Menopausa 101 | Parte III: “A Mente”

08 Mar 2023
By Asuka Kawanabe

Se está com dificuldades, é um problema que deve ser endereçado.

Se está com dificuldades, é um problema que deve ser endereçado. 

© iStock Photo

Explore também Menopausa 101 | Parte I e Menopausa 101 | Parte II.Publicado originalmente aqui.  

Esta série questiona a obstetra e ginecologista japonesa Miho Takao* sobre o que se deve saber sobre a menopausa, não apenas para quem sofre dela atualmente, mas também para as que sofrerão no futuro e as pessoas ao seu redor, como família e amigos. Na terceira e última parte, “A Mente”, indagamos sobre a atitude mental que se deve ter ao longo da menopausa e o que as pessoas que nos rodeiam podem fazer para ajudar.

Alguns tratamentos são cobertos pelo seguro, mesmo que você não tenha sintomas.

──Também existe um preconceito na sociedade de que "as mulheres terminam quando chegam à menopausa".

Em primeiro lugar, é uma forma de pensar que “uma mulher acaba”. Ter um período ou ser capaz de conceber não é necessariamente um requisito para uma mulher.

──Ouvi que as pessoas perdem as emoções romanoticas quando chegam à menopausa e, que, na verdade, se diz que os sintomas da menopausa podem ser aliviados quando há amor e excitação.

A saúde mental certamente afeta isso. Em particular, é difícil separar transtornos mentais e menopausa, por isso o termo "pré-menopausa" também é usado. Não é um termo médico, mas acho que é usado para significar sintomas semelhantes aos da menopausa, mesmo que a menstruação esteja ainda bem. O facto da menstruação estar a chegar significa que a função ovariana é mantida, de modo que o ciclo hormonal do hipotálamo aos ovários está a funcionar bem. Se ainda tiver sintomas semelhantes aos da menopausa, isso significa que há um problema com a linha nervosa autónoma do hipotálamo. Com base nesse ponto, acredita-se que o controlo do sistema nervoso autónomo não esteja bem porque o stress é demasiado. Como resultado, sintomas como incapacidade de se levantar de manhã, mãos e pés frios e irritabilidade aparecem depois dos 30 anos. Se isso é ou não um sintoma da menopausa depende se os ovários estão a mexer e se a menstruação é normal.

Considerando isso, acho que não é surpreendente que, se estiver num estado de "excitação", o seu estado mental seja estável e os seus sintomas da menopausa não sejam tão fortes. No entanto, para ser honesta, há muitas pessoas que têm dificuldade quando se trata de relações sexuais. À medida que a vagina se torna gradualmente mais fraca, você pode estar a evitar as relações sexuais por algum motivo.

──Existe uma maneira de evitar relações sexuais tão dolorosas?

Sim. A vagina gradualmente perde a sua elasticidade. Portanto, uma vez inelástica, é difícil voltar atrás, mas é possível tratá-lo preventivamente. Por exemplo, se o estrogénio for adicionado quando a menstruação começar a flutuar, a condição da vagina pode ser mantida até certo ponto, e existem drogas estrogénicas que funcionam apenas na vagina. É difícil lidar com isso depois de perder totalmente a elasticidade, mas há coisas que pode fazer mais cedo.

──O tratamento para prevenir tais sintomas futuros é coberto pelo seguro?

No Japão, as doenças basicamente não são cobertas pelo seguro, a menos que haja sintomas no momento do exame, mas a terapia de reposição hormonal para a menopausa é coberta mesmo que não haja distúrbio da menopausa. Isso ocorre porque é reconhecido como uma contramedida contra os vasos sanguíneos e ossos mencionados anteriormente, bem como futuras mudanças dentro do corpo. É a mesma ideia de remover o tártaro para prevenir futuras doenças periodontais.

Se a pessoa está com problemas, é um "problema" que deve ser resolvido.

──Apesar do sistema de seguro e métodos de tratamento bem estabelecidos, sinto que no Japão não são bem conhecidos e há um ambiente em que é difícil falar sobre menopausa.

Em primeiro lugar, o desequilíbrio acontece por tempo limitado. As cólicas menstruais melhoram após a menstruação, e a maior característica da TPM é que ela só ocorre antes da menstruação. Muitas pessoas pensam que o período pós-parto acabará eventualmente, e muitas pessoas preocupadas com a incontinência urinária não procuram uma consulta. A menopausa também é separada em "períodos" da menopausa, por isso acredita-se que ela melhorará eventualmente, e as pessoas tendem a pensar que devem apenas suportar esse período. Além disso, pensam que a incapacidade de suportar os sintomas se deve à falta de paciência. Mas isso não é assim. Ter um diagnóstico significa que é elegível para um tratamento. Não há necessidade de se comparar com os outros. Se a pessoa está com problemas, deve reconhecer que é um problema que precisa ser resolvido.

──Certamente, as mulheres tendem a suportar e tentar superar o desconforto.

Hoje, mais e mais mulheres estão a viver as suas vidas com os seus cargos, funções e responsabilidades na sociedade. Tolerá-lo deve ser considerado como um "estado mottainai” (de desperdício) que diminui o desempenho.

A razão pela qual a sociedade como um todo precisa de pensar mais sobre a menopausa é porque a geração da menopausa é a geração responsável e gerente. A liderança das mulheres é necessária no Japão agora. Ainda assim, existem algumas pessoas nesta geração que evitam cargos de liderança por causa dos seus próprios problemas de saúde ou instabilidade mental. Além disso, a solução não existe dentro da empresa. Isso ocorre porque a maioria dos médicos de trabalho não se especializou em ginecologia.

Nos últimos anos, iniciou-se um debate sobre a necessidade de mudar esse ciclo de desperdício. Acredito firmemente que este é um período de transição.

──Por exemplo, se acha que alguém próximo a si pode estar a sofrer de sintomas da menopausa, o que deve dizer?

Em primeiro lugar, se tem a percepção de que a pessoa está a sofrer com a menopausa, acho que é mais desejável dizer algo como: "Parece que afinal é possível consultar um especialista". O melhor atalho é consultar um obstetra e ginecologista para os sintomas com os quais está a lidar, por isso ficaria muito grata se me perguntassem "Por que é que não consulta um especialista?"

── E se a pessoa não souber que é um distúrbio devido à menopausa?

Mesmo que não perceba que está na menopausa, as pessoas ao seu redor podem saber que está na menopausa. O que eu recomendo aos parceiros masculinos e pessoas do trabalho é “não pareces bem". É uma expressão que significa "pode não se sentir mal, mas para mim parece mal". Então se tem alguma preocupação, por que não consultar um especialista? E eu tento marcar um. Acho que esse tipo de partilha é o mais desejável.

Não olhe em volta com a sua própria conta e medida.

──É importante "parecer" que está em má forma.

Quando se trata de sintomas da menopausa, é importante que a pessoa reconheça primeiro que pode estar na menopausa. E a próxima coisa importante são as pessoas ao seu redor. Existem pessoas no mundo que têm experiências diferentes da minha. Por outras palavras, é muito importante sentir que não olha em volta com sua própria condicionante. Seria ótimo se isso levasse a um sistema no qual a sociedade e as empresas pudessem aprofundar a sua compreensão dos problemas de saúde das mulheres e fornecer apoio. Se alterar o nome de "licença menstrual" para, por exemplo, "licença de bem-estar", poderá fazer uma pausa durante a menopausa ou tratamento de fertilidade. Pode tirar um dia de folga após um teste de fertilidade masculina, prestação de cuidados à família ou vacinação. Se puder alterá-lo para uma forma flexível, acho que mais pessoas poderão usá-lo.

 

*Miho Takao: Obstetra, formada em Medicina, Médica Desportiva. É vice-diretora da clínica de saúde integrativa para mulheres "Ike Omotesando". É membro do Projeto de Apoio e Desenvolvimento de Atletas Femininas do Centro Nacional de Ciências do Desporto do Ministério da Educação, Cultura, Desportos, Ciência e Tecnologia. Pratica ioga há muitos anos e ensinou muitos instrutores de ioga. No seu canal no YouTube "Real Voice from Miho Takao", responde às preocupações das mulheres todos os dias e partilha ideias que tornam a vida mais fácil.

Asuka Kawanabe By Asuka Kawanabe

Relacionados


Eventos  

Os 12 melhores momentos da passadeira vermelha da Met Gala 2025

06 May 2025

Moda   Atualidade  

Reveja os acessórios mais incríveis da Met Gala 2025

06 May 2025

Palavra da Vogue  

O que lhe reservam os astros para a semana de 6 a 12 de maio

06 May 2025

Tendências  

Estes 24 looks de beleza das celebridades são os mais falados da Met Gala 2025

06 May 2025