Artigo Anterior

Mother of Dragons: o passo a passo

Próximo Artigo

Boxer: o passo a passo

Vídeos 11. 6. 2018

O novo livro de Maria João Bastos é mais que um guia de estilo de vida

by Sara Andrade

 

Assume que não é um guia de estilo, é apenas uma partilha do seu olhar. Mas o seu olhar sempre foi um guia de estilo para nós - e Life Style, o primeiro livro de Maria João Bastos, é a sua materialização.

Disse que não, quando a convidaram a colocar por palavras o seu estilo de vida. Disse que não. Mas a mulher que já interpretou mil personagens e que até levou uma delas ao panorama musical - Liliane Marise tem sempre um canto especial nas nossas playlists da silly season -, nunca foi de voltar costas a um desafio. E disse que sim. Disse que sim, depois de ponderar e de deixar que a questão lhe assolasse o cérebro durante uns dias. Disse que sim a pôr por escrito a Moda, a Beleza, a Alimentação que foi aprendendo a ter, mas acima de tudo, a apreciar e a pôr em prática, fosse por gosto, por curiosidade pessoal ou por vicissitudes do trabalho.

Fala com honestidade sobre o projeto e não se cansa de frisar que não inventou a pólvora, apenas colocou por escrito aquilo que as mulheres muitas vezes se esquecem. Sabem, mas se esquecem. E fê-lo de uma maneira que é muito Maria João Bastos: foi buscar ao cinema imagens de inspiração, porque nunca quis dissociar-se desse lado que é tão importante no seu percurso; da sétima arte, mas também da Moda, que tanto fez e faz parte da sua vida, trouxe ainda frases inspiradoras que prometem passar a ser mantras do dia a dia; e da sua experiência de vida, trouxe a partilha, as histórias, os exemplos, que fez questão de enquadrar em cada capítulo para lhe dar contextualização pessoal.

Em Life Style, colocou o seu estilo de vida, mas sem pretensões que o imitassem - até porque a própria atriz admite que as coisas não são sempre lineares (e não faz mal que assim seja): prefere inspirar para que cada leitora descubra os seus próprios rituais do quotidiano (e se esses rituais tiverem um pouco de Maria João Bastos, não é ainda melhor?).

Falámos com a atriz sobre o novo projeto e tentámos condensar a conversa neste vídeo, por demais redutor para a paixão com que Bastos fala deste passo, um que admite poder ser uma vez sem exemplo (ou não, quem sabe?). Explicou-nos a influência da mãe, o guarda-roupa de básicos, a ligação com a Beleza e as receitas que pediu a amigas - de cá e além mar - que partilhassem, "porque eu não sou uma ótima cozinheira... também não sou péssima, mas tenho ótimas amigas que cozinham muito bem".

Um livro para ler de uma assentada e consultar vezes sem conta. Como a entrevista no vídeo acima.

Se não teve oportunidade de "apanhar" a publicação em primeira mão na Feira do Livro, este domingo, 10 de junho, onde a atriz esteve em sessão de autógrafos, Life Style, de Maria João Bastos, é apresentado oficialmente a 19 de junho.

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK