Menopausa 101 | Parte II: Prevenção

08 Mar 2023
By Asuka Kawanabe

Quais são as características das pessoas propensas aos sintomas da menopausa?

Quais são as características das pessoas propensas aos sintomas da menopausa?

© iStock Photo

Explore também Menopausa 101 | Parte I e Menopausa 101 | Parte III.Publicado originalmente aqui.  

Esta série questiona a obstetra e ginecologista japonesa Miho Takao* sobre o que se deve saber sobre a menopausa, não apenas para quem sofre dela atualmente, mas também para as que sofrerão no futuro e as pessoas ao seu redor, como família e amigos. A 2ª parte subordina-se à Prevenção, apresentando precauções e medidas que podem ser tomadas contra os transtornos e mudanças da menopausa.

── Disse que "se está na casa dos 40 anos, pode estar a aproximar-se da menopausa, por isso, prepare-se."

Diz-se que a propensão tem três características. A primeira é a personalidade, e diz-se que pessoas sérias e que se esforçam muito para ajudar os outros têm maior probabilidade de apresentar sintomas fortes. No entanto, muitas mulheres na geração da menopausa estão dispostas a gastar o seu tempo com alguém que não sejam elas mesmas, como filhos, parceiros, pais e trabalho, portanto, é possível que todas as mulheres da geração da menopausa se enquadrem nessa categoria.

Outra é se teve ou não flutuações hormonais em idade pré-menopausa, quando os seus períodos eram normais. Por exemplo, as pessoas que sofreram depressões devido à síndrome pré-menstrual (TPM), ou aquelas que passaram por tristeza na gestação ou depressão pós-parto, devem estar cientes de que são mais propensas a ter problemas durante a menopausa, e assim será mais fácil tomar medidas.

A outra é a presença ou ausência de eventos de vida. Quando pensamos em eventos de vida, tendemos a imaginar apenas coisas divertidas, mas a experiência da independência de uma criança e a morte de um dos pais, que tendem a coincidir com a menopausa, podem levar a uma sensação de perda. Além disso, a solidão de seu parceiro por não vê-la mais como mulher pode ser um gatilho para um desgosto. De acordo com os livros didáticos, esses fatores e um declínio na função ovariana são as principais causas dos sintomas da menopausa. 

No entanto, sabe-se algo mais sobre um ingrediente chamado "equol" feito de isoflavona de soja.

── Ouço frequentemente que as isoflavonas de soja são boas para a saúde das mulheres.

Concordo. No entanto, na verdade, eu sei que há algumas pessoas que não vêem muitos efeitos, mesmo que tomassem isoflavonas de soja o mais que pudessem. Além disso, de acordo com as pesquisas mais recentes, a isoflavona de soja não desempenha um papel diretamente positivo nas mulheres, e a fórmula estrutural química do componente chamado "equol", que é produzido a partir da isoflavona de soja pelas bactérias intestinais, é muito semelhante ao estrogénio. E acontece que também funciona como estrogénio. No entanto, nem todos podem produzir equol e isso depende das bactérias intestinais da pessoa. Também pode verificar se pode produzir equol com um kit de teste disponível comercialmente. E as pessoas com baixa capacidade de produção de equol geralmente apresentam fortes sintomas da menopausa.

── Não há maneira nenhuma das pessoas que não têm as bactérias intestinais produzirem equol?

Para aqueles com uma constituição que não pode produzir equol, tomar suplementos de equol é uma das medidas de autodefesa. Há ampla evidência de que é eficaz para manchas e rugas na pele, osteoporose, e também é conhecido por ser eficaz para a queda de cabelo em mulheres e articulações dos dedos inchadas que não são causadas por artrite reumatóide.

Enfrentar para fazer a diferença daqui a 20 anos.

── Portanto, é uma medida preventiva contra os sintomas da menopausa.

Durante a menopausa, a quantidade de estrogénio segregado não cai suavemente, antes o valor médio vai diminuindo enquanto sobe e desce violentamente. Entre eles, o momento em que a quantidade de secreção aumenta é bom, mas o momento em que diminui é difícil. E ao longo de cinco anos até a menopausa, esse sobe e desce repete-se muitas vezes. No entanto, se tomar equol ou fizer terapia hormonal durante este período, os altos e baixos do estrogénio serão suavizados, aliviando as dores causadas pelas flutuações. Desde que eu tinha 40 e poucos anos, decidi à minha maneira que continuaria a usar o equol. Agora sei que tipo de medidas posso tomar para ser eficaz. Depois de 20 anos, haverá uma grande diferença entre a pessoa que escolhe sabiamente e continua a fazê-lo, e a pessoa que lidou com isso ao acaso depois de estar em dificuldades.

── Existem outras medidas que devem ser continuadas desde cedo?

O mais básico são os hábitos de vida. Entre os sintomas da menopausa das mulheres japonesas, os transtornos mentais são mais comuns do que na Europa e nos Estados Unidos. Quando penso na causa, vem à tona o pouco tempo de sono das mulheres japonesas. O Japão é conhecido por ter o menor tempo de sono entre os países membros da OCDE. Além disso, os homens tendem a dormir menos na maioria dos países, mas as mulheres dormem menos em sociedades onde as estruturas patriarcais permanecem profundamente enraizadas, como Japão e Coreia do Sul. É possível que isso tenha muito a ver com problemas de saúde mental.

──É verdade que a falta de sono é um problema para crianças e adultos no Japão?

Quanto a “onde” começou a falta de sono no Japão, provavelmente foi com o estudo para os exames de admissão. Depois de começar a estudar para as provas, não fica com raiva, mesmo que fique acordado até tarde a estudar. Isso continua com universitários e adultos que trabalham, e quando nasce uma criança, fica ainda mais difícil encontrar tempo para si. Se pensar sobre isso, foi privado de sono ao longo de mais de 30 anos, dos 20 aos 50 anos. Considerando que tem 30 anos de privação de sono, não me surpreenderia se essa condição afetasse a minha saúde mental. Com base nisso, quero que mude a maneira como usa o seu tempo para se concentrar em si mesmo quando pensar: "É a geração da menopausa?" Tire um tempo sem os seus filhos, a sua cara-metade, os seus pais, o seu trabalho, etc, e reserve um tempo para você.

── Então é preciso mudar a forma como se usa o tempo.

A menopausa é um ponto de viragem na vida. Ninguém vira na velocidade máxima ao fazer uma curva. Se possível, diminua a velocidade, vire com segurança e regresse à velocidade máxima novamente. Por esse motivo, é necessário ajustar o volume de várias coisas. Aproveite isso como uma boa oportunidade para rever os seus hábitos de vida, como reduzir o volume do seu papel em casa e focar-se em como gasta o seu tempo.

Considere tratamento coberto pelo seguro.

── Além de como usa o tempo, há mais alguma coisa que se deva rever sobre o estilo de vida?

Hábitos de exercício. Sabe-se que a depressão na menopausa é menos provável de ocorrer em pessoas que têm o hábito de se exercitar, e há resultados de pesquisas que mostram que a frequência do exercício melhora o mood de pessoas deprimidas.

Outra coisa são os hábitos alimentares. Manter um peso saudável é mais importante do que isso. Se tentar seguir uma dieta da geração da menopausa, infelizmente não é gordura, mas músculo que perderá. Em preparação para isso, importa manter um peso que não exceda o IMC 22 até a geração da menopausa. Por outro lado, se for muito magro, tente manter-se no peso certo. Isso ocorre porque a gordura produz estrogénio pós-menopausa. Mas isso também tem riscos. Após a menopausa, muito estrogénio devido à alta massa de gordura também aumenta o risco de cancro de mama. O importante é a quantidade ideal de gordura.

Sono, exercício e dieta, como acabei de mencionar, são considerados os três elementos para manter uma boa saúde, mas como são esforços simples, muitas vezes não são conscientes. Se ainda está vagamente preocupada com a menopausa, acho que é mais importante começar com estas três mudanças.

──Há muitas coisas que se pode fazer sozinha.

Em primeiro lugar, é importante imaginar que pode estar na menopausa. A próxima coisa a considerar é o estilo de vida. Outra coisa que pode fazer no âmbito do self-care é comprar ervas medicinais chinesas e equol em farmácias e drogarias. "Inochi no Haha" é famoso, mas também é uma combinação de ervas medicinais. Se prefere reduzir os seus custos diretos, recomendamos obter medicamentos prescritos por um ginecologista. Alguns medicamentos são cobertos pelo seguro, portanto, naturalmente, são mais baratos do que comprá-los às suas próprias custas nas farmácias.

Além disso, embora não seja um self-care, o mais eficaz é a terapia de reposição hormonal. Como esse tratamento foi estabelecido na década de 1990, o custo não é muito alto. Mesmo assim, no Japão, ainda existe uma percepção excessivamente tendenciosa de que "a terapia de reposição hormonal causa cancro", e enquanto a taxa de uso da terapia de reposição hormonal é de cerca de 40% na Europa e nos Estados Unidos, é inferior a 2% no Japão. Certamente houve um tempo em que foi relatado que causaria cancro, mas já foi deitado por terra graças a novas pesquisas. Mesmo assim, é uma pena que existam tantas pessoas que não entendem e não usam, mesmo estando com problemas.

 

*Miho Takao: Obstetra, formada em Medicina, Médica Desportiva. É vice-diretora da clínica de saúde integrativa para mulheres "Ike Omotesando". É membro do Projeto de Apoio e Desenvolvimento de Atletas Femininas do Centro Nacional de Ciências do Desporto do Ministério da Educação, Cultura, Desportos, Ciência e Tecnologia. Pratica ioga há muitos anos e ensinou muitos instrutores de ioga. No seu canal no YouTube "Real Voice from Miho Takao", responde às preocupações das mulheres todos os dias e partilha ideias que tornam a vida mais fácil.

Asuka Kawanabe By Asuka Kawanabe

Relacionados


Curiosidades  

Os 6 álbuns de vingança mais famosos da história da música

16 May 2024

Estilo  

Speedmaster e Milão: a match made in heaven

16 May 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Saias transparentes

16 May 2024

Entrevistas  

Com três produções Saint Laurent em Cannes, o diretor criativo Anthony Vaccarello fala sobre fazer filmes

15 May 2024