Lifestyle  

Modo avião: 7 essenciais que nunca podem faltar numa mala de viagem

23 Jan 2026
By Diana Inácio

Fotografia de Kapturing, com styling de Juan Camilo Rodriguez para o The Big Book of Trends Issue da Vogue Portugal, publicado em Setembro de 2024

As viagens são verdadeiras fontes de prazer, mas também de muita ansiedade. Numa miscelânea de datas e horários, fazer a lista do que levar na mala é um dos principais fatores de frustração. Para evitar chegar a um nível irrevogável de stress, reunimos 7 essenciais que não podem faltar numa viagem durante a estação mais fria do ano.

Entre marcações, peças de roupa que juramos que vamos usar (mas que nunca usamos) e temperaturas que insistem em manter-se frias, fazer a mala de viagem perfeita é um exercício desafiante de equilíbrio. O espaço é limitado, os essenciais volumosos e o medo de nos esquecermos de algo importante é real. Para evitar frustrações desnecessárias e garantir umas férias de inverno de sonho, eis 7 must-haves para fazer uma mala de viagem prática, completa e eficaz.

1. Os verdadeiros essenciais

Porque há coisas que simplesmente não podem ficar para trás, comecemos pelos clássicos que tendem a ficar esquecidos até à última hora: os documentos. Cartão de cidadão, passaporte, bilhete de avião e, sim, dinheiro físico. Parece uma lista óbvia, mas são os grandes (e principais) culpados de regressos a casa e férias arruinadas. A estes itens, juntam-se as chaves de casa (essenciais no regresso), assim como os cartões bancários e de seguro de saúde (nacional e internacional) – afinal, mais vale prevenir do que remediar.

2. Como escolher a mala

Escolher a mala certa é metade do trabalho feito. Vazia, a mala de viagem deve ser leve, mas sobretudo resistente – de forma a resistir às diversas peripécias do aeroporto. Quando se fala de malas de cabine, é inevitável mencionar as regras rígidas pelas quais se regem: obedecer às regras de tamanho é o principal, tudo o resto é secundário. Cores, texturas e detalhes são um extra, desde que não impliquem taxas adicionais. Recomendamos prestar uma atenção especial às rodas: devem ser pequenas e práticas, já que é frequente serem problemáticas quando chega a hora de medir a mala. 

As mochilas também são uma opção funcional e prática. É nela que devem constar os essenciais por um voo confortável e sem sobressaltos. Mas também é essencial levar uma carteira pessoal que nos acompanhe nas inúmeras aventuras do dia a dia. Como qualidades, a carteira deve ser espaçosa o suficiente para acomodar os mil e um souvenirs que colecionamos, mas também é essencial que seja elegante e compacta. 

3. À prova de frio

Quando as temperaturas baixam, a estética assume um papel secundário face à funcionalidade que é exigida ao guarda-roupa. As peças térmicas são indispensáveis: leggings, camisolas e meias cuja composição é feita à base de fibras naturais tornam-se aliados de ouro. Nas camadas exteriores, vale tudo – desde saias, calças confortáveis, malhas oversized ou até um sobretudo statement. Já gorros, luvas e golas são detalhes essenciais para evitar constipações. Por fim, roupa interior e um pijama quente são também indispensáveis, porque o conforto também é considerado um luxo.

4. Calçado confortável

Escolher o calçado adequado é sempre um dilema entre o conforto e o estilo – mas é nessa linha ténue que vive o par ideal. No inverno, as botas são o melhor investimento, já que são práticas, quentes e elegantes. Ainda assim, se o espaço o permitir, recomendamos levar mais do que um par, de forma a garantir vários looks diferentes mas também manter o conforto ao longo dos dias.

5. Essenciais de beleza

A pele sente tudo: mudanças de clima, de rotina e até de fuso horário. Por isso, a rotina de skincare não pode ficar em casa. As versões travel size são cada vez mais comuns, mas quando não existem, a solução é simples: frascos reutilizáveis de até 100ml. Assim, nenhum produto essencial fica para trás – nem no controlo de segurança. Além de cuidados de pele, a pasta e escova de dentes, o perfume e os cuidados capilares merecem também um espaço na mala de viagem.

6. Os detalhes que fazem a diferença

Para quem prefere viajar de forma leve e despreocupada, os acessórios podem, à primeira vista, parecer dispensáveis, mas um pequeno porta-joias ocupa pouco espaço e tem o poder de transformar qualquer look. Brincos, colares e anéis são suficientes para elevar conjugações simples. Os óculos de sol entram também nesta lista – são indispensáveis, sobretudo em destinos com neve. 

7. Tecnologia

Quando se fala em tecnologia, é quase um dado adquirido que, do telemóvel, ninguém se esquece, mas e do carregador? É um dos mais clássicos erros de viagem. Os carregadores lideram a lista de essenciais tecnológicos, mas recomendamos também levar uma powerbank, auscultadores e um e-reader. Já uma câmara fotográfica tem vindo a revelar-se um verdadeiro indispensável para eternizar todos os momentos, merecendo assim lugar de destaque na mala de viagem. Por fim, o must-have inesperado surge na forma de uma tripla – quando todos os dispositivos precisarem de energia e as tomadas forem escassas, este é um detalhe que promete tornar-se o herói de qualquer viagem.

Diana Inácio By Diana Inácio
All articles

Relacionados


Moda   Compras  

15 chapéus ecléticos para adicionar ao guarda-roupa neste inverno

26 Nov 2025

Moda   Compras  

Um guia essencial para criar uma rotação de calçado para a estação fria

18 Nov 2025

Lifestyle   Roteiro  

O que é o après-ski? Eis 5 destinos para adicionar ao roteiro neste inverno

02 Jan 2026

Beleza   Compras  

SOS frio: 8 essenciais para hidratar e proteger a pele contra os danos do inverno

15 Jan 2026