Moda  

6 dicas para usar preto no verão

05 Aug 2025
By Carolina Nunes e Rita Petrone

Princess Sentore, Sikhokhele Tyhali, Nondi Beattie e David Bowoto com direção criativa, fotografia e styling por Dicker & Dane para o The Eternal Fools’ Day da Vogue Portugal, publicado em abril de 2025.

Com as temperaturas a atingir níveis cada vez mais elevados, os guarda-roupas regem-se pela leveza e despedem-se das tonalidades mais sombrias do espetro cromático. Este é o guia a seguir para, nesta estação quente, quebrar as máximas da Moda e usar a eterna cor do descompromisso: o preto.

O mito de que o preto é uma cor aborrecida e triste é apenas isso: um mito. Até porque o preto não é apenas uma cor – e ébano, carvão, ónix, obsidiana ou azeviche são algumas das tonalidades que vivem no universo deste Pantone

A verdade é que um look all black nos dá uma sensação de poder e elegância como só esta cor consegue. Com as temperaturas elevadas a que os meses de verão nos têm habituado, vestir-se a rigor segundo o lado mais negro do espetro de cores surge como uma tarefa hercúlea. Assim, eis 6 dicas a ter em conta no que toca a unir o preto a looks dignos de um verão soalheiro – com selo de aprovação Vogue Portugal.

Optar por tecidos leves

Instagram @mango

O preto é a cor que mais retém o calor, por isso, recomendamos que tenha atenção às composições dos tecidos e que se certifique de que são respiráveis e ajudam na absorção de humidade. Fibras naturais – como o algodão, o linho e o cânhamo – ou semi-sintéticas, como o rayon e o micromodal, são excelentes opções para garantir que alia o estilo ao controlo da temperatura corporal.

Silhuetas largas e fluidas

Issey Miyake SS25
Launchmetrics Spotlight

Silhuetas oversized garantem uma boa circulação do ar e previnem que a peça fique presa à pele, o que ajuda na termorregulação do corpo. Dessa forma, recomendamos ter em atenção os diferentes tipos de cortes e experimentar as peças para garantir o máximo conforto.

Escolher peças com recortes e aberturas

Courrèges SS25
Launchmetrics Spotlight

Sendo o equilíbrio uma das principais máximas da Moda, conjugar partes de cima sem mangas, decotes ou saias e calções mais curtos em tons negros é uma excelente opção para garantir uma maior respiração da pele – independemente do valores ditados pelos teremómetros lá fora. Para uma pitada de ousadia, pode também aventurar-se no mundo dos cutouts e apostar em mostrar uma zona extra (e inesperada) da pele.

Jogo de contrastes

Instagram @sylviemus_

No que ao guarda-roupa diz respeito, os visuais all black nem sempre são a única opção para entrar no lado negro do verão. Com as temperaturas altas, recomendamos brincar com os contrastes do espetro cromático e conjugar peças em preto com tonalidades mais claras – como o branco ou o creme. 

Usar calçado aberto

Instagram @gimaguas @havaianaseurope

A anatomia humana dita que os pés têm um grande impacto na temperatura corporal e na sua regularização. Para os apaixonados por calçado irreverente, trazemos boas notícias: neste verão, opte por sandálias, espadrilhas ou propostas com materiais leves e abertos para harmonizar os looks coloridos a negro. 

Optar pelo menor número de camadas

Gucci SS25
Launchmetrics Spotlight

Diferentes (e múltiplas) camadas garantem individualidade e dinamismo aos looks que construímos com as diferentes peças do guarda-roupa. Ainda assim, no que toca a usar preto na estação quente, recomendamos seguir a máxima do “menos é mais” e reduzir o número de camadas ao menor número possível. Neste verão, opte por escolher peças com texturas ecléticas e silhuetas fora do comum.

Carolina Nunes e Rita Petrone By Carolina Nunes e Rita Petrone

Relacionados


Beleza   Compras  

Os 4 passos de beleza para manter a pele iluminada no verão

30 Jul 2025

Beleza   Tendências  

23 penteados e cortes de cabelo para enfrentar o calor

31 Jul 2025

Lifestyle   Roteiro  

5 planos para fugir ao calor da praia

01 Aug 2025

Eventos  

Eis um guia prático para a Semana da Moda de Copenhaga Primavera/Verão 2026

04 Aug 2025