Moda   Notícias  

O que esperar da Semana de Moda de Nova Iorque

07 Sep 2017
By Rui Matos

De 6 a 13 de setembro Nova Iorque recebe as propostas para a primavera/verão de 2018 em mais um edição da New York Fashion Week.

Setembro é o início de vários ciclos e entre eles estão as Semanas de Moda. Nova Iorque dá o pontapé de saída, depois segue-se Londres, Milão, Paris e Portugal. Antes de começarem a chegar as primeiras imagens das coleções, das primeiras filas  e do tão desejado street style, fomos à procura daquilo que vai acontecer entre o dia 6 e 13 de setembro na Big Apple.

Ainda não nos despedimos oficialmente do verão, mesmo que já estejamos a prever o outono/inverno, em Nova Iorque começam a chegar as propostas para a estação quente de 2018 das linhas de pronto-a-vestir. Tom Ford, Calvin Klein, Ralph Lauren, Marchesa, Marc Jacobs ou Delpozo são alguns dos nomes a marcar presença. 

Enumeramos as 10 coisas que precisa de saber sobre esta edição da Semana de Moda de Nova Iorque.

1 Proenza Schouler, Altuzarra, Rodarte e Thom Browne estão de partida para a Europa, neste ciclo de Semanas de Moda as propostas vão ser apresentadas na cidade francesa, Paris. Tommy Hilfiger segue o mesmo caminho e muda-se para Londres.

2 O grande regresso de Tom Ford e Fenty Puma são os destaques desta edição. Com estes dois nomes a apresentarem em Nova Iorque já se espera uma primeira fila repleta de grandes personalidades ligadas à indústria da Moda, da música e da cultura popular. 

3 A estreia de Raf Simmons foi uma verdadeira lufada de ar fresco para os buyers e críticos da indústria. Depois de ter arrecadado o prémio de Menswear Designer and Womenswear Designer of the Year nos CFDA Awards as expectativas ainda são maiores. 

4 Os 20 anos de carreira de Jeremy Scott: muito antes de ser apontado como diretor criativo da italiana Moschino, Jeremy já contava no seu currículo com uma vasta gama de coordenados divertidos e alusivos à cultura pop.

5 Mansur Gavriel apreseta a primeira coleção de pronto-a-vestir. A marca conhecida pela bucket bag vai mergulhar agora no mundo do vestuário com uma coleção de outono/inverno que fica disponível logo a seguir à apresentação.

6 Os primeiros passos de Kaia Gerber nas semanas de Moda acontece em Nova Iorque com Marc Jacobs, uma vez que a jovem modelo é a nova musa do designer norte-americano.

Yeezy Season 1 © Getty Images
Yeezy Season 1 © Getty Images

7 Yeezus Season 6: quando se trata de Kanye West o segredo é sempre a alma do negócio e como tem sido desde o início o local da apresentação e a data continuam no segredo dos Deuses. O site Business of Fashion avançou com a notícia de que este ano o rapper norte-americano não iria marcar presença na Semana de Moda, contudo nada é confirmado oficialmente.

8 Miguel Vieira marca presença uma vez mais na New York Fashion Week, o designer português  já apresentou as propostas para o outono/inverno 2018 e a primavera/verão 2017 na cidade norte-americana. 

9 A saída dos grandes nomes pode ser um ponto fraco nesta edição, contudo há uma nova oportunidade para os emergentes, neste caso Sies Marjan, Ulla Johnson e Jonathan Saunders ganham destaque. 

10 A espanhola Desigual vai tomar conta do segundo dia da Semana de Moda, dia 7 de setembro, e apresenta os coordenados para a primavera/verão de 2018, este é o primeiro desfile da marca depois de ter anunciado uma colaboração com o criativo francês Jean-Paul Goude.

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Atualidade  

Morreu Claude Montana, icónico designer dos anos 80

23 Feb 2024

Curiosidades   Atualidade  

Cisnes entre patos

23 Feb 2024

Moda   Street Style  

LFW | Models Off-Duty

23 Feb 2024

Beleza  

LFW outono/inverno 2024 | A beleza nos backstages

22 Feb 2024