Moda   Tendências  

Dois em um: a tendência dos 50/50

31 Jul 2018
By Rui Matos

Ao que tudo indica, o futuro vai ser tudo menos um coordenado monocromático, pelo menos para aqueles que gostam de arriscar e de elevar a própria fasquia.

Ao que tudo indica, o futuro vai ser tudo menos um coordenado monocromático, pelo menos para aqueles que gostam de arriscar e de elevar a própria fasquia. Uma peça de roupa dividida em pelo menos duas tonalidades, ou padrões, é o próximo passo da indústria. 

© ImaxTree

Há três anos, em 2015, foi lançada a t-shirt Antwerpen, uma peça que foi divida a meio e, posteriormente, cosida para que o estampado ficasse assimétrico. O responsável? Deman Gvasalia, o fundador da Vetements que é também conhecido como o desencadeador da grande maioria de tendências que vemos hoje nas ruas e um bocadinho por todo o mundo virtual, a.k.a Instagram. 

A seguir os passos do criador georgiano, tivemos Marc Jacobs na primavera/verão de 2016, o norte-americano Virgil Abloh que, na Off-White, tem explorado a tendência ao longo de várias coleções, mais recentemente, o russo Gosha Rubchinskiy, que na passerelle da estação quente de 2018 apresentou casacos com materiais distintos e, ainda, a britânica Burberry que brincou com vários padrões na última apresentação de Bailey para a marca. 

Era tudo uma questão de tempo até esta tendência - batizada pela Dazed & Confused e pela Vogue Espanha como 50/50 - surgir nos nomes mais sonantes da indústria. Calvin Klein 205W39NYC e Alexander Wang são duas das etiquetas que, para este verão, reinterpretaram a 50/50. Para a estação fria, também a Prada - que misturou os padrões de 1996, 2005 e 2014 num só coordenado - e a francesa Céline, que se aventurou a conjugar duas cores que casaram na perfeição graças à tonalidade, fizeram as suas propostas. 

No street style e no Instagram, por exemplo, há nomes a dar o corpo ao manifesto. O Anjo sueco Elsa Hosk já se rendeu a um par de calças 50% bege e 50% pretas com riscas prateadas, uma criação Monse; e Pernille Teisbaek palmilhou as ruas com uma sandália de cada cor (50% preto, 50% branco).

Será isto uma bipolaridade estética, uma adaptação aos novos tempos ou uma mensagem de união entre linhas, cores e padrões? O tempo ditará o rumo da tendência 50/50, mas temos uma certeza: é expectável que cresça nos próximos meses.

 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Moda  

Open Call | Shades of Doubt

26 Jul 2024

Pessoas  

As celebridades mais bem vestidas do prelúdio dos Jogos Olímpicos de 2024

26 Jul 2024

Curiosidades  

Nos Jogos Olímpicos de Paris, as mulheres portuguesas fazem história

25 Jul 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Recortes

25 Jul 2024