Moda   Compras  

Outubro Rosa | O que vestir num pós-operatório

21 Oct 2021
By Mariana Silva

Reunimos algumas marcas portuguesas e internacionais com opções pensadas para um contexto pós-cirúrgico de cancro da mama.

Reunimos algumas marcas portuguesas e internacionais com opções pensadas para um contexto pós-cirúrgico de cancro da mama. 

Outubro é o mês para a prevenção do cancro da mama, uma iniciativa com origem na década de 90, nos Estados Unidos, e que, em Portugal, é promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A verdade é que estamos perante uma problemática em que a prevenção e o diagnóstico precoce podem ser essenciais ao seu combate. Dessa forma, há que sublinhar a importância da sensibilização, para que o maior número de pessoas se mantenha atenta aos possíveis sintomas e realize o rastreio adequado.

Para além da prevenção, o Outubro Rosa é essencial para desencadear a conversa relativamente a outros temas que rodeiam o cancro da mama. Um deles, igualmente importante mas muitas vezes esquecido, prende-se com a Moda e, acima de tudo, com a importância que a roupa pode ter em trazer confiança, conforto e algum sentido de normalidade a um pós-operatório de uma mastectomia ou outra cirurgia necessária num processo de tratamento. 

Em entrevista à Vogue, Sofia Ribeiro, embaixadora da parceria da Intimissimi com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, afirmou: “A roupa interior é uma segunda pele. Não só num pós-operatório, mas também. A roupa interior tem a capacidade de nos poder fazer sentir mais confiantes, bonitas e confortáveis.” A atriz portuguesa prosseguiu para abordar a importância de existirem linhas adequadas às necessidades das mulheres que se submetem a cirurgias relacionadas com o cancro da mama, sabendo que, por agora, a oferta ainda é escassa.

 

Mas nem assim a Vogue baixou os braços. E, por isso, fomos à procura de marcas portuguesas e internacionais com linhas de roupa interior pensadas para um contexto pós-operatório.

Existem diversos tipos de necessidades têxteis associadas ao cancro da mama. Algumas mulheres procuram peças com mais cobertura, à medida que se vão habituando ao seu novo corpo. Outras preferem apostar em coordenados que devolvam um certo sentido de normalidade ao seu dia a dia. E há ainda quem opte pela utilização de próteses, em espuma ou silicone, para ajudar a restaurar a silhueta, necessitando assim de designs que possam alojar estes acessórios. 

Todavia, todas terão em comum a necessidade de usar peças de roupa interior que primem pelo conforto, que consigam oferecer o suporte necessário e que sejam produzidas em fibras respiráveis, como o algodão, para ajudar no processo de cicatrização. 

No sentido de cobrir todas estas necessidades, têm sido criados diversos tipos de soutiens e roupa interior com características pensadas para os referidos casos. Desde os soutiens de compressão aos que seguem um camisole-style, isto é, que se encontram rodeados por uma banda de renda que confere mais cobertura à zona do decote, passando pela roupa pocketed, cujos pequenos bolsos permitem inserir as próteses desejadas, o importante é que o design seja funcional e que mantenha em mente o papel que uma estética favorável também acaba por desempenhar. 

Em Portugal, também é possível moldar a roupa interior às necessidade de cada pós-operatório, recorrendo a serviços de bra fitting, como aqueles que são providenciados pela Dama de Copas. E nos primeiros tempos, em que, para além das necessidades físicas, há um período de adaptação visual ao novo formato do corpo, optar por usar peças em tons mais escuros, com padrões, ou até mesmo recorrendo a silhuetas oversized, pode ajudar a equilibrar a aparência.  

Relembramos que no website da Liga Portuguesa Contra o Cancro poderá consultar mais informações sobre o Programa de Rastreio de Cancro da Mama e sobre a iniciativa do Outubro Rosa, ou ainda ligando para o 808 255 255 para ser atendido junto de um profissional da LPCC. 

Mariana Silva By Mariana Silva

Relacionados


Opinião  

Ocupação: full-time mom

27 May 2024

Notícias  

Arte e Moda encontram-se na boutique Dior em Lisboa com uma exposição assinada por Joana Vasconcelos

27 May 2024

Notícias  

Westwing já está em Portugal

27 May 2024

Moda  

Chiaroscuro

24 May 2024