Artigo Anterior

Skechers, novos modelos para a nova estação

Próximo Artigo

Intimissimi volta a pintar-se de rosa contra o cancro da mama

Notícias 7. 10. 2021

Paris Fashion Week: as setes marcas com nomes para decorar

by Mariana Silva

 

São as grandes casas de Moda que dominam as passerelles parisienses, mas há uma nova geração de designers que ainda vai dar muito que falar. 

Patou © Instagram

A capital francesa representa uma das paragens mais icónicas no roteiro das semanas de Moda internacionais. Por isso, era impossível não marcar a edição de primavera/verão 2022 com uma referência aos nomes que estão a traçar o futuro da fashion week parisiense.  

Patou

Talvez possa parecer estranho incluir uma maison com uma história imensa numa lista sobre novas promessas, mas a verdade é que Patou teve direito ao seu recomeço em 2018. A marca homónima criada em 1914 por Jean Patou, perdeu recentemente o “Jean”, mas ganhou o Guillaume (Guillaume Henry, o novo diretor criativo), num rebranding com assinatura LVMH. Patou estreou a sua primeira coleção na Paris Fashion Week de setembro de 2019, tendo revisitado alguns dos clássicos do seu fundador, que vieram agora abraçar as tendências contemporâneas. As propostas para a estação quente de 2022 retiram inspiração do streetwear, com formas baggy, logos gráficos e até detalhes femininos em tamanhos exagerados. 

 
 
 
View this post on Instagram

A post shared by PATOU (@patou)

 

Kenneth Ize

As passerelles são francesas, mas as inspirações chegam diretamente da vivacidade das ruas nigerianas. Kenneth Ize traz a sua cultura até ao coração da Moda, em coleções que homenageiam técnicas artesanais e materiais de verdadeira qualidade. Porque, para Ize, este é o verdadeiro significado de ser uma marca de luxo. A apresentação de primavera/verão de 2022 misturou com nota máxima uma variada paleta de cores e padrões, trazendo vivacidade e uma estética refrescada aos designs simples e fluídos.  

 
 
 
View this post on Instagram

A post shared by Kenneth Ize (@kennethize)

  

Di Petsa 

Dimitri Petsa pode ter iniciado a sua marca apenas em 2019, mas o seu wet look já deu muito que falar. Inspirado pelo mundo artístico da Grécia Antiga, Di Petsa desenha e constrói as suas peças para abraçarem o corpo de quem as veste, da mesma maneira como as estátuas gregas foram detalhadamente esculpidas na Antiguidade. As suas coleções pretendem desconstruir os estereótipos em redor da sexualidade feminina, fazendo uso recorrente de materiais transparentes e silhuetas reveladoras. Na Semana da Moda de Paris, a marca grega proporcionou uma apresentação digital intitulada “NOSTOS” que veio reafirmar a sua posição inovadora na indústria. 

 
 
 
View this post on Instagram

A post shared by Di Petsa ? (@dipetsa)

  

Auralee 

Nem todas as marcas necessitam do fator choque para chamar à atenção entre as grandes maisons nos calendários das semanas de Moda. Há designers que se destacam pela simplicidade, pela qualidade dos materiais e pela coerência das suas peças. E, para nós, Auralee cumpre todos esses requisitos. Para a primavera/verão de 2022, a marca, com direção criativa de Ryota Iwai, apostou nos tons neutros e pastel, nas linhas simples, nas formas oversize e na excelência dos tecidos de origem japonesa. 

 
 
 
View this post on Instagram

A post shared by AURALEE (@auralee_tokyo)

 

Ujoh

Mitsuru Nishizaki trabalhou para Yohji Yamamoto durante sete anos, mas, em 2009, seguiu o seu próprio rumo ao criar a marca que hoje conhecemos como Ujoh. O caráter minimalista desta marca japonesa é transversal a todas as suas coleções, procurando deixar brilhar a exatidão das silhuetas e a qualidade dos materiais. Nesta edição da Semana da Moda de Paris, Ujoh apresentou as suas propostas para a estação quente num cenário idílico rodeado de Natureza, onde as peças se destacaram pelos cortes inovadores e padrões abstratos.

 
 
 
View this post on Instagram

A post shared by UJOH (@ujoh.official)

 

Weinsanto 

Volume, volume e mais volume. As coleções de Weinsanto, assinadas pela direção criativa de Victor Weinsanto, destacam-se sempre pela sua grandiosidade e tal não foi exceção na presente edição da Paris Fashion Week. Segundo o designer, as suas peças misturam inspirações de cabaret, camp e ideais retro futurísticos, nesta coleção pautadas pelo contraste entre a escuridão do preto e a vivacidade de cor-de-rosa. Mas, na verdade, não há nada como observar os designs de Weinsanto para descobrir a razão pela qual esta é uma marca com um futuro muito promissor. 

 
 
 
View this post on Instagram

A post shared by By Victor Weinsanto (@weinsanto)

 

Ester Manas 

“Size (doesn’t) matter” é a frase com que Ester Manas se apresenta. A designer, criadora da marca com o mesmo nome, centra-se em desenhar peças para todos os tamanhos, trazendo as tendências do contemporâneo para um mercado mais inclusivo. Para a primavera/verão de 2022, Ester Manas focou os cut-outs, as transparências e os detalhes em fio, criando uma coleção que se estreou no calendário físico da Semana da Moda de Paris. “Dress Different” pode ser a primeira, mas de certeza que não será a última apresentação da marca. 

 
 
 
View this post on Instagram

A post shared by Ester Manas (@estermanas)

 

Artigos Relacionados

Notícias 28. 9. 2021

Milan Fashion Week: as 6 marcas que merecem a nossa atenção

O Made in Italy está vivo e recomenda-se. Estes são os designers que estão a dar uma nova vida às passerelles de Milão.

Ler mais

Notícias 22. 9. 2021

London Fashion Week: as marcas com um futuro promissor

Dos nomes que precisam de ser relembrados aos designers que se mostram pela primeira vez, estas são as marcas da Semana de Moda de Londres que prometem revelar um futuro promissor.

Ler mais

Notícias 16. 9. 2021

New York Fashion Week: 9 marcas para manter debaixo de olho

O calendário da Semana de Moda de Nova Iorque esteve repleto de novidades e nomes a não esquecer.

Ler mais

Notícias 13. 8. 2021

Copenhagen Fashion Week: Sete marcas a não esquecer

O evento de Moda dinamarquês ficou marcado pela herança do design escandinavo.

Ler mais