Atualidade   Curiosidades  

Pyer Moss: cinco coisas a saber sobre a marca

08 Nov 2018
By Ana Carvas

Depois de conhecido o veredicto final, desvendamos tudo o que deve saber sobre o mais recente vencedor do Vogue Fashion Fund 2018.

Depois de conhecido o veredicto final, desvendamos tudo o que deve saber sobre o mais recente vencedor do Vogue Fashion Fund 2018.

Kerby Jean-Raymond ©GettyImages
Kerby Jean-Raymond ©GettyImages

Pyer Moss é o nome da marca norte-americana lançada em 2013 por Kerby Jean-Raymond e que foi, este ano, galardoada com o prémio CFDA/Vogue Fashion Fund. Mas afinal, quem é Kerby Jean-Raymond? 

1. Nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, e frequentou a High School of Fashion Industries. em Manhattan. Ao longo do curso, teve o privilégio de trabalhar diretamente com Georgina Chapman e Keren Craig, da Casa Marchesa, e ainda em registo freelance com marcas como a Theory e Marc Jacobs. 

2. Um nome em ascensão na indústria, Pyer Moss é conhecida pela sua abordagem pioneira, com enfoque no estilo individual de cada um, mas também com uma forte vertente política. Por exemplo, na sua mais recente coleção para a primavera/verão 2019, apresentada no âmbito da semana de Moda de Nova Iorque, o designer celebra a cultura negra nos Estados Unidos da América. “O meu objetivo em criar estas coleções agora é basicamente voltar a incluir-nos na história”, afirmou Jean-Raymond em entrevista à Highsnobiety. 

Descrita pelo criador como “um projeto artístico” ou “uma experiência social oportuna”, como se pode ler no site da marca, o seu grande objetivo no universo da Moda é desafiar narrativas sociais e fomentar o diálogo. Para tal, procura reinventar-se a cada estação, procura contar uma história através das suas coleções que combinam o ativismo com a crítica social e promovem o debate.

3. Com uma forte ligação familiar - por exemplo, a sua coleção para a primavera/verão 2017 denominada Stories of My Father -, o nome da marca teve origem no nome da avó de Kerby, que alterou o apelido de Moss para Pierre quando se mudou dos EUA para o Haiti, e que foi uma das pessoas que mais o ajudou a criar uma ligação com os tecidos e a Moda em geral.

4. No CV, conta com uma colaboração com a Reebok, numa linha de pronto-a-vestir inspirada no streetwear denominada Reebok Classic x Pyer Moss e, em 2016, depois da linha para a primavera criada em torno do movimento #BlackLivesMatter, Eykah Badu foi convidada a colaborar como diretora criativa na coleção para o outono/inverno 2016. Em 2014, venceu o prémio Fashion Group International Rising Star na categoria masculina, e em 2015 foi um dos nomes na lista da Forbes 30 Under 30.

5. De Rihanna a A$AP Ferg, Dua Lipa, Issa Rae e Rick Ross, a lista de admiradores cresce a cada segundo. Sobre o sucesso da marca, Jean-Raymond afirmou em entrevista ao Highsnobiety que “tenho ideias fora do convencional sobre como gerir um negócio porque tento não dar ouvidos aos conselhos especializados. Mas acho que a história da Pyer Moss é fora do convencional, e o nosso sucesso é mesmo incomum. Por isso, é mesmo importante eu tomar as minhas próprias decisões - porque tenho que viver com elas.”.

Ana Carvas By Ana Carvas

Relacionados


Moda  

Open Call | Shades of Doubt

26 Jul 2024

Pessoas  

As celebridades mais bem vestidas do prelúdio dos Jogos Olímpicos de 2024

26 Jul 2024

Curiosidades  

Nos Jogos Olímpicos de Paris, as mulheres portuguesas fazem história

25 Jul 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Recortes

25 Jul 2024