Seguimos Júlia Palha à procura do beach spot perfeito
Kozii leva-nos numa viagem a Jaipur, a cidade que inspira a coleção de verão
Guestlist 4. 7. 2019
Empoderar através do empreendedorismo está no ADN da Mary Kay. Fundada há mais de meio século, a empresa de cosméticos de venda direta continua a proporcionar às mulheres a oportunidade de iniciarem os seus negócios enquanto empresárias de uma marca promotora do empoderamento feminino.
Sonhar e concretizar. Foi isto que Mary Kay Ash fez quando, aos 45 anos e com um investimento de cinco mil dólares, decidiu criar uma empresa de venda direta de produtos de cosmética. Fundada em setembro de 1963, a Mary Kay é hoje uma marca incontornável dentro do setor da beleza, não somente pela forte expressão internacional — está presente em cerca de 40 mercados em todo o mundo —, mas também pelos valores que orientam a marca desde o início, nomeadamente a igualdade de género e o empoderamento feminino.
É precisamente sobre estes dois valores que assentam os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles, no original), promovidos pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global da ONU, aos quais a Mary Kay aderiu, em março. Uma adesão que atesta e reforça o compromisso da empresa na promoção da igualdade entre homens e mulheres no local de trabalho, no mercado e na sociedade. “O empreendedorismo garante à mulher a capacidade de definir os seus próprios objetivos e o que é que pode ser mais capacitador do que isso?”, questionou Deborah Gibbins, Chief Operating Officer da Mary Kay, na sede da ONU, aquando da assinatura documento.
“Para que o futuro do trabalho possa funcionar para as mulheres, precisamos de criar sistemas de apoio às mulheres, de modo a garantir o acesso à saúde, aos cuidados infantis e aos cuidados com os idosos; fechar a lacuna digital entre homens e mulheres e aumentar o acesso das mulheres à tecnologia e à educação; e conectar pequenas e médias empresas de propriedade de mulheres a novas fontes de financiamento”, propôs Gibbins.
Enquanto promotora da igualdade de género, a Mary Kay também se associou ao Internacional Women’s Forum (IWF), uma plataforma global que atua em diversos países e que foi criada por e para mulheres com o intuito de as capacitar na esfera profissional.