Moda   Coleções  

Loewe: primavera/verão 2021

02 Oct 2020
By Rui Matos

Se o phygital fosse uma competição, não temos dúvidas de que a Loewe, juntamente com Jonathan Anderson, estariam nos lugares cimeiros. Depois de show in a box, chega-nos - literalmente, à porta - show in the wall.

Se o phygital fosse uma competição, não temos dúvidas de que a Loewe, juntamente com Jonathan Anderson, estariam nos lugares cimeiros. Depois de show in a box, chega-nos - literalmente à porta - show on the wall. 

“O que é que nos vai fazer ultrapassar esta pandemia? A criatividade. Que sentido é que a Moda está a tomar? Não sei. Nem sequer sei o que é que vaia acontecer nas próximas duas semanas. A Moda é sobre o agora”, refletiu Jonathan Anderson, o diretor criativo da Loewe, citado na Vogue UK. Depois de um show on a box que inundou as redes sociais, e nos fez perder horas incontáveis de volta de uma caixinha mágica, o designer britânico entrega-nos show on the wall. Uma pasta com pósteres (em real life size) das imagens que compõem o lookbook da coleção para a primavera/verão 2021, que foram encomendados à artista britânica Anthea Hamilton, com quem Anderson já havia trabalhado em 2018, numa performance para o Tate. 

“Tenho a certeza que os tracksuits, neste momento, estão trending e a vender, mas acho que toda a gente entrou nesta indústria por uma razão: a roupa.” Depois de um período de confinamento tão rígido, pensar em party dresses e saltos altos pode parecer uma futilidade, mas a Moda deve ser um veículo para esquecermos os tempos conturbados que vivemos. Para Anderson é “amor à roupa”. A quarentena dificultou grande parte do processo, mas a criatividade esteve sempre lá, assim como as incontáveis reuniões no Zoom, a forma de Anderson comunicar com a sua equipa. As silhuetas são volumosas e arquitetónicas, formando uma armadura - aquilo que a Moda sempre foi.

Uma coleção comercial? Temos dúvidas. Memorável? Sem sombra de dúvidas. Num momento delicado para as Semanas de Moda em todo o mundo, na dúvida a criatividade salva-nos sempre e a dupla Loewe e Jonathan Anderson são a esperança de que a indústria da Moda não está perdida. 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Notícias  

Roberto Cavalli morre aos 83 anos

12 Apr 2024

Moda   Estilo  

A Big Deal

12 Apr 2024

Atualidade   Estilo  

Uma banda surpresa (vestida em Marni) tomou conta dos Creativity Awards da GQ

12 Apr 2024

Lifestyle  

Quem é Jack Antonoff, o produtor por detrás de Taylor Swift e Lana Del Rey?

12 Apr 2024