Moda   Coleções  

Loewe: primavera/verão 2021

02 Oct 2020
By Rui Matos

Se o phygital fosse uma competição, não temos dúvidas de que a Loewe, juntamente com Jonathan Anderson, estariam nos lugares cimeiros. Depois de show in a box, chega-nos - literalmente, à porta - show in the wall.

Se o phygital fosse uma competição, não temos dúvidas de que a Loewe, juntamente com Jonathan Anderson, estariam nos lugares cimeiros. Depois de show in a box, chega-nos - literalmente à porta - show on the wall. 

“O que é que nos vai fazer ultrapassar esta pandemia? A criatividade. Que sentido é que a Moda está a tomar? Não sei. Nem sequer sei o que é que vaia acontecer nas próximas duas semanas. A Moda é sobre o agora”, refletiu Jonathan Anderson, o diretor criativo da Loewe, citado na Vogue UK. Depois de um show on a box que inundou as redes sociais, e nos fez perder horas incontáveis de volta de uma caixinha mágica, o designer britânico entrega-nos show on the wall. Uma pasta com pósteres (em real life size) das imagens que compõem o lookbook da coleção para a primavera/verão 2021, que foram encomendados à artista britânica Anthea Hamilton, com quem Anderson já havia trabalhado em 2018, numa performance para o Tate. 

“Tenho a certeza que os tracksuits, neste momento, estão trending e a vender, mas acho que toda a gente entrou nesta indústria por uma razão: a roupa.” Depois de um período de confinamento tão rígido, pensar em party dresses e saltos altos pode parecer uma futilidade, mas a Moda deve ser um veículo para esquecermos os tempos conturbados que vivemos. Para Anderson é “amor à roupa”. A quarentena dificultou grande parte do processo, mas a criatividade esteve sempre lá, assim como as incontáveis reuniões no Zoom, a forma de Anderson comunicar com a sua equipa. As silhuetas são volumosas e arquitetónicas, formando uma armadura - aquilo que a Moda sempre foi.

Uma coleção comercial? Temos dúvidas. Memorável? Sem sombra de dúvidas. Num momento delicado para as Semanas de Moda em todo o mundo, na dúvida a criatividade salva-nos sempre e a dupla Loewe e Jonathan Anderson são a esperança de que a indústria da Moda não está perdida. 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Palavra da Vogue  

Tudo o que aprendi ao namorar com todos os signos do zodíaco

14 Feb 2025

Moda  

Reframe | Editorial de Moda

14 Feb 2025

Entrevistas  

Gracie Abrams em Lisboa: "Foi libertador ser um pouco mais 'barulhenta' nesta fase da minha vida"

13 Feb 2025

Moda   Compras  

Estes são os acessórios indispensáveis para elevar os looks de inverno

13 Feb 2025