Artigo Anterior

In the mood for spring

Próximo Artigo

Shaped by nature: 15 joias made in natureza

Compras 19. 3. 2021

Diga sim a uma nova geração de casamentos

by Mathilde Misciagna

 

A pandemia obrigou a uma nova abordagem àquela que é a celebração do matrimónio. As mulheres estão mais práticas, relaxadas e intimistas em relação a este momento. E por isso pedem vestidos especiais, mas sobretudo pragmáticos.  

The Jaggers no dia do seu casamento, 13 de Maio de 1971 ©Getty Images

À medida que a pandemia se apoderou do mundo, pusemos a nossa vida em pausa. Aulas canceladas, restaurantes fechados (alguns permanentemente) e férias adiadas indefinidamente. Para as milhares de pessoas que planeavam casar-se em 2020 e para as outras milhares que tinham (ou têm) os mesmos planos para 2021, o stress e incerteza provocados pela pandemia são ainda mais reais. Os receios em relação a grandes aglomerados de pessoas permanecem na ordem do dia e muitos casais tiveram que repensar as suas escolhas nupciais. Esta incerteza em relação a tudo levou a que muitos deles abandonassem as ideias tradicionais que tinham em relação ao momento do “sim” e, em vez disso, foram optando por algo mais intimista e seguro, mas não menos especial: o chamado micro casamento ou minimónia (mini cerimónia). 

A verdade é que apesar do nosso conceito de “casamento de sonho” ter-se vindo a alterar ao longo do tempo, a mudança mais radical deu-se durante a pandemia. 300 convidados não só é uma escolha pouco popular como pouco segura. O micro casamento acaba por ser uma celebração do amor muito mais minimalista e íntima, onde o vestido de noiva se torna mais pragmático e discreto sem perder a sua essência. Tirando o peso e opulência associado ao vestido e sendo cada vez mais cuidadosas e seletivas quanto ao que vestir, as noivas estão a escolher vestidos menos tradicionais que possam reutilizar para diferentes ocasiões sociais – não só pela natureza deste novo micro casamento, mas também porque a sustentabilidade permanece uma preocupação que é impossível de ignorar. É uma reinterpretação do matrimónio, um mergulho numa nova e mais simples beleza. Por mais que 2020 tenha sido uma enorme bofetada para todos, também deu aos casais a oportunidade de reavaliar as suas prioridades no que diz respeito ao dia mais especial das suas vidas e pensar fora da caixa, focando-se no que é mais importante para eles em vez de ceder a pressões externas e querer agradar a gregos e a troianos. 

Muitas das noivas de hoje já ultrapassaram a ideia do vestido de princesa imaculado e consideram marcas independentes, marcas que nem têm coleções especificamente bridal, cortes inesperados, mais relaxados e experimentais e outras interpretações não tradicionais do que usar quando dizem o "sim". Por isso, de agora em diante a regra é não haver regras e estar preparada caso os planos mudem inesperadamente. Independentemente do caminho que as tendências de casamento sigam no futuro, uma coisa é certa: o coronavirus chamou realmente a atenção para o facto de que uma relação que nos preenche emocionalmente é muito mais importante do que a forma como os momentos especiais que vivemos aparecem no Instagram.

Abaixo, reunimos 15 opções de vestidos que estão em linha com este novo mindset

Artigos Relacionados

Tendências 2. 2. 2021

Como comprar um vestido de noiva sustentável

Das marcas ecológicas que precisa de conhecer à compra de uma vestido de noiva vintage ou usado, aqui está tudo o que precisa de saber antes de dar o nó.

Ler mais

Tendências 30. 11. 2020

O casamento ideal: há fórmulas perfeitas de matrimónio?

Nesta época de radicalização, há quem defenda a “família tradicional” com unhas e dentes e quem diga que liberdade está acima de tudo. Não se percebe porque tanto discutem, pois todos têm razão.

Ler mais

Notícias 29. 6. 2020

Upcycling: como transformar o seu vestido de noiva

Embora muitos casamentos em 2020 tenham sido adiados devido à pandemia, as pesquisas por vestidos de noiva em segunda mão estão a aumentar e o mercado de upcycling está em crescimento. As designers Alice Temperley e Tess van Zalinge, e os fundadores da marca Wed partilham as suas ideias inovadoras para dar a esta peça de utilização única uma vida mais longa.

Ler mais