Curiosidades  

Os 10 filmes mais antecipados de 2026

05 Jan 2026
By Gonçalo Castelo Soares

The Drama (2025)

No início do ano é sempre difícil prever quais serão as estreias mais importantes. Que filmes nos irão afetar emocionalmente? Quais iremos esquecer ainda antes de sair da sala de cinema? Quais serão o centro das atenções dos críticos? Acima de tudo, quais serão os filmes cujo impacto irá perdurar para além de 2026? Aqui ficam as nossas apostas.

Hamnet

Hamnet foi um dos filmes mais bem recebidos do ano passado, mas a sua data de estreia em Portugal está marcada para fevereiro de 2026. O filme marca o regresso de Chloé Zhao ao cinema “sério”, depois do famoso falhanço da sua participação no universo da Marvel com The Eternals. Uma adaptação do romance com o mesmo nome de Maggie O’Farrell, com quem Zhao co-escreveu o argumento. O filme conta a história da morte do filho de William Shakespeare, que inspirou a peça Hamlet, e promete ser uma das experiências sensoriais mais marcantes da década.

Sound of Falling

Vencedor do Prémio do Júri na edição de 2025 do Festival de Cannes, este é apenas o segundo filme da jovem realizadora alemã Mascha Schilinski. Um retrato da vida e trauma de quatro gerações de raparigas alemãs, todas ligadas pela mesma localização geográfica ao longo do século passado. Sound of Falling é um dos filmes europeus que mais prémios arrecadou no seu percurso de festivais de 2025.

“Wuthering Heights”

Naquilo que promete ser uma adaptação bastante livre do famoso romance de 1847, aquilo que parece ser mais relevante é a junção de Margot Robbie e Jacob Elordi com Emerald Fennell. Pelos seus filmes anteriores, Promising Young Man Woman (2020) e Saltburn (2023), sabemos que é uma realizadora que gosta de fazer os seus projetos transbordar com controvérsia, o que quer dizer que, provavelmente, vamos ouvir falar muito deste filme ao longo do ano.

Ready or Not: Here I Come

O primeiro Ready or Not apareceu um pouco do nada, mostrando-nos uma mistura entre o género “jogo da morte” e comédia. As hipóteses de sequela eram limitadas, tanto podiam ser em formato de antologia (por exemplo, Knives Out) como uma sequela direta. Esta ultima hipótese foi a escolhida.

The Devil Wears Prada 2

Eis a sequela mais aguardada deste conjunto de filmes. Neste momento, existe apenas um teaser trailer que não revela muito à exceção do regresso de Anne Hathaway e Meryl Streep. O original é um dos filmes pop mais influentes da sua altura, o que faz com que a sequela tenha muitas expectativas a corresponder.

Mother Mary

Uma cantora pop pede à sua ex-figurinista que lhe faça um vestido. No entanto, esta parece decidir criar-lhe o vestido com base no ódio que tem pela cantora. Para quem procura Anne Hathaway num projecto mais sério, tem este filme de David Lowery. Pelo que o trailer nos dá a entender, este será um projecto original mais semelhante a A Ghost Story. Este thriller psico-sexual retrata uma história mais intima e reflexiva do que os seus blockbusters mais populares.

The Drama

A dupla que protagoniza este filme é importante, sim. Zendaya e Robert Pattinson certamente chamam a atenção. O filme junta duas das maiores super-estrelas do contemporâneo enquanto casal prestes a dar o nó e promete ser relevante em 2026. Mas o elemento menos óbvio, que acaba por ser também o mais relevante, é o seu realizador, Kristoffer Borgli, o norueguês responsável por Sick of Myself (2022) e Dream Scenario (2023), duas das experiências mais únicas, peculiares e desconfortáveis da década de 2020.

The Bride!

Este é o segundo filme realizado por Maggie Gyllenhaal, mais conhecida pelo seu trabalho enquanto atriz. Uma adaptação livre em tons pop da personagem Noiva de Frankenstein com alguns dos maiores nomes de Hollywood contemporâneo, como Jessie Buckley, Christian Bale, Peter Sarsgaard, Jake Gyllenhaal e Penélope Cruz.

Disclosure Day

2026 vai-nos trazer (finalmente) o próximo projeto de ficção científica de Steven Spielberg. Ao contrário da dimensão surpreendentemente pessoal que The Fabelmans nos trouxe em 2022, este parece ser um blockbuster com a dimensão que Spielberg nos habituou nos anos 90 e 2000. O trailer não revela pormenores mas garante-nos no elenco Emily Blunt, Josh O’Connor e Colin Firth.

Odissey

Apesar de normalmente alternar entre produções épicas de grande escala e projetos mais pessoais baseados em conceitos peculiares, Christopher Nolan parece agora partir para o maior projeto da sua carreira. No seguimento direto de Oppenheimer, um dos filmes mais falados de 2023, chega-nos Odissey. Nolan tornou-se conhecido por ser um dos poucos realizadores modernos que exige que o seu “Cinema” tenha um “C” grande, o que o coloca na posição ideal para adaptar uma das obras mais importantes da cultura ocidental.

Gonçalo Castelo Soares By Gonçalo Castelo Soares

Relacionados


Lifestyle  

Os 18 filmes de Hitchcock onde o guarda-roupa é protagonista

11 Sep 2025

Lifestyle  

12 filmes de época para ver (e rever) neste outono

09 Oct 2025

Curiosidades  

Os 10 filmes que mais marcaram 2025

23 Dec 2025

Curiosidades   Palavra da Vogue  

Os 10 filmes “camp” para ver nesta quadra festiva

29 Dec 2025