Artigo Anterior

Maria Meira: primavera/verão 2021

Próximo Artigo

Miguel Vieira: primavera/verão 2021

Coleções 20. 10. 2020

Marques Almeida: primavera/verão 2021

by Vogue Portugal

 

Cool, desejáveis, acessíveis e sustentáveis. São as propostas da dupla de designers Marques Almeida para a primavera/verão 2021.


© Ugo Camera / Portugal Fashion

"Não podiamos simplesmente continuar como antes, a fazer coleções enormes", explicou Marta Marques à Vogue Runway. "Isso vai acabar. O lixo que se gerava estava a tornar-se excessivo. Para uma marca pequena parece assustador tentar tornar-se sustentável. Mas parece-nos melhor começar por algum lado, mesmo que não seja perfeito. E sentimo-nos responsáveis por isso." A coleção que desfilou no WOW em Gaia, com vista para o rio Douro, é uma manifestação de todas as peças que caraterizam a dupla de designers: boyfriend jeans, slip dresses, folhostops com mangas gigantescas, assimetrias e a famosa bainha desfiada. 

Desde a primavera, M’A publicou um manifesto que os leva a implementar mudanças no sourcing dos materiais até o final de 2021 acompanhadas de auditorias semestrais detalhando o que fizeram a respeito. Um resultado imediato, mas invisível, da sua promessa de parar de usar poliéster está presente nesta estação “Usámos detritos marinhos reciclados e, na verdade, é muito mais barato do que o tafetá de poliéster que usávamos antes. É ótimo para impressão e para a técnica de tie-dyeing. E é fabricado aqui em Portugal!” Marta Marques atesta.

As práticas implementadas nesta coleção vão ao encontro da coleção ReM’Ade, lançada em junho e feita com deadstock de coleções anteriores. Os passos estão dados e já não há como voltar atrás. A partir de agora só se avista progresso.

 

Artigos Relacionados

Coleções 14. 10. 2020

Diogo Miranda: primavera/verão 2021

Para o Alentejo, com amor Diogo Miranda. Robes e pijamas em seda, vestidos fluidos e mangas abalonadas, assim é a primavera/verão 2021 de Diogo.

Ler mais

Coleções 12. 10. 2020

Hibu: primavera/verão 2021

A primavera/verão 2021 de Hibu é passado, presente e futuro.

Ler mais

Coleções 12. 10. 2020

Gonçalo Peixoto: primavera/verão 2021

Um regresso aos anos 2000, com a primavera/verão 2021 de Gonçalo Peixoto.

Ler mais