Artigo Anterior

H&M: passos largos e conscientes rumo à sustentabilidade plena

Guestlist 31. 7. 2020

Modern pilates, ou a forma mais completa de cuidar do corpo

by Vogue Portugal

 

O Modern Pilates é uma formação avançada do Pilates tradicional que tira o melhor partido do método que tem conquistado o mundo há mais de 100 anos. 

 

Foi numa enfermaria, durante a I Guerra Mundial, que Joseph Pilates colocou em prática um método que pretendia devolver a mobilidade e a força aos pacientes durante a sua hospitalização. Esse método começou por se chamar Contrologia (controlo consciente de todos os movimentos do corpo sincronizados com a respiração) e só mais tarde é que ficou apelidado com o nome do seu criador. Um século depois, os benefícios do Pilates estão fortemente comprovados. A postura melhora significativamente, o que permite uma maior qualidade de vida e facilidade nas rotinas diárias e, segundo estudos recentes, a prática desta modalidade permite ter resultados fisioterapêuticos em apenas três sessões, melhorar a postura em dez, e transformar o corpo em 30 sessões. 

Agora, em 2020, chega uma nova forma de fazer Pilates com grandes equipamentos, o Modern Pilates, uma modalidade excluiva dos clubes Holmes Palce. “Este conceito partilha dos mesmos princípios de força, mobilidade, equilíbrio e gravidade, para um controlo consciente de todos os movimentos do corpo, tornando-o mais eficiente,” explica-nos Ana Custódio do Holmes Place, uma das sete formadoras em Portugal, reconhecida pela Pilates Method Alliance. Aproveitamos o know how de Ana Custódio para lhe perguntar o que é que precisamos de saber antes de começarmos a praticar Modern Pilates? “Para o inicio desta modalidade, é fundamental proceder a uma avaliação inicial, de forma a conhecer características pessoais, bem como os objetivos, de forma a definir etapas e metas a atingir, seja ao nível de performance, seja ao nível de recuperação de lesão, ou até mesmo, em ganho de mobilidade para que as tarefas do dia a dia sejam mais fáceis.A modalidade pode valer por si só mas também pode servir de alavanca a outras atividades ou como parte integrante das mesmas.”

“Para quem procura um estilo de vida saudável, o método Pilates melhora a circulação sanguínea, aumenta o fluxo de oxigénio e nutrientes ao cérebro e ao resto do corpo. Desenvolve a capacidade de foco e concentração para uma execução fluída dos movimentos,” começa por nos contar Débora Montenegro, modelo, uma verdadeira adepta do Modern Pilates, sobre a sua experiência. “O Pilates trabalha a força e a flexibilidade, desenvolvendo o corpo uniformemente. Melhora ainda a postura, promovendo o alívio de dores e desconforto causados pelos desequilíbrios musculares. Tenho uma maior responsabilidade com a minha postura, seja a fazer caminhadas ou a andar simplesmente. Tenho a voz da minha instrutora sempre presente a dizer me: ‘Faz um ar snob’ para ficar com a postura correta (risos).” 

Reformer, Chair, Cadillac, Wall Unit e Ladder Barrel, são estas as cinco máquinas utilizadas no Modern Pilates. Calma. Não é preciso ficar assustada com os nomes, nem o aspeto gigantesco destas máquinas. Estes equipamentos permitem trabalhar todo corpo de forma segura, controlada, eficaz e adaptada a cada situação, sendo a força, a mobilidade, o equilíbrio, a resistência e flexibilidade cinco das componentes trabalhadas. E a pergunta que não quer calar: Pilates tradicional ou Modern Pilates? “Modern Pilates, sem dúvida! Ter um acompanhamento permanente e personalizado, com o auxílio dos reformers para os exercícios tornam estas aulas mais estimulantes e com um resultado rápido e eficaz”, diz-nos Débora. “Praticar Pilates é mais que um método: é uma filosofia de vida.”

O Holmes Place já descobriu a importância desta modalidade e, nesse sentido, montou seis estúdios exclusivos para esta modalidade que pode encontrar nos clubes de Cascais, Alvalade, Miraflores, Defensores de Chaves, Palácio Sottomayor, Boavista e Constituição. 

Agradecimentos: Styling - Melt Europe / Cabelo - Carmo Catarino / Maquilhagem - La Mer