Lifestyle   Agenda  

Vogue Portugal x Decentral Art Pavilion: três capas como NFTs em leilão

26 May 2022
By Sara Andrade

"Iconic", "Freedom on Hold" e "Fairytale" são as três capas que fazem parte da exposição de NFTs organizada pelo Decentral Art Pavilion e que se incluem no leilão promovido pela referência em arte.

For the english version, click here. 

"Iconic", "Freedom on Hold" e "Fairytale" são as três capas que fazem parte da exposição de NFTs organizada pelo Decentral Art Pavilion e que se incluem no leilão promovido pela referência em arte.

 

Em paralelo com a Bienal de Arte de Veneza, Fashion, Luxury and NFTs é a mostra que quer descodificar NFTs e o futuro da Arte. Patente desde 20 de abril, o Palazzo Giustinian Lolin, em Veneza, serve de morada física a uma exposição com um forte foco digital que engloba obras de arte de nomes como Coldie, Aaron Penne e XCopy e mais de 200 NFTs criadas por mais de 80 artistas internacionais já renomados nesta área - e outros que dão os primeiros passos neste Universo, como a LightHouse Publishing, que estreia as suas primeiras NFTs a convite da Decentral.

Para responder ao desafio do Decentral Art Pavilion, a Lighthouse escolheu três emblemáticas capas da Vogue Portugal, publicadas sob a sua direção criativa: a capa da edição "Iconic", uma das três que inauguraram o relançamento da Vogue Portugal agora numa nova casa, em outubro de 2017; a "Freedom on Hold", essa imagem que marca uma época e que ficará para sempre para a posteridade como testemunho da era que a máscarafacial era o acessório du jour; e a "Fairytale", a mais recente edição da revista ainda em banca e que ganha aqui um lugar de destaque não só pela sua beleza, mas também porque, numa altura em que o mundo não é um conto de fadas, será sempre possível acreditar em magia. Os três exemplares únicos estão em leilão na plataforma Foundation, só até 20 de junho, a par e passo com a exposição Fashion, Luxury and NFTs, que conta com a curadoria e organização de Florencia S.M. Brück, Javier Krasuk, Diego Lijtmaer e Simone Furian, com o design de instalação a cargo de David Rodríguez Gimeno e a secção de fotografia orientada por Arianna Grava.

A mostra é um mergulho na descentralização da arte, com o objetivo de educar, criar ligação e seduzir o aficionado, o colecionador, mas também o público em geral e remoto, impulsionando, pelo meio, o debate em torno das NFTs e o seu impacto na arte, para criar uma maior compreensão e apreciação pelas tecnologias à margem. Fashion, Luxury and NFTs é a primeira apresentação antológica de obras de arte em versão NFT, extrapolando o seu cariz enquanto exibição para trazer à luz o significado social da digitalização para as gerações vindouras. 

"Testemunhamos uma evolução artistica sem precedentes na qual a arte contemporânea se expande num piscar de olhos. esta expansão requer um diálogo com os mecanismos tradicionais para que todas as variantes artísticas, tanto analógicas quanto digitais, possam coexistir num futuro em que a blockchain fará parte das nossas vidas", explica Javier Krasuk. E isso não se faz sem um olhar para o passado, por mais recente que seja: numa secção do espaço intitulada 0.14, a curadoria de Robert Alice propõe uma retrospetiva ao início deste movimento que abanou o mundo da arte contemporânea, ao mostrar algumas das obras mais simbólicas dos primórdios da linhagem NFT - os pioneiros que as trouxeram, os diferentes subgéneros que daí surgiram. 

Aberta ao público, de entrada livre e patente até 20 de junho, o Decentral Art Pavilion convida ainda a oito fins-de-semana de artividades temáticas relacionadas com NFTS (temas como as Mulheres e as NFTs ou a Moda e a Música e as NFTs), e uma série de debates ao vivo que convidam a audiência a pondear a propriedade digital, a origem e o futuro da arte, num programa que pode acompanhar aqui. A exposição e as consequentes atividades estarão também acessíveis virtualmente, à propos da essência da iniciativa, no Metaverse do Decentral Art Pavilion, e, se andar por Veneza, não estranhe se apanhar as NFTs espalhadas pela cidade - há realidade aumentada um pouco por todo o lado. 

Para mais informações, visite Decentralartpavilion.io

Sara Andrade By Sara Andrade

Relacionados


Opinião  

Got Milk?

18 May 2024

Moda  

12 small brands que vale (muito) a pena conhecer

17 May 2024

Notícias  

As melhores lojas vintage de Lisboa

17 May 2024

Curiosidades  

Os 6 álbuns de vingança mais famosos da história da música

16 May 2024