Moda   Coleções  

Peter Do: primavera/verão 2022

09 Sep 2021
By Rui Matos

O designer de origem vietnamita fez o seu début na Semana de Moda de Nova Iorque com uma coleção mais fluida e feminina, sem comprometer o minimalismo e a funcionalidade do seu ADN.

O designer de origem vietnamita fez o seu début na Semana de Moda de Nova Iorque com uma coleção mais fluida e feminina, sem comprometer o minimalismo e a funcionalidade do seu ADN. 

“Um bom Pho é reduzido e editado à sua essência. É reconfortante e faz-nos sentir em casa… Bem-vindos à nossa casa.” Peter Do entregou a todos os convidados as notas de desfile, escritas à mão, como se de uma receita se tratasse. Do e o seu pai imigraram para os Estados Unidos do Vietname e cozinhar o tradicional Pho era uma maneira de estarem mais próximos das origens, criando também uma maior ligação entre pai e filho. Apesar desta ser uma estreia em território mainstream, Peter Do anda a dominar a indústria da Moda desde 2018, ano em que fundou a marca homónima. Zendaya e Céline Dion já se tornaram clientes e as principais publicações de Moda recorrem às suas criações regularmente para editoriais e capas. Apesar de curto, e depois de ter trabalhado com Phoebe Philo na Céline, o percurso de Do é promissor e duradouro.

Com Manhattan na linha de horizonte, as propostas para a primavera/verão de 2022 do criador revelaram o verdadeiro ADN da marca. Nas palavras do próprio, citado pela Vogue norte-americana: “[o meu trabalho é] tornar a vida mais fácil enquanto se está bonita.” Um minimalista desde o dia número um, para a sua estreia na passerelle analisou os seus trabalhos anteriores, hoje com olhos mais experientes, e eliminou os excessos. O fato de quatro peças que se tornou na sua signature piece está agora mais leve, isto porque os seus clientes lhe disseram que existia demasiado tecido na cintura. A ancestralidade de Do não ficou de fora e nos bastidores estavam fotografias da sua avó com um áo dài (um traje típico vietnamita para mulheres) que inspirou algumas das suas propostas e uma fotografias do pais, onde a mãe surge a segurar uma rosa que inspirou os bordados nas últimas peças apresentadas.

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Tendências  

Os cortes de cabelo dos anos 70 que estão de regresso neste verão

18 Jul 2025

Moda  

Shape and structure | Editorial de Moda

18 Jul 2025

Moda   Curiosidades  

O momento curioso que deu origem à pulseira tennis

17 Jul 2025

Guestlist   Roteiro  

Uma viagem pelos sabores japoneses no Ritz Four Seasons Hotel Lisboa

17 Jul 2025