Lifestyle   Tendências  

Para Penélope, com amor

28 Apr 2020
By Rui Matos

Penélope Cruz é amor à primeira cena. E estes 15 filmes comprovam isso mesmo.

Penélope Cruz é amor à primeira cena. E estes 15 filmes comprovam isso mesmo.

Foi em 1992, em Jamón, jamón, ao lado de Javier Barden (o atualmente companheiro) que Penélope Cruz se estreou no mundo da sétima arte, tornando-se numa das atrizes mais requisitadas da época. A longa-metragem de Bigas Luna recebeu nota positiva pela crítica espanhola, abrindo assim as portas do mundo do Cinema para Penélope Cruz.

"Ela [Pénelope Cruz] é uma musa para mim, no sentido em que uma musa é alguem que te faz ser melhor. Acho que sou um melhor realizador quando trabalho com ela, porque ela acredita que eu sou melhor do que aquilo que sou. E essa fé dá-me muita força", contou o Pedro Almodóvar ao New York Times em 2009, num artigo intitulado Cinematic Soul Mates. E a verdade é que o realizador espanhol não conseguiu resistir ao talento de Cruz. O cineasta madrileno já trabalhou com a atriz em Todo sobre mi madre (1999), Volver (2006), Los Abrazos Rotos (2009) e Dolor y gloria (2019).

Pela sua participação em Vicky Cristina Barcelona (2008), a longa-metragem de Woody Allen, Penélope conquistou o primeiro e, até à data, único Óscar, nas mais de duas décadas de carreira. Ao que lhe rendeu elogios como: "As três personagens do filme [Vicky Cristina Barcelona] são facilmente esquecidas por Penélope Cruz, que interpreta Maria Elena, a ex-mulher apaixonada e louca de um artista muito Picasso-ish chamado Juan Antonio Gonzalo (Javier Bardem)", escreveu o The Guardian na crítica à longa de Allen.

Em 2018, na 43º gala dos prémios César, o equivalente aos Óscares em França, foi distinguida com o prémio honorário de carreira e Alain Terzian, presidente da Academia das Artes e Técnicas do Cinema, afirmou que Penélope Cruz é: “a musa de grandes cineastas”, “uma beleza latina brilhante” e que tem “interpretações ao mesmo tempo precisas e memoráveis”. A nós, só nos resta assinar por baixo.

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Atualidade  

Morreu Claude Montana, icónico designer dos anos 80

23 Feb 2024

Curiosidades   Atualidade  

Cisnes entre patos

23 Feb 2024

Moda   Street Style  

LFW | Models Off-Duty

23 Feb 2024

Beleza  

LFW outono/inverno 2024 | A beleza nos backstages

22 Feb 2024