Artigo Anterior

Céu estrelado

Palavra da Vogue 8. 11. 2018

Uma obra de arte a seus pés

by Rui Matos

 

Freakloset e Wasted Rita são os nomes portugueses que se uniram pela irreverência, provocação e criatividade - mas também solidariedade. Uma colaboração que resultou numa verdadeira obra de arte contemporânea para ser calçada por todos.

€ 350, Freakloset

Freakloset x Wasted Rita é uma edição limitada e numerada de 50 pares do modelo Derby Freakloset e que recebe agora uma reinterpretação pelas mãos de Wasted Rita, a ilustradora portuguesa com proeminência no panorama artístico nacional e internacional. Além da óbvia originalidade da peça no seu armário, há ainda uma dimensão extra-especial: estes sapatos também são solidários. Os lucros das vendas revertem, integralmente, a favor da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), uma associação que tem como principal objetivo alertar e consciencializar crianças e adolescentes para as causas e consequências da violência de género e da violência doméstica nas escolas.

“Assim que aceitei este convite tive a certeza de duas coisas: que as solas iriam remeter para chamas e que a associação a apoiar teria de estar ligada a questões de igualdade de género.", explica a artista. "As chamas, que servem para celebrar todas as mulheres zangadas, com fogo no rabo e atentas, que lutam pelos seus direitos e caminham para eliminação de estereótipos para os quais são empurradas todos os dias. Uma associação feminista era o que fazia sentido, tendo em conta este conceito. Há muitos anos, para um trabalho escolar sobre violência doméstica, eu e um grupo de colegas recorremos à UMAR para receber informações e dados sobre o tema. Lembro-me que saímos da reunião muito perturbados e que pensei que se algum dia tivesse oportunidade ajudaria esta associação. Esta foi a (primeira) oportunidade perfeita”.

Freakloset x Wasted Rita vão estar à venda no loja online da marca, no Showroom Freakloset e na Underdogs Art Store, no Cais do Sodré. Envios para todo o mundo, sendo que para a europa são gratuitos.

Artigos Relacionados

Roteiro 22. 11. 2017

O guia para a Black Friday

As escolhas Vogue para os dias de promoções que se avizinham, que é como quem diz, o fim-de-semana de compras mais aguardado do ano.

Ler mais

Notícias 26. 9. 2017

Criadores nacionais com descontos na Scar-id store

Peças exclusivas de design português vão estar disponíveis a preços únicos, com descontos que podem ir até aos 70%.

Ler mais

Roteiro 4. 9. 2017

Chiado com nova pop up store: Bank of Design

Durante o mês de Setembro, a baixa Lisboeta recebe a Bank of Design, uma pop up store que terá as marcas Vertty, Freakloset e a Pop The Bubble.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK