Artigo Anterior

Uma noite no Museu Calouste Gulbenkian

Próximo Artigo

The Crown: tudo sobre a terceira temporada

Agenda 14. 5. 2018

Martin Margiela, o criador mais misterioso da indústria

by Rui Matos

 

A história do criador belga vai ser retratada em documentário, mas, pela primeira vez, esta produção vai ter a participação de Martin Margiela, fazendo deste um momento histórico na carreira do criador que, em 2009, se retirou dos holofotes.

MARGIELA / GALLIERA, 1989-2009 via palaisgalliera.paris.fr

Mudou a forma como a Moda é feita, não teve medo de arriscar, fez as coisas à sua maneira e, no final, deixou tudo e foi embora da etiqueta que fundou em 1988. Hoje, continua a inspirar novos criadores e a servir de exemplo para aqueles que gostam de arriscar e não seguir as normas. 

Martin Margiela foi e continua a ser um dos nomes mais misteriosos da indústria. Contam-se pelos dedos de uma mão as entrevistas que concedeu e, quanto a retratos oficias, nem entram nesta equação. As suas criações sempre falaram por si, o que deixou espaço para que cada um pudesse sonhar com as roupas que apresentava. 

Without Compromise é o título do documentário (com estreia prevista para 2019) que vai retratar toda a história de Margiela com a ajuda do próprio - uma estreia do criador no universo da sétima arte.

“Estamos muito entusiasmados por estar a trabalhar na história de um designer tão misterioso e enigmático (…) Esta é a primeira vez que Martin concordou em fazer parte de um filme sobre a sua vida e trabalho.”, contou Ana Vicente, chefe de vendas da Dogwoof, a produtora cinematográfica responsável por este projeto. 

Reiner Holzemer que, em 2017, retratou a vida de Dries Van Noten, em Dries, é o responsável por este documentário que vai fazer parte da lista de produções cinematográficas dedicadas às figuras da indústria da Moda. 

Sobre Martin Margiela, o grupo YOOX já havia produzido um mini-documentário, The Artist Is Absent (2015), que se encontra disponível no Youtube e, em Paris, no Palais Galliera está patente, até 15 de julho, uma exposição com o legado do criador desde 1988, ano em que fundou a marca homónima. 

Artigos Relacionados

Agenda 8. 5. 2018

Alexander McQueen como nunca antes visto

Uma carreira de sucesso que terminou com a morte prematura do artista. O designer britânico tinha a sensibilidade na ponta das mãos quando desenhava e as ideias transbordavam na mente. Agora, em 2018, oito anos depois do seu desaparecimento, é recordado num documentário.

Ler mais

Roteiro 3. 1. 2018

Luzes, câmara, ação

Estes são os 7 documentários sobre designers de Moda que deve juntar à lista de filmes para ver.

Ler mais

Agenda 21. 12. 2017

Diana, o musical

Depois de tantos documentários, biografias e filmes de época, o que estávamos a precisar era de um musical. O dia do casamento de Diana Spencer e Carlos, Príncipe de Gales, foi o momento escolhido para a adaptação.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK