Artigo Anterior

Louis Vuitton e o sentido de comunidade da Maison francesa

Próximo Artigo

“A criatividade nunca vai parar, é absolutamente essencial”: Marc Jacobs, Kenneth Ize e Edward Enninful no primeiro dia das Vogue Global Conversations

Notícias 14. 4. 2020

A edição de 2020 do LVMH Prize 2020 foi cancelada, mas o apoio aos designers continua

by Rui Matos

 

Apesar do cancelamento, o prémio de € 300 000 vai ser dividido em partes iguais pelos oito finalistas.

Este ano não há um vencedor, mas sim oito. A etapa final do LVMH Prize estava agendada para o próximo dia 5 de junho, na Fondation Louis Vuitton, em Paris, mas devido ao surto do novo coronavírus o evento foi cancelado. Na corrida para o grande prémio estavam Priya Ahlunwalia da Ahluwalia, Charaf Tajer da Casablanca, Emma Chopova e Laura Lowena da Chopova Lowena, Nicholas Daley, Peter Do, Sindiso Khumalo, Supriya Lele e Tomotoka Koizumi da Tomo Koizumi. Mas estas oito rising stars não ficam de mãos abanar, a quantia do prémio final será dividido em partes iguais por cada um dos oito finalistas. 

“Acho que a decisão de dividir o dinheiro final do prémio é a coisa certa a fazer - é bom para todos e envia a mensagem certa e suporte que os designers independentes precisam”, afirma Peter Do, ao Business of Fashion. Para o Do, este dinheiro vai permitir que o designer consiga manter a sua equipa. “O prémio significa que… podemos garantir que todos os membros que ajudaram a construir a marca com sangue, suor e lágrimas sejam apoiados neste momento.”

O LVMH Prize teve a sua primeira edição em 2014 e desde então, ano após ano tem revelado novos talentos, fornecendo assim as ferramentas que estas mentes criativas precisam, sendo eles: Thomas Tait (2014), Marques’Almeida (2015), Wales Bonner (2016), Marine Serre (2017), Rok Hwang (2018) e Thebe Magugu (2019) são os seis nomes que já conquistaram este prémio. 

Com o cancelamento do evento, o conglomerado francês anunciou também que se comprometeria a apoiar os vencedores das edições anteriores com um novo fundo. Aquilo que os designers precisam de fazer é inscreverem-se para obterem concessões - o valor deste novo fundo não foi revelado. Os vencedores do LVMH Karl Lagerfeld Prize - que inclui marcas como Jacquemus, Hood by Air e Kozaburo - estão também elegíveis para este fundo. 

Este tipo de iniciativas são fundamentais, e até mesmo uma salvação vital. Com o encerramento de lojas e a interrupção da produção podem colocar em risco a vida de uma marca independente.

“Desde o seu lançamento, o LVMH Prize promoveu e nutriu jovens talentos”, afirmou Delphine Arnault, vice-presidente executiva da Louis Vuitton, em comunicado. “Neste contexto desafiador, este Fundo, em auxílio a jovens designers de Moda, destaca a principal missão deste Prémio, ao apoiar os vencedores de edições anteriores.”

Keywords

moda notícias

Artigos Relacionados

Notícias 13. 4. 2020

Louis Vuitton e o sentido de comunidade da Maison francesa

Um por todos, todos por um. Mais do que nunca, este é o lema que tem gerido o nosso quotidiano e a Louis Vuitton é uma (entre as centenas) das marcas de luxo que está a utilizar os seus recursos para ajudar todos aqueles que estão na linha da frente no combate desta pandemia global.

Ler mais

Notícias 12. 3. 2020

Conheça Peter Do, designer por trás de algumas escolhas de Zendaya e um dos candidatos ao prémio LVMH

O plano de Peter Do para estabelecer um atelier da velha guarda de Nova York e ressuscitar o garment district da cidade valeu-lhe um lugar nos finalistas nomeados para o prémio mais cobiçado da Moda. A Vogue foi conhecer o designer de Brooklyn, que aperfeiçoou o seu talento sob a alçada de Phoebe Philo.

Ler mais

Notícias 27. 12. 2019

Oito provas de como a indústria da Moda está cada vez mais consciente

Desde a compensação para o carbono na Gucci e Burberry até ao pacto de moda G7 assinado por 250 marcas, a sustentabilidade tem estado nas bocas do mundo durante o ano 2019. A Vogue relembra como a indústria intensificou os seus esforços neste campo durante este ano.

Ler mais

Entrevistas 13. 9. 2019

Stella McCartney, a mulher que transformou o luxo sustentável em moda desejável

A designer que revolucionou a forma de pensar, e fazer, peças de luxo sustentáveis é muito mais do que uma criativa de sucesso. É uma visionária, o epítome da mulher moderna do século XXI.

Ler mais