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Mickey Mouse: de mascote a ícone de Moda

02 Nov 2018
By Kasia Hastings

A propósito do 90º aniversário de Mickey Mouse, a Vogue homenageia o desenho animado que inspirou a indústria da Moda, da Gucci à Marc Jacobs.

A propósito do 90º aniversário de Mickey Mouse, a Vogue homenageia o desenho animado que inspirou a indústria da Moda, da Gucci à Marc Jacobs.

©GettyImages

Muito mais do que um cartoon, o Rato Mickey celebra, a 18 de novembro, 90 anos como o emblema mais amado da América. A primeira aparição na Walt Disney foi no filme de 1928, Steamboat Willie, do mestre de animação Ub Iwerks, e desde então o boneco animado da Disney passou nove décadas in vogue, a colecionar fãs de todas as gerações e de todos os cantos do mundo - entre eles modelos, designers de Moda, estrelas pop e punk rockers. 

Dos sketches ingénuos e charmosos a preto-e-branco a vencedor de um Óscar pelo filme Fantasia, da pop art à música pop, das t-shirts vintage a peças de design de culto, este rato antropomórfico foi deixando a sua marca em todas as áreas, mas é o mundo da Moda que se continua a inspirar na sua imagem instantaneamente reconhecível. Contrariando todas as probabilidades, o Mickey tornou-se um símbolo de elegância para a eternidade. Quer seja na sua forma mais pura e populista ou numa iteração mais subvertida e surreal, nada é tão cool como uma t-shirt com um emblema do Mickey estampada - como provam Pat Cleveland, Demi Moore e Elsa Hosk.

Para além dos estilos vintage, aos 90 anos, Mickey é agora uma peça importante de iconografia, tão celebrada como as estrelas, riscas ou polka dot. As homenagens da indústria da Moda à mascote, criadas por nomes como Marc Jacobs, Gucci e, mais recentemente, Jeremy Scott na sua nova colaboração Moschino [tv] H&M, continuam a reafirmar o seu status de culto entre os amantes de Moda. Quer apareça numa silhueta preta simples ou com um padrão colorido, Mickey acrescenta sempre um lado divertido à indumentária. 

Enquanto o famoso rato comemora o 90º aniversário através de diferentes coleções-cápsula com marcas como a Levi’s, Vans, Mango, Rag&Bone e muitas outras, a Vogue celebra as estrelas que o ajudaram a tornar-se um ícone.

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