Artigo Anterior

Kendall Jenner, um ícone da nova geração

Próximo Artigo

Pyer Moss: cinco coisas a saber sobre a marca

Curiosidades 2. 11. 2018

Once a Queen, always a Queen

by Mónica Bozinoski

 

A propósito do 263º aniversário de Marie Antoinette, reunimos os presentes essenciais para uma rainha dos tempos modernos, que prometem trazer a mesma aura de extravagância de uma das figuras mais emblemáticas da História.

Há doze anos atrás, Sofia Coppola abriu as portas para o mundo de opulência de uma das figuras mais luxuosas, excessivas e certamente excêntricas da realeza francesa com a sua longa-metragem de 2006, Marie Antoinette. Estes traços da famosa rainha, interpretada pela atriz Kirsten Dunst na obra cinematográfica de Coppola, não eram segredo para ninguém: mas esta viagem visual continua a ser uma lembrança do porquê de Marie Antoinette ser a rainha das rainhas. 

Entre o dramatismo dos seus coordenados reais e a indulgência da sua dieta, Marie Antoinette ficou conhecida por seguir uma rotina de Beleza verdadeiramente fiel à sua personalidade. A limpeza de rosto, o primeiro passo no regime da icónica rainha, era concretizada com a receita de Eau Cosmétique de Pigeon, um concentrado popularizado pelas mulheres dinamarquesas, com sucos de nenúfares, melão, pepino e limão, ao qual se juntavam os curiosos ingredientes de migalhas de pão francês, vinho branco e pombo estufado.

A rotina de rosto de Marie Antoinette incluia ainda a aplicação de Eau des Charmes, um tónico adstringente que era colhido diretamente das vinhas no mês de maio, e uma máscara de rosto do it yourself. A assinatura da rainha para uma pele fresca e radiante era conseguida através da mistura de duas colheres de chá de cognac, um ingrediente usado para estimular a circulação, cinco colheres de leite em pó para renovar as células, sumo de limão e uma clara de ovo. 

Num ritual algo atípico para a época, a rotina de Marie Antoinette não estaria completa sem diversos banhos por dia. Segundo Melanie Clegg, autora de Marie Antoinette: Intimate History, a rainha transformava o momento diário num ritual de indulgência pura, enchendo a sua banheira com pinhões, linhaça e amêndoas doces - usados por Antoinette para suavizar e acalmar a pele -, ao mesmo tempo que esfoliava o corpo com um pano de musselina, ao qual juntava farelo de arroz. 

"Marie Antoinette adorava pomades perfumadas com rosas, baunilha, frangipana, tuberosa, cravos, jasmim e mille fleurs", escreve Élisabeth de Feydeau em A Scented Palace: The Secret History of Marie Antoinette's Perfumer. Com um nez verdadeiramente apurado, a rainha era uma amante confessa de fragrâncias, e perfumava o Palácio de Versailles com flores acabadas de colher e pot-pourri. Rosa, jasmim, tuberosa e flor de laranjeira eram os aromas de eleição de Marie Antoinette, a par com a lavanda, usada pela rainha na forma de óleo essencial para nutrir e perfumar a pele. 

Apesar das extravagâncias de Marie Antoinette nunca terem sido bem vistas ou aceites de bom grado pela corte francesa, é impossível negar a influência do inesquecível sentido estético da rainha, do seu romantismo exacerbado e quase decadente ao seu amor por motivos florais, tons pastel e acentos dourados um pouco por toda a parte. 

Para celebrar os 263 anos de Marie Antoinette, e porque um pequeno (grande) luxo, como a própria nos ensinou, é sempre bem-vindo - seja com uma fragrância para perfumar o ambiente, com uma máscara de seda para uma boa noite de sono, ou com uma peça decorativa digna de qualquer palácio que se preze -, a Vogue reuniu 25 sugestões de presentes para se sentir como uma verdadeira rainha em casa. 

Artigos Relacionados

Tendências 12. 7. 2018

Pretty in pink

O grande ecrã serve de inspiração para o look da estação: um vestido cor-de-(sonhos)rosa.

Ler mais

Tendências 12. 9. 2017

Moda e Cinema: a Friendzone

Durante décadas, a Moda e o Cinema presentearam-nos com uma paixão melosa, feroz, quase irritante de tão feliz. Como (quase) todas, essa relação acabou - pelo menos, nos moldes em que a conhecíamos. Estes são os filmes que mais influenciaram a forma como nos vestimos hoje. E amanhã.

Ler mais

Tendências 19. 7. 2017

Filmes (De)Coração

Uma carpete The Shinning, um papel de parede Marie Antoinette, um sofá Le Mépris. Se filmes fossem marcas, esta seria a nossa lista de compras para decorar a casa - mas como não são, deixemos que nos façam sonhar um bocadinho mais alto.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK