os personagens que ela veste se pareçam realmente com as suas roupas em termos de personalidade.

Jacqueline Durran, para além deste Óscar, ganhou um BAFTA e já desenhou roupas para filmes como Pride & Prejudice ou Atonement. A sua criação mais famosa foi o vestido da atriz Keira Knightley para Atonement, um vestido tão inesquecível que a Entertainment Weekly chegou a comemorar o seu décimo aniversário.

Como trazer este look vitoriano do ecrã para o nosso closet? Retirando referências como o colete, a camisa de laçada, as calças masculinas, os padrões axadrezados e a paleta de pastéis e tons terrosos, as mangas abalonadas e os acessórios de cabelo, e conjugando-as com peças mais atuais. Um vestido floral do tipo prairie americano com um par de botas militares ou um look total de inspiração masculina com a ajuda de um par de calças clássicas, um colete ou um blazer podem transformar um dia normal num dia muito Little Women. 

Qual é a última coisa necessária para completar o look das March sisters? Provavelmente um pouco de blush, para mimicar aquelas bochechas perfeitamente rosadas.

Abaixo, 20 sugestões para que não falte inspiração na sua próxima ida às compras.

A noite dos Óscares da Vogue Portugal teve uma convidada especial: a The Frame, a nova televisão Samsung que nos proporcionou uma noite de qualidade visual impecável.

Artigos Relacionados

Tendências 10. 2. 2020

Óscares 2020: os melhores looks de Beleza para usar agora

Das pérolas no cabelo de Lucy Boynton à franja de Saoirse Ronan, passando pelo toucado de Janelle Monáe, reunimos os looks de Beleza que vamos querer usar nos próximos meses.

Ler mais

Eventos 9. 2. 2020

Óscares 2020: os looks da passadeira vermelha e os vencedores da noite

A red carpet mais aguardada da award season viu nomes como Margot Robbie e Penélope Cruz a vestir vintage Chanel, Natalie Portman a apoiar as realizadoras descartadas pela Academia e Timothée Chalamet a quebrar o dress code formal da noite.

Ler mais

Palavra da Vogue 7. 2. 2020

Óscares 2020: as previsões da equipa da Vogue Portugal para a red carpet

Apostas de quem vai ganhar em que categoria? That is so last season. A equipa da Vogue Portugal lançou os dados e jogou ao quem vai vestir o quê na grande noite dos Óscares.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK