Artigo Anterior

Como apoiar a Ucrânia através da arte

Próximo Artigo

#VogueBookClub: All the Frequent Troubles of Our Days, de Rebecca Donner

Palavra da Vogue 25. 3. 2022

Óscares 2022: as previsões da equipa da Vogue Portugal para a red carpet

by Vogue Portugal

 

Melhor do que tentar adivinhar quais serão os filmes premiados na noite de Academia, só escolher os designs que irão desfilar pela passadeira vermelha. Estas são as apostas da equipa da Vogue Portugal para os looks das personalidades nomeadas para a categoria de Melhor Atriz e Melhor Atriz Secundária.   

© Getty Images

Nicole Kidman, Being the Ricardos
Ana Murcho, Chefe de Redação

"Pergunta para um milhão de dólares: existe algum designer que Nicole Kidman ainda não tenha usado numa red carpet? Só Deus sabe. Das escolhas mais habituais (Armani Privé, Chanel, Valentino) às opções mais inesperadas (Jean Paul Gaultier, Calvin Klein by Appointment, Off-White), sem esquecer aquele Balenciaga vermelho, cortesia de Riccardo Tisci, e aquele Christian Dior chartreuse by Galliano (Óscares de 2006 e 1997, respetivamente), parece que a atriz já vestiu tudo e mais alguma coisa. É por isso que depois de ver 45 desfiles e mudar de ideias outras tantas vezes decidi que, num mundo perfeito, Kidman vai de Delpozo primavera/verão 2016, look 34. Porquê? Porque as criações de Josep Font para a marca espanhola prêt-à-couture eram o suprassumo da elegância e da modernidade — e é disso que o mundo precisa. Se a stylist de Miss Kidman não conseguir encontrar o modelo, pode sempre optar por preto — não um preto qualquer, obviamente. Um preto Saint-Laurent, o mais sexy de todos. Há uma série deles no desfile outono/inverno 2022, mas aposto no look 48."

À direita: Nicole Kidman © Getty Images | À esquerda: Delpozo primavera/verão 2016 © ImaxTree 

Jessica Chastain, The Eyes of Tammy Faye
Joana Rodrigues Stumpo, Jornalista

"Jessica Chastain tem as curvas que qualquer mulher deseja. E, como se diz, if you’ve got it, flaunt it! Por isso, escolher o outfit para a nomeada foi uma tarefa simultaneamente fácil e difícil: fácil porque tem a figura em que tudo assenta bem e difícil porque nada era bom o suficiente para Chastain. O eleito foi um brilhante vestido dourado da coleção de outono/inverno 2022 de Roberto Cavalli, que abraça a cintura e revela a quantidade perfeita de pele com transparências e decote. Jessica Chastain cada vez menos joga pelo seguro e não há melhor wow factor do que uma fivela à volta do pescoço."

À direita: Jessica Chastain © Getty Images | À esquerda: Roberto Cavalli, outono/inverno 2022 © ImaxTree 

Olivia Colman, The Lost Daughter
João Oliveira, Diretor de Arte

"Da última vez que ganhou o Óscar (em 2019, pela sua performance no filme The Favourite) Olivia Colman ia de verde. Vou manter o mesmo esquema cromático, pode ser que dê sorte. Sugiro apenas uma mudança no estilo, algo mais arrojado. Este Jean Paul Gaultier Alta-Costura tem assinatura de Glenn Martens e transforma a red carpet numa green carpet."

À direita: Olivia Colman © Getty Images | À esquerda: Jean Paul-Gautier Alta-Costura, primavera/verão 2022 © ImaxTree  

Penélope Cruz, Parallel Mothers
Leonor Andrade, Estagiária de Moda

"Penélope Cruz, a deusa idolatrada pela Redação da Vogue Portugal e calhou-me logo a mim. Pressure is on! Dior foi o escolhido para a atriz espanhola. Branco de cima a baixo e um elegante e esculpido decote trabalhado com cristais. Não há como enganar, com este vestido seria sem dúvida a vencedora da noite mais esperada do ano!"

À direita: Penélope Cruz © Getty Images | À esquerda: Dior Alta-Costura, primavera/verão 2022 © ImaxTree

Kristen Stewart, Spencer
Larissa Marinho, Editora de Moda

"Tenho a impressão que a Kristen Stewart se sente mais confortável em fatos do que em vestidos muito femininos, e eu percebo perfeitamente, sinto-me igual. Assim sendo, imaginei que um look como esse da coleção outono/inverno 2022 Alexander McQueen. Ficaria perfeito para ocasião, pois é um fato que possui um neckline de um vestido de gala. Acho que lhe ia ficar super bem."

À direita: Kristen Stewart © Getty Images | À esquerda: Alexander McQueen, outono/inverno 2022 © ImaxTree 

Jessi Buckley, The Lost Daughter
Mariana Matos, Designer

"Olhando para as últimas red carpets de Jessie Buckley posso afirmar que a gostaria de ver com algo mais arrojado mas ao mesmo tempo leve e dinâmico. Fugindo um pouco a sua zona de conforto aparente, penso que este look Iris Van Herpen, da season de 2017 outono/inverno, seria o ideal para arrasar nos Óscares."

À direita: Jessi Buckley © Getty Images | À esquerda: Iris Van Herpen, outono/inverno 2017 © ImaxTree 

Ariana DeBoseWest Side Story
Mariana Silva, Jornalista

"As escolhas da Ariana DeBose nas últimas cerimónias de prémios seguem sempre a mesma fórmula: um vestido de cor forte (laranja, rosa, amarelo), comprido e, na maioria das vezes, com uma silhueta que abraça o corpo. Para os Óscares, escolhi manter alguns desses elementos, ao mesmo tempo que afasto a Ariana da sua zona de conforto. E nada melhor para o fazer do que com este coordenado da coleção de outono/inverno 2022 de Harris Reed… É, no mínimo, de parar o trânsito!"

À direita: Ariana DeBose © Getty Images | À esquerda: Harris Reed, outono/inverno 2022 © ImaxTree 

Judi DenchBelfast
Ana Caracol, Editora de Acessórios

"Judi Dench… linda, inteligente, uma atriz de mão cheia. É uma mulher extremamente elegante e os tons claros assentam-lhe que nem uma luva. A minha proposta seria este total look Valentino Haute Couture, por reunir, de forma equilibrada, volumes, conjugação de materiais e uma cintura marcada. O toque de Midas: o corte de cabelo de Judi, a sua imagem de marca."

À direita: Judi Dench © Getty Images | À esquerda: Valentino Alta-Costura, primavera/verão 2022 © ImaxTree 

Kirsten DunstThe Power of the Dog
Pedro Vasconcelos, Estagiário Online

"Para invocar o interesse estético dos filmes que Kirsten Dunst faz parte, e que aparentemente se recusa a transpor para a vida real, convoquei o melhor dos melhores, Pierpaolo Piccioli. A última coleção da Valentino, Pink PP, de outono/inverno 2022, é a escolha óbvia. O desfile é de tal forma adorado na redação que tive de lutar com unhas e dentes para o poder usar. Este vestido, que fechou o desfile, é sublime e, em Dunst, seria com certeza um dos melhores looks da noite. Opondo-se aos vestidos algo aborrecidos que a atriz costuma usar, este é extremamente irreverente, com uma feminilidade poderosa que seria refrescante na atriz."

À direita: Kirsten Dunst © Getty Images | À esquerda: Valentino, outono/inverno 2022 © ImaxTree

Artigos Relacionados

Notícias 8. 2. 2022

Óscares 2022: os nomeados

The Power of the Dog arrecadou 12 nomeações, liderando a lista de indicados ao Óscar. Dune, de Denis Villeneuve, arrecadou dez nomeações, enquanto West Side Story, de Steven Spielberg, e Belfast, de Kenneth Branagh, estão empatados com sete nomeações cada.

Ler mais

Entrevistas 3. 5. 2021

A costume designer do filme Cruella fala sobre como transformou Emma Stone numa vilã terrível

Jenny Beavan, vencedora de dois Óscares, falou com a Vogue sobre os looks mais elaborados do filme, desde um vestido brilhante inspirado no Tree Dress, de Charles James, até à saia dramática decorada com 5.060 pétalas cosidas à mão.

Ler mais

Inspiring Women 26. 4. 2021

O poder feminino nos Óscares 2021

De Melhor Realização a Melhor Guarda Roupa, estas foram as oito mulheres que levaram a tão desejada estatueta dourada para casa.

Ler mais

Inspiring Women 26. 4. 2021

Quem é Chloé Zhao, a vencedora do Óscar de Melhor Realização?

É alguém que quer transmitir uma mensagem muito específica e emotiva com as suas histórias. Mas como é que se tornou uma contadora de histórias tão empática e dedicada? Conheça a realizadora do filme Nomadland.

Ler mais

Eventos 25. 4. 2021

Óscares 2021: a passadeira vermelha e os todos vencedores da noite

A award season fecha com chave de ouro em Los Angeles, no Dolby Theatre, o palco que ano após ano recebe os Prémios da Academia. Mas antes da balada frase “and the Oscar goes to…”, é hora de olhar para a passadeira vermelha.

Ler mais

Notícias 15. 3. 2021

Óscares 2021: pela primeira vez duas mulheres estão nomeadas para ‘melhor realização’

Ler mais