Moda   Notícias  

A edição de 2020 do LVMH Prize 2020 foi cancelada, mas o apoio aos designers continua

14 Apr 2020
By Rui Matos

Apesar do cancelamento, o prémio de € 300 000 vai ser dividido em partes iguais pelos oito finalistas.

Este ano não há um vencedor, mas sim oito. A etapa final do LVMH Prize estava agendada para o próximo dia 5 de junho, na Fondation Louis Vuitton, em Paris, mas devido ao surto do novo coronavírus o evento foi cancelado. Na corrida para o grande prémio estavam Priya Ahlunwalia da Ahluwalia, Charaf Tajer da Casablanca, Emma Chopova e Laura Lowena da Chopova Lowena, Nicholas Daley, Peter Do, Sindiso Khumalo, Supriya Lele e Tomotoka Koizumi da Tomo Koizumi. Mas estas oito rising stars não ficam de mãos abanar, a quantia do prémio final será dividido em partes iguais por cada um dos oito finalistas. 

“Acho que a decisão de dividir o dinheiro final do prémio é a coisa certa a fazer - é bom para todos e envia a mensagem certa e suporte que os designers independentes precisam”, afirma Peter Do, ao Business of Fashion. Para o Do, este dinheiro vai permitir que o designer consiga manter a sua equipa. “O prémio significa que… podemos garantir que todos os membros que ajudaram a construir a marca com sangue, suor e lágrimas sejam apoiados neste momento.”

O LVMH Prize teve a sua primeira edição em 2014 e desde então, ano após ano tem revelado novos talentos, fornecendo assim as ferramentas que estas mentes criativas precisam, sendo eles: Thomas Tait (2014), Marques’Almeida (2015), Wales Bonner (2016), Marine Serre (2017), Rok Hwang (2018) e Thebe Magugu (2019) são os seis nomes que já conquistaram este prémio. 

Com o cancelamento do evento, o conglomerado francês anunciou também que se comprometeria a apoiar os vencedores das edições anteriores com um novo fundo. Aquilo que os designers precisam de fazer é inscreverem-se para obterem concessões - o valor deste novo fundo não foi revelado. Os vencedores do LVMH Karl Lagerfeld Prize - que inclui marcas como Jacquemus, Hood by Air e Kozaburo - estão também elegíveis para este fundo. 

Este tipo de iniciativas são fundamentais, e até mesmo uma salvação vital. Com o encerramento de lojas e a interrupção da produção podem colocar em risco a vida de uma marca independente.

“Desde o seu lançamento, o LVMH Prize promoveu e nutriu jovens talentos”, afirmou Delphine Arnault, vice-presidente executiva da Louis Vuitton, em comunicado. “Neste contexto desafiador, este Fundo, em auxílio a jovens designers de Moda, destaca a principal missão deste Prémio, ao apoiar os vencedores de edições anteriores.”

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Notícias   Guestlist  

YSL Loveshine brilha na capital espanhola

19 Apr 2024

Estilo   Moda   Tendências  

Tendências do guarda-roupa das nossas mães e avós que regressam na primavera/verão de 2024

19 Apr 2024

Atualidade   Eventos   Notícias  

Tudo o que deve saber sobre a Met Gala de 2024: Tema, anfitriões e muito mais

18 Apr 2024

Atualidade   Estilo   Moda  

E o dress code da Met Gala de 2024 é...

18 Apr 2024