Moda   Notícias   Compras  

O que ler, ver e ouvir no Dia Internacional da Moda

21 Aug 2021
By Mariana Silva

Seja em formato de livro, série ou documentário, ainda há muito para descobrir sobre a indústria da Moda.

Seja em formato de livro, série ou documentário, ainda há muito para descobrir sobre a indústria da Moda.

Versace Alta-Costura 1993/4 © Getty Images
Versace Alta-Costura 1993/4 © Getty Images

Fazemos todos parte da indústria da Moda. A partir do momento em que tomamos posse de um simples par de meias, este torna-se num facto inegável. Todavia, até que ponto é que o setor têxtil pode ser restringido às roupas que produz? Na verdade, a Moda tem vindo a criar o seu próprio mundo ao longo das últimas décadas. E há muito para descobrir, seja na realidade, ou através dos filmes, documentários, séries e livros que procuram transparecer aquilo que nem sempre sai dos bastidores.

The First Monday in May (2016)

A primeira segunda-feira de maio corresponde a um dos maiores eventos para a indústria da Moda que se dá em Nova Iorque, mais propriamente no Metropolitan Museum of Art. Fala-se, claro está, da MET Gala, o evento de angariação de fundos onde as celebridades desfilam os looks mais inesperados. Pelo olhar de Anna Wintour, editora-chefe da Vogue, e Andrew Bolton, curador do museu, The First Monday in May aborda os dias que antecedem a tão esperada gala, tal como a exposição de Moda China: Through The Looking Glass.

 

Iris (2015)

O ícone de Moda e do design Iris Apfel apresenta-se no documentário Iris assinado por Albert Maysles, tendo sido um dos últimos trabalhos do realizador antes da sua morte. Enquanto uma personalidade de 93 anos, Apfel descreve o seu apurado sentido de estilo, tal como a sua relação com a arte e todos os nomes que marcaram o seu longo percurso pela indústria. Uma história contada pela visão singular de Maysles, que acaba por encaixar na perfeição com a estética da designer.

 

Yves Saint Laurent (2014)

Nem só de Moda se fazem os primeiros anos da vida de Yves Saint Laurent. Na verdade, há muito para dizer sobre o começo do designer francês, nomeadamente quanto à sua relação com o mais tarde esposo, e sócio, Pierre Bergé. No drama biográfico Yves Saint Laurent pinta-se um cenário tipicamente francês dos anos 50 para contar a história do designer de Moda que ainda hoje é amplamente reconhecido.

 

Catwalk (1995)

Como se encontrava a indústria da Moda na era das supermodelos? A resposta está em Catwalk, o documentário disponível no YouTube onde é possível acompanhar Christy Turlington, Naomi Campbell, Kate Moss e tantos outros nomes de destaque, enquanto as modelos percorrem as passerelles de Milão, Paris e Nova Iorque.

 

Bill Cunningham New York (2010)

A Moda vai muito para além das passerelles e é isso que o documentário baseado na vida de um dos fotógrafos de street style mais reputados nos vem mostrar. Bill Cunningham é uma cara simples, familiar, mas em quem até Anna Wintour procura aprovação, pois como a editora diz “we all get dressed for Billy”.

 

The Bold Type (2017-2021)

O sonho de trabalhar numa revista de Moda em Nova Iorque concretiza-se no papel das personagens Jane Sloan, Kat Edison e Sutton Brady. A vida destas três jovens mulheres é assim a temática da série The Bold Type, que terá a sua quinta e última temporada ainda este ano na Netflix. Fun fact: a atriz que interpreta o papel de Jane Sloan, Katie Stevens, tem descendência portuguesa e já deixou uma mensagem na nossa língua para os seus fãs através das redes sociais.

 

Next In Fashion (2020)

Depois do sucesso de programas como Project Runway, a Netflix tentou a sua sorte na realização de concursos de design de Moda, através de Next In Fashion. Apresentada por Alexa Chung e Tan France, a série teve apenas direito a uma temporada, mas esta já nos deixou alguns jovens talentos de diversas nacionalidades para manter debaixo de olho.

 

Halston (2021)

Poucos conheciam o nome de Halston até à minissérie da Netflix ter despertado a curiosidade relativa à vida deste designer de Moda norte-americano. Quem foi Roy Halston? Ao longo de cinco episódios baseados na vida desta personalidade, é possível descobrir a verdadeira história de Halston, também contada pela Vogue.  

 

Para ler:

Fashion Designers A-Z, de Valerie Steele (2012)

Por ordem alfabética se descrevem os nomes dos designers que marcaram o setor da Moda ao longo das últimas décadas. Neste livro, Valerie Steele, diretora do Fashion Institute of Tecnhology, recolhe cerca de 500 peças da coleção permanente do museu para abordar em Fashion Designers A-Z, um livro reeditado dois anos mais tarde com a colaboração de Suzy Menkes.

The Fashion Business Manual, de Fashionary (2020)

Se a indústria da Moda viesse com um manual de instruções, este seria o livro para tal. Do sourcing ao marketing, The Fashion Business Manual vem desmistificar todos os passos a tomar rumo à criação de um negócio de Moda, nomeadamente para quem revela uma veia mais empreendedora.

The Little Dictionary of Fashion, de Christian Dior (1954) 

Com quantas palavras consegue descrever a Moda? Há uma imensidão de vocabulário associada a este setor e um dos maiores génios da indústria compilou todas as palavras essenciais sobre uma icónica capa cor-de-rosa. Criado em 1954, o dicionário de Christian Dior já sofreu diversas reedições, mas não deixa de ser um must have para qualquer amante de Moda.

The Empire of Fashion: Dressing Modern Democracy, de Gilles Lipovetsky (1987)

Para quem procura uma reflexão filosófica sobre a evolução da Moda ao longo das últimas décadas, Gilles Lipovetsky será o autor pelo qual se deve optar. Em The Empire of Fashion: Dressing Modern Democracy são abordados pontos fulcrais da sociedade, como as questões de género ou a heterogeneidade das classes sociais, sempre numa perspetiva de como a Moda pode definir e moldar tais temáticas.

Fashionopolis: The Price of Fast Fashion and the Future of Clothes, de Dana Thomas (2019)

Atualmente não é possível analisar o setor da Moda sem falar dos problemas ambientais que lhe estão associados e, consequentemente, procurar respostas para um futuro mais sustentável. É precisamente esta a premissa de Dana Thomas em Fashionopolis: The Price of Fast Fashion and the Future of Clothes, uma obra essencial para quando o assunto da moda sustentável em ao de cima.  

Worn Stories, de Emily Spivack (2014)

Também as nossas roupas usadas merecem destaque na indústria, até porque estas são as que nos trazem mais memórias e histórias para contar. Foi dessa forma que Emily Spivack decidiu celebrar as peças de roupa, juntamente com as pessoas que as usam, no livro Worn Stories. Em 2021, a Netflix adaptou o conceito original de Spivack para dar origem à série homónima.    

Mariana Silva By Mariana Silva

Relacionados


Moda  

Open Call | Never a Comeback

18 Jul 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Metalizados

18 Jul 2024

Coleções  

Étoile des Vents, a nova viagem da Dior

17 Jul 2024

Moda  

To be continued | Match Made in Heaven

17 Jul 2024