Como uma das bebidas naturais mais reconfortantes, o chá traz também grandes benefícios para a digestão e a retenção de líquidos.
Os chás digestivos são o final perfeito para qualquer refeição. É uma tradição japonesa durante a qual, através de uma pausa de reflexão, se agradece pela comida. Além de não haver dúvida de que uma chávena quente é reconfortante, esta bebida ajuda na saciedade e tem também benefícios digestivos.
“As infusões facilitam a digestão, garantem uma hidratação adequada, promovem o descanso e ajudam a relaxar. Também são perfeitas para beber entre as refeições, para variar da água”, afirma a psicologista e nutricionista Itziar Digón. Os japoneses bebem chá várias vezes ao longo do dia e, além desta bebida ter várias propriedades desintoxicantes, pode também ser uma boa alternativa para aqueles que têm dificuldade em beber água pura.
Muitas pessoas sentem ansiedade ao consumir açúcar após as refeições, e uma infusão pode ajudar a terminar com uma nota doce, sem necessariamente ser uma sobremesa (desde que não sejam adicionados adoçantes ou pacotes de açúcar). Até porque estudos afirmam que alguns substitutos do açúcar causam inflamação.
Existem diversas infusões que podem ser benéficas para a digestão, mas é importante que, se forem consumidas após o jantar, não contenham cafeína nem estimulantes que possam interferir no sono. O ideal é beber uma chávena pequena para não ter de ir à casa de banho durante a noite. Alguns chás japoneses recomendados pela clínica SHA durante o programa The Rebalance & Energize são o chá kukicha e o chá daikon. Ambos são boas alternativas para a digestão e podem ajudar a melhorar a inflamação abdominal.
Por um lado, o chá kukicha é obtido a partir dos ramos da planta do chá verde ou do chá preto. “É conhecido como chá de três anos porque os caules e ramos de chá utilizados para o seu fabrico permaneceram na planta do chá durante pelo menos três anos, pelo que perderam praticamente toda a teína (um chá kukicha tem apenas entre 0,5 e 1% de cafeína)”, explica a revista digital da SHA. Esta infusão tem um sabor doce e ligeiramente amendoado, é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes.
Quando consumido como infusão, obtém-se uma bebida alcalina que ajuda a neutralizar a acidez do estômago e a digerir melhor os legumes, vegetais e alguns tipos de grãos. O que permite aproveitar melhor os seus benefícios. Além disso, tem uma elevada percentagem de cálcio: “até 13% mais do que um copo de leite”, partilham os especialistas em longevidade da SHA. “O chá kukicha pode ser apreciado quente ou frio e é especialmente recomendado para o pequeno-almoço, pois proporciona um aporte natural e saudável de energia e vitalidade”. Portanto, se pretende reduzir o consumo de café pela manhã, uma chávena desta bebida pode proporcionar um efeito energético semelhante.
Outro chá com múltiplos benefícios é o daikon, que em japonês significa “raiz grande”. Marina Domene, nutricionista da SHA, partilha que: “De cor branca e forma alongada, o daikon pertence à família dos rabanetes e é um alimento muito saudável, recomendado tanto em programas de desintoxicação como para perder peso. Além disso, é uma boa ideia incluí-lo na dieta nesta época do ano, pois ajuda o organismo a encontrar o equilíbrio interno e o seu consumo habitual previne infeções respiratórias, como constipações e gripes”.
Este rabanete japonês é conhecido por ser descongestionante, diurético e pelas suas propriedades digestivas. Fornece fibra, sódio, magnésio e ajuda a reduzir a retenção de líquidos. “Melhora o estado da microbiota intestinal, a digestão e a função dos rins, é muito bom para o fígado e é muito eficaz na dissolução dos depósitos de gordura”, afirma a especialista. Pode ser preparado de várias maneiras, mas na sua versão seca, faz parte de muitos programas de desintoxicação. “Além disso, as suas folhas frescas podem ser consumidas como qualquer outro vegetal, pelo que nada do daikon é desperdiçado”, partilha SHA.
Qualquer um destes dois chás japoneses pode ajudar a evitar que o estômago inflame tanto após as refeições. É então hora de ligar a chaleira, já que estes chás ajudam também a ter uma maior sensação de saciedade e a lidar melhor com a ansiedade de terminar sempre com uma sobremesa.
Traduzido do original, disponível aqui.
Most popular

Da realidade à fantasia: Miguel Castro Freitas revela a sua visão para a Mugler
03 Oct 2025


LFW primavera/verão 2026: um início tentativo de uma nova era da capital britânica
01 Oct 2025
Relacionados

Para além do espelho: tudo o que precisa de saber sobre procedimentos estéticos
07 May 2025
.jpg)
