Artigo Anterior

Dois em um: a tendência dos 50/50

Próximo Artigo

New it bag in town

Tendências 31. 7. 2018

No shade

by Mónica Bozinoski

 

Sejam cat eye, redondos ou quadrados, o único mote que os óculos de sol da estação quente seguem é quanto mais pequeno, melhor.

©Instagram

"Acho que nos vamos arrepender deste visual tiny sunglasses", escreveu a atriz Mindy Kaling na sua página de Twitter, há cerca de dois meses atrás. Reese Witherspoon respondeu com um "Lembro-me deste momento nos meados dos anos 90 #arrependimento", Kathy Griffin usou uma imagem sua com óculos de sol oversized e um "Não podia concordar mais com isso" para apoiar a afirmação de Kaling, e Busy Phillips admitiu ter comprado um par de tiny shades, e que a única pessoa que os usava verdadeiramente era a sua filha Birdie. 

Entre os mais de 17 mil retweets da publicação estavam também referências a Carrie Bradshaw, a personagem de Sarah Jessica Parker em O Sexo e a Cidade, ao papel de Catherine Deneuve em Fome de Viver, ao filme Matrix ou ao look usado por Kristen Stewart em Cannes, todas elas provas de que esta tendência de eyewear é verdadeiramente cool, e que arrependimento é uma palavra que não combina com usar pequenas lentes no rosto. 

Kanye West estaria orgulhoso. Depois de se proclamar o responsável pelo styling e pela makeover ao guarda-roupa de Kim Kardashian, que deixou a socialite em lágrimas, estava na altura de declarar o fim de uma era. "Ele enviou-me uma data de emails a dizer 'Já não podes usar óculo de sol oversized. A única tendência que importa agora é a dos tiny little glasses'", contou a Jonathan Cheban e Kourtney Kardashian num episódio da décima quarta temporada de Keeping Up With The Kardashians, enquanto usava uns óculos de sol ao estilo Matrix durante o almoço. "Ele enviou-me milhares de fotografias dos anos 90 com óculos de sol como estes". 

"Estes modelos mais pequenos são modernos e entusiasmantes", disse Hamish Tame, diretor criativo da Le Specs, em entrevista à Cosmopolitan. "Vivemos muitos anos agarrados à tendência de óculos de sol pesados e oversized. Agora, usar um par de óculos de sol mais pequeno parece algo fresco e libertador", concluiu. 

A par com os modelos da marca australiana, os tiny sunglasses atravessam um espetro de nomes como Poppy Lissiman, Roberi & Fraud, Louis Vuitton, Miu Miu ou Balenciaga, sem esquecer as propostas ao estilo Matrix presentes na segunda coleção de Gigi Hadid com Vogue Eyewear, uma das muitas provas de que a tendência "quanto mais pequeno, melhor" não se aplica apenas às carteiras da estação, mas também ao eyewear

"Ainda há muito para explorar no universos destes estilos mais estreitos, onde podemos começar a experimentar com outras formas e outros materiais" referiu Hamish Tame à Cosmopolitan, dando como exemplo os visuais mais geométricos como os hexágonos, e a iteração de metais e plásticos. "Diria que este micro momento ainda vai durar mais alguns anos". 

O coletivo de celebridades e it girls da Moda parece concordar com a afirmação de Tame. Podem não ser a melhor opção para proteger contra a intensidade dos raios de sol, mas a verdade indiscutível é que Bella Hadid, Rihanna, Elsa Hosk, Olivia Culpo, Priyanka Chopra ou Kendall e Kylie Jenner são alguns dos nomes que já se renderam a esta tendência, exibindo os seus tiny frames um pouco por toda a parte.

Das versões cat eye às formas mais redondas ou quadradas, passando pelas lentes ou armações coloridas aos modelos mais sóbrios, percorremos o Instagram destes e outros nomes, e reunimos as melhores imagens de inspiração. 

Artigos Relacionados

Compras 19. 7. 2018

Missão solar

A abrir o apetite para a estação quente, o menu de verão chega com mais de 30 pares de óculos de sol coloridos, numa bandeja recheada de estilo.

Ler mais

Palavra da Vogue 7. 6. 2018

Trio maravilha

Existe algo melhor que um par de óculos de sol, inspirado no modelo usado pelo artista Andy Warhol, onde a leveza e a transparência complementam o tom vibrante?

Ler mais

Notícias 19. 3. 2018

Os óculos de sol que levo…

Para chorar, para rir, para proteger e para seguir as tendências.

Ler mais

Palavra da Vogue 9. 3. 2018

Debaixo de olho

A primeira linha eyewear de Gonçalo Peixoto é uma demonstração de amor pela liberdade.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK