Vogue TV   Vídeos  

O manifesto de Johnny Hooker

13 Sep 2018
By Mónica Bozinoski

Faz parte de uma nova geração de artistas que tem em comum o sangue brasileiro, a mensagem política de igualdade e o desejo manifesto por um mundo mais inclusivo. A Vogue Portugal sentou-se com o músico Johnny Hooker para uma conversa de tocar o coração.

Faz parte de uma nova geração de artistas que tem em comum o sangue brasileiro, a mensagem política de igualdade e o desejo manifesto por um mundo mais inclusivo. A propósito dos seus concertos de estreia em território nacional, no passado fim de semana, a Vogue Portugal sentou-se com o músico Johnny Hooker para uma conversa de tocar o coração.

Johnny Hooker © Fotografia de Manuel Manso

Não é todos os dias que a vida nos presenteia com um feliz acaso como Johnny Hooker. Uma pequena investigação no Google bastou para perceber que iríamos estar perante um dos talentos mais relevantes da sua geração e do panorama musical brasileiro. A voz é forte, mas ecoa com uma delicadeza sublime pelas quatro paredes do estúdio do fotógrafo Manuel Manso. O pulso é firme, mas envolve com o mesmo calor do abraço de um amigo de infância. O sorriso é de orelha a orelha, mas não esconde a luta de um artista que reflete, com a alma e o coração nas mãos para toda a gente ver, a expressão máxima de dar o corpo ao manifesto. 

"Uma vez, Jorge Mautner me falou que a música sempre foi a maior arma de resistência do Brasil, do maracatu ao samba, e isso é muito verdadeiro", conta Johnny Hooker. "É uma cultura que resiste, através da arte, através da música. Fico muito feliz por estar a vir com esta geração de artistas - de mulheres, de negros, de LGBT -, que trazem estas questões para a música". 

Natural de Recife, John Donovan cresceu com uma mãe "que rapava o cabelo, que era punk do ABC Paulista nos anos 80, que usava couro e pintava o cabelo, metade de uma cor, metade de outra", rodeado por referências de provocação e androgenia, de Madonna a Caetano Veloso, sem nunca esquecer o eterno David Bowie, uma paixão que herdou da mãe e que inspirou a sua personagem em palco. 

Mónica Bozinoski By Mónica Bozinoski

Relacionados


Where is my mind?

26 Apr 2024

Moda   Coleções   Atualidade  

Victoria Beckham X Mango: a festa de lançamento

26 Apr 2024

Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Paris

26 Apr 2024

Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Copenhaga neste momento

25 Apr 2024