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Notícias 2. 3. 2022

Como o metaverse está a influenciar as Semanas de Moda

by Mariana Silva

 

Cada vez mais próxima do digital, a indústria da Moda parece estar prestes a passar para um novo patamar.

Cortesia de Jonathan Simkhai

Na Semana de Moda de Nova Iorque, que se deu por volta de meados de fevereiro, houve quem levasse a passerelle para uma nova dimensão. Não deverá ser novidade para ninguém se dissermos que a tecnologia tem em muito impactado a indústria da Moda de uma forma geral e, em particular, as apresentações preparadas pelas marcas. Mas tais inovações estão prestes a chegar a um novo patamar, com a introdução do metaverse. 

A forma mais simples de definir o metaverse passará por imaginar todos os aspetos da nossa vida atual e transportá-los para um panorama completamente digital. Da habitação em que vivemos à profissão que exercemos, passando pelas relações sociais e amorosas, animais de estimação ou atividades culturais que mantemos, tudo isto poderá, num futuro próximo, ser experienciado no nosso computador, através de uma simples ligação à Internet. 

Embora o metaverse ainda não faça parte da realidade do cidadão comum, já existem plataformas que permitem aceder àquilo que é também chamado de Web 3.0. Entre essas, destacam-se a Decentraland ou a The Sandbox, onde grandes empresas de tecnologia - e não só - têm vindo a testar diversos aspetos desta transição digital. E a Moda não quer ficar atrás.

Cortesia de Jonathan Simkhai / Imax Tree

Por isso, quando dizemos que a passerelle foi levada para uma nova dimensão, falamos de uma forma bastante literal, e colocamos Jonathan Simkhai ao leme da mudança. No seio da New York Fashion Week, o designer norte-americano apresentou a sua coleção de outono/inverno de 2022 na plataforma virtual Second Life. Este jogo de entretenimento, cujo propósito passa por, tal como o nome indica, providenciar uma segunda vida virtual aos seus utilizadores, foi lançado em 2003, mas é uma das coisas mais próximas que hoje temos do metaverse. 

Jonathan Simkhai criou, nesta plataforma, uma passerelle totalmente virtual, onde desfilaram avatares envergando as peças digitais criadas pelo designer. A par com esta coleção virtual, foi produzida uma versão física dos coordenados apresentados, que deverão estar disponíveis nos próximos meses. 

Cortesia de Roksanda

Porém, Simkhai não foi o único que escolheu apostar no digital com o seu desfile. Durante a Semana de Moda de Londres, Roksanda deixou o seu look final ser exibido numa dimensão virtual, fruto de uma parceria com a Clearpay. A colaboração entre as duas empresas tinha como objetivo “trazer a digitalização, a acessibilidade e a inovação para todos os amantes de Moda”, e deu origem a um NFT que se encontra disponível no site da marca.

Também em Portugal já se começam a ver vestígios desta aproximação ao digital. A ModaLisboa, que terá lugar entre os próximos dias 10 e 13 de março, recebeu como tema esta mesma fusão de realidades, ao intitular-se Metaphysical. 

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