Artigo Anterior

#nailinspiration: 18 unhas para apostar no brilho metálico

Próximo Artigo

Como cuidar da pele sensível em tempos de Covid-19

Tendências 18. 5. 2020

Believe the hype: óleo de coco pode ser o único aliado que precisamos

by Mathilde Misciagna

 

A Vogue elegeu nove formas de o incorporar na sua rotina de Beleza diária e estende-lo a outras utilizações surpreendentes.

Sophia Loren, 1967, A Countess from Hong Kong  

Óleo de coco não é apenas aquele frasco esquecido na secção saudável (e desinteressante) do supermercado. É um produto multifunções, salva-vidas que serve para hidratar pele e cabelo, cozinhar e até branquear os dentes. Se, por algum motivo, ainda não conhece este ingrediente milagroso e todas as suas intermináveis aplicações, a Vogue fez uma seleção.

O que é que óleo de coco não consegue fazer? A resposta é matificar. De facto, não é possível matificar a pele com óleo de coco. Porém, celebridades como Emma Stone ou Gwyneth Paltrow apontam para este produto natural como um dos seus favoritos e nós talvez devêssemos fazer o mesmo. Verifique sempre a embalagem, pois o óleo deve ser puro. Depois de o incluir na sua próxima lista de supermercado, confira as nove sugestões de aplicação abaixo.

Beleza:

Protege a pele contra os raios UV

Quando aplicado na pele pode protege-la dos raios UV, que causam envelhecimento precoce. No entanto, é de notar que o óleo não é um protetor solar convencional, que bloqueia cerca de 90% dos raios ultravioletas.

Alivia a irritação da pele

Estudos recentes comprovam que a utilização desde óleo melhora dermatites e outros problemas de pele tanto como óleos minerais ou outros hidratantes convencionais.

Hidrata as zonas mais ásperas da pele e lábios secos

Cotovelos, joelhos ou planta do pé secos? Experimente hidratar com óleo de coco. No caso da planta do pé, pode colocar o óleo antes de dormir e calçar umas meias, deixando o produto atuar. De manhã verá os resultados. Pode usá-lo no rosto também, embora não seja recomendado para peles oleosas. Quando aplicado nos lábios, deixa-os suaves e hidratados durante horas. E misturado com um pouco de batom antigo pode até tornar-se num gloss improvisado!

Hidrata as mãos e melhora o aspeto das cutículas

Aplique uma pequena quantidade de óleo de coco nas cutículas e massage por alguns momentos. Para além de melhorar o aspeto das suas unhas, reduz os riscos de entrar em contacto com bactérias ou vírus nos salões de beleza.

Remove totalmente a maquilhagem, inclusive a fatídica máscara de pestanas e também serve para limpar pincéis

O óleo de coco é um removedor suave e eficaz de maquilhagem. Aplique com os dedos em movimentos circulares até que toda a maquilhagem derreta e depois lave a cara com o seu habitual gel de limpeza. E por falar em maquilhagem, a limpeza dos seus pincéis não é algo que possa ser feito apenas de vez em quando, mensalmente será o ideal. E o óleo de coco ajuda também nessa tarefa!

Funciona como um condicionador de cabelo profundo

Pode usar óleo de coco quente como um tratamento pré-shampoo para hidratar os fios secos antes da lavagem. Deixe atuar durante pelo menos uma hora para um tratamento hidratante profundo e com resultados visíveis imediatamente.

Melhora o cabelo frisado e com nós

Para quem tem um cabelo denso e grosso, aplique uma fina camada de óleo de coco do meio até às pontas para o deixar brilhante e macio. O óleo de coco ajuda a revestir o cabelo contra a humidade, a suaviza-lo e a dar-lhe um brilho invejável.

Duas utilizações extra:

Remove nódoas

É verdade, pode ser usado para remover nódoas, inclusive em carpetes e móveis. Misture óleo de coco com bicarbonato de sódio até formar uma pasta e aplique durante cinco minutos na nódoa.

Põe móveis de madeira e pele a brilhar

O óleo de coco pode ajudar a manter os seus móveis com uma aparência brilhante e polida. Além de destacar a beleza da madeira natural, o óleo parece funcionar como repelente de pó. Além disso, possui um aroma agradável e delicado – contrariamente a muitos polidores de móveis comerciais que contêm fragrâncias fortes. No que diz respeito à pele, sapatos, cintos, carteiras – todos estes acessórios precisam de ser polidos regularmente, uma vez que isso previne que a pele estale.

Artigos Relacionados

Tendências 19. 9. 2019

Adeus, toalhitas?

Entopem os esgotos, estão a poluir os oceanos e, dizem os especialistas, nem são assim tão boas para a pele. A questão coloca-se: será este o fim das toalhitas?

Ler mais

Tendências 12. 9. 2019

Qual é, afinal, a diferença entre pele seca e pele desidratada?

Pode ser um exercício meticuloso, mas é sempre o mais eficaz. Na procura de compreender melhor a pele, mergulhámos em águas turvas, mas voltámos à superfície com a resposta para o debate pele seca versus pele desidratada.

Ler mais

Tendências 19. 12. 2018

Passo a passo: maquilhagem que dura a noite toda

Olhos de panda, lábios borratados e pele oleosa são inevitáveis depois de uma noite de festa, certo? Não de acordo com as experts. A Vogue perguntou, a quem sabe, os seus segredos para uma maquilhagem que dura a noite toda.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK