Artigo Anterior

Como hidratar a pele após a lavagem das mãos

Próximo Artigo

No gel? No problem.

Compras 8. 4. 2020

Notas positivas

by Mathilde Misciagna

 

À medida que o tempo passa e fica cada vez mais difícil arrastar-se para fora da cama, um ritual matinal que inclua um perfume do seu agrado pode transmitir-lhe uma sensação menos cinzenta, e assim definir o tom para que tenha um dia mais brilhante pela frente.

 Elizabeth Taylor, 1940 © Getty Images

Quer seja o cheiro a biscoitos acabados de sair do forno ​​que o levam de volta à cozinha da sua avó ou o perfume de uma loção after-shave que relembra aquele beijo perdido de adolescente, uma fragrância é sem dúvida uma máquina do tempo. À medida que mergulhamos ainda mais na quarentena e perdemos até a noção dos dias da semana, o perfume é uma força poderosa que a pode transportar mentalmente de volta aos dias felizes e ensolarados do verão ou apenas relembrar a sua rotina pré-pandemia.

Cheiro e memória estão intrinsecamente ligados, contrariamente ao que acontece com outros dos nossos sentidos. Isto acontece porque o cheiro é processado no órgão olfativo, localizado na parte mais primitiva do nosso cérebro. É o sentido mais antigo que o Homem tem, desenvolvido para garantir a sobrevivência – procurar comida, fugir do perigo e encontrar um parceiro. À medida que a mensagem olfativa entra no cérebro, passa pela área onde ocorre o reconhecimento cognitivo e forma uma associação positiva ou negativa. Quando encontramos o mesmo odor novamente, ele estimula as partes mais remotas do nosso subconsciente, provocando uma associação a que geralmente chamamos de memória. 

Os cheiros invadem o nosso cérebro inesperadamente e, quando revisitados, abrem as gavetinhas das memórias e emoções, deixando atrás deles uma marca profunda. No entanto, quando usamos o perfume a nosso favor, este pode ser uma influência muito positiva; fazendo-nos sentir seguros e felizes. A escolha certa pode alterar drasticamente o seu humor: aromas cítricos e de frutas, por exemplo, são conhecidos pelas suas propriedades revitalizantes e energéticas.

Para aqueles momentos fatídicos em que daria tudo para ter um tapete mágico que a tirasse do computador e a levasse até uma qualquer espreguiçadeira numa praia distante, ou mesmo que viajasse para o passado, use o seu perfume favorito como um escape.

O poder de uma fragrância não deve ser subestimado e a Vogue dá-lhe 15 sugestões para que comece o dia com notas positivas. 

Artigos Relacionados

Compras 10. 12. 2019

We are family: 12 fragrâncias para descobrir

Dos frutados a florais ou cítricos, este é o guia definitivo para escolher perfumes de acordo com as famílias.

Ler mais

Compras 28. 8. 2019

13 perfumes frescos que carregam o aroma dos últimos mergulhos do verão

A despedida iminente da estação quente faz-se com uma destas fragrâncias, tão frescas quanto a água do mar.

Ler mais

Compras 20. 3. 2019

12 perfumes sem género, para usar e partilhar

Floral para mim, amadeirado para ti? Toto, I have a feeling we're not in Kansas anymore.

Ler mais

Notícias 11. 12. 2018

Aromas essenciais

Stradivarius Essentials é a nova coleção de três fragrâncias da marca espanhola, pensadas para diferentes momentos do dia.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK